Pular para o conteúdo principal

Projeto Primavera: "Contando e Cantando Luiz Gonzaga".


Objetivos:
·         Divulgar a vida e obra do grande compositor e músico Luiz Gonzaga.
·         Identificar os problemas sociais do nordeste a partir da obra do compositor e cantor Luis Gonzaga;
·         Apresentar, através das músicas de Luiz Gonzaga, informações da vida e dos costumes da população sertaneja.
·         Reconhecer os gêneros musicais nordestinos (forró, xote  e xaxado).
·         Fazer uma releitura das músicas, através das artes visuais.


                                Luiz‑Gonzaga‑_‑www.indexmp3free.com‑1.jpg
                                            auroradecinema.wordpress.com

Identidade e Autonomia:
Habilidades:
·         Cuidar da limpeza e aparência pessoal.
·         Cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
·         Conhecer, respeitar e utilizar algumas regras elementares de convívio social.

      Linguagem Oral e Escrita:
Habilidades:
·         Perceber a função social da leitura e da escrita através da audição da biografia de Luiz Gonzaga;
·         Demonstrar autonomia na escolha do repertório das músicas de Luiz Gonzaga;



                                 
                                   O ABC do Sertão - Fonte: You Tube.com.br


·         Trabalhar o texto de uma das canções de Luiz Gonzaga mais adequada ao perfil da classe, para desenvolver a percepção sonora do  ritmo, rima, repetições, etc.,
·         Sugestões: Asa Branca, ABC do Sertão, Xote Ecológico, O Xote das Meninas, a Vida de um Viajante.
·         As crianças devem saber o texto de cor e tentar localizar onde estão escritas determinadas palavras. Para isso, as crianças precisam buscar todos os indicadores disponíveis no texto escrito.
·         Escrever espontaneamente  o título das canções escolhidas;
·         Elaborar lista dos ritmos utilizados por Luiz Gonzaga em suas canções;

                                       
                                        O Xote da menina - Fonte: www.You Tube.com.Br



                                     
                                      A Vida de um Viajante. Fonte :www. YouTube.com.br

 
·         Completar com a primeira e última letra as palavras de trabalho e/ou com as sílabas simples.
·         Construir quebra-cabeça com  as letras do nome da canção escolhida;
·         Escrever os títulos das músicas ou dos ritmos,  faltando letras para completar;
·         Caça-nomes: o nome num conjunto com outros nomes.
·         Propor a escrita do nome do aluno em todos os trabalhos.
·         Atividades de escrita espontânea – listas, relatórios , auto ditado, das palavras trabalhadas no desenvolvimento projeto.

Fonte de pesquisa: www.luizgonzaga.com.br

Click neste link e terá acesso a dados sobre a vida de Luiz Gonzaga, músicas, vídeos e documentários.
Linguagem Matemática:
Habilidade:
·         Contagem dos colegas de classe, e de objetos existentes na classe;
·         Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica.
·         Agrupar e fazer a contagem dos elementos de diferentes formas.
·         Contar o número de letras e/ou de palavras do texto de trabalho;
·         Utilizar unidades de medida não convencionais, como: passos, pedaços de barbante ou palitos, em situações nas quais as crianças necessitam comparar distâncias e tamanhos, para que criem alternativas de medir  as suas alturas, o comprimento da sala, dos objetos, etc.
·         Perceber as características dos objetos, como: a casa branca é maior que a cinza; minha bola de futebol é mais leve e menor do que a sua,etc;


                                                  
                                                
Linguagem Musical:
Habilidades:
·         Brincadeira de estátua e dança das cadeiras. Uma variação: cada criança dança ao redor da sua cadeira, sem se encostar, atentas aos comandos para executá-los quando a música parar: colocar a mão, o pé, o joelho, o cotovelo, o bumbum, a cabeça, etc., na cadeira. Utilizar as músicas de Luiz Gonzaga.
·         Cantar uma das  músicas de Luiz Gonzaga: rápido, devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da bruxa, do lobo, do tubarão, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
·         Utilizar o tambor (ou outro instrumento e procurar valorizar aqueles presentes no nordeste) de diferentes maneiras, variando força; modos de ação como tocar com diferentes baquetas, com as mãos, pontas dos dedos etc., e, especialmente, experimentando e ouvindo seus resultados, para o desenvolvimento da técnica aliada à percepção da qualidade dos sons produzidos.
·         Ouvir e cantar as músicas de Luiz Gonzaga: ABC, Asa Branca, A vida de um viajante, etc.



                                              

Linguagem Corporal/Movimento:
Habilidades:
·         Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a interação, a imitação e o reconhecimento do corpo. Exemplos: “Siga o Mestre”. Brincadeira que consiste em eleger um “mestre” por sorteio e este executa vários movimentos diferentes, que devem ser imitados por todas as crianças, ao ritmo de xote, xaxados ou forró.




·         Representar experiências observadas e vividas por meio do movimento: derreter como sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como as folhas de uma árvore, correr como um rio, voar como uma gaivota, cair como um raio, ao som das músicas de trabalho;
·         Construir um caminho com papel pardo ou jornal, dividido, como num jogo de trilha gigante e colar com durex no verso do caminho estalinhos de festa junina. Utilizar um dado para que as crianças caminhem por essa trilha de acordo com a quantidade tirada no dado, no ritmo de xote;


·         Colorir as casas da trilha com cores que podem se repetir. As crianças podem caminhar normalmente, mas cada cor pede uma ação da criança, combinada anteriormente: amarelo = andar de frente, azul = andar de costas, rosa = andar agachado. Podemos variar e realizar outros combinados.
·         Corrida com pequenas bolinhas de papel (leve) onde as crianças assoprem com canudos ou mesmo sem canudos, apenas direcionando o sopro, ao ritmo de um xaxado.


Linguagem Plástica e visual:
Habilidades:

·         Ilustrar o texto da canção de trabalho de Luiz Gonzaga, usando a criatividade;
·         Desenhar, pintar, recortar e colar, para montar o quebra cabeça do chapéu, ou da sanfona de Luiz Gonzaga.
·         Realizar uma releitura da foto de Luiz Gonzaga utilizando-se da linguagem do desenho, da pintura, da colagem.


·         Utilizar massa de modelar ou argila para construir o chapéu, ou a sanfona, ou outros elementos que representem o sertão de Luiz Gonzaga;
·         Participar em pequenas dramatizações dentro do próprio espaço que a sala oferece, aproveitando os objetos presentes e os personagens conhecidos e/ou criados (jogo simbólico).

Natureza e Sociedade:
Habilidades:
·         Conhecer os hábitos e costumes do sertão nordestino, através das músicas de Luiz Gonzaga. Tipos de alimentação, vestimentas e músicas. 



                                                    Feijão Guandu                    
                                                         
                                                         O licuri é um fruto típico do sertão         


                                                         Arroz vermelho 




·         Ensinar as crianças o respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias, bem como o reconhecimento de semelhanças.
·         Conversar com as crianças utilizando como suporte fotografias, cartões postais do sertão nordestino que retratem  (textos informativos e literários, músicas, documentários e filmes sobre o sertão cantado por Luiz Gonzaga).




·         Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza das regiões sudeste e nordeste (rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal