Objetivos:
· Divulgar a vida e obra do grande compositor e músico Luiz Gonzaga.
· Identificar os problemas sociais do nordeste a partir da obra do compositor e cantor Luis Gonzaga;
· Apresentar, através das músicas de Luiz Gonzaga, informações da vida e dos costumes da população sertaneja.
· Reconhecer os gêneros musicais nordestinos (forró, xote e xaxado).
· Fazer uma releitura das músicas, através das artes visuais.
auroradecinema.wordpress.com
Identidade e Autonomia:
Habilidades:
· Cuidar da limpeza e aparência pessoal.
· Cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
· Conhecer, respeitar e utilizar algumas regras elementares de convívio social.
Linguagem Oral e Escrita:
Habilidades:
· Perceber a função social da leitura e da escrita através da audição da biografia de Luiz Gonzaga;
· Demonstrar autonomia na escolha do repertório das músicas de Luiz Gonzaga;
O ABC do Sertão - Fonte: You Tube.com.br
O ABC do Sertão - Fonte: You Tube.com.br
· Trabalhar o texto de uma das canções de Luiz Gonzaga mais adequada ao perfil da classe, para desenvolver a percepção sonora do ritmo, rima, repetições, etc.,
· Sugestões: Asa Branca, ABC do Sertão, Xote Ecológico, O Xote das Meninas, a Vida de um Viajante.
· As crianças devem saber o texto de cor e tentar localizar onde estão escritas determinadas palavras. Para isso, as crianças precisam buscar todos os indicadores disponíveis no texto escrito.
· Escrever espontaneamente o título das canções escolhidas;
· Elaborar lista dos ritmos utilizados por Luiz Gonzaga em suas canções;
O Xote da menina - Fonte: www.You Tube.com.Br
A Vida de um Viajante. Fonte :www. YouTube.com.br
O Xote da menina - Fonte: www.You Tube.com.Br
A Vida de um Viajante. Fonte :www. YouTube.com.br
· Completar com a primeira e última letra as palavras de trabalho e/ou com as sílabas simples.
· Construir quebra-cabeça com as letras do nome da canção escolhida;
· Escrever os títulos das músicas ou dos ritmos, faltando letras para completar;
· Caça-nomes: o nome num conjunto com outros nomes.
· Propor a escrita do nome do aluno em todos os trabalhos.
· Atividades de escrita espontânea – listas, relatórios , auto ditado, das palavras trabalhadas no desenvolvimento projeto.
Fonte de pesquisa: www.luizgonzaga.com.br
Click neste link e terá acesso a dados sobre a vida de Luiz Gonzaga, músicas, vídeos e documentários.
Fonte de pesquisa: www.luizgonzaga.com.br
Click neste link e terá acesso a dados sobre a vida de Luiz Gonzaga, músicas, vídeos e documentários.
Linguagem Matemática:
Habilidade:
· Contagem dos colegas de classe, e de objetos existentes na classe;
· Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica.
· Agrupar e fazer a contagem dos elementos de diferentes formas.
· Contar o número de letras e/ou de palavras do texto de trabalho;
· Utilizar unidades de medida não convencionais, como: passos, pedaços de barbante ou palitos, em situações nas quais as crianças necessitam comparar distâncias e tamanhos, para que criem alternativas de medir as suas alturas, o comprimento da sala, dos objetos, etc.
· Perceber as características dos objetos, como: a casa branca é maior que a cinza; minha bola de futebol é mais leve e menor do que a sua,etc;
Linguagem Musical:
Habilidades:
· Brincadeira de estátua e dança das cadeiras. Uma variação: cada criança dança ao redor da sua cadeira, sem se encostar, atentas aos comandos para executá-los quando a música parar: colocar a mão, o pé, o joelho, o cotovelo, o bumbum, a cabeça, etc., na cadeira. Utilizar as músicas de Luiz Gonzaga.
· Cantar uma das músicas de Luiz Gonzaga: rápido, devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da bruxa, do lobo, do tubarão, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
· Utilizar o tambor (ou outro instrumento e procurar valorizar aqueles presentes no nordeste) de diferentes maneiras, variando força; modos de ação como tocar com diferentes baquetas, com as mãos, pontas dos dedos etc., e, especialmente, experimentando e ouvindo seus resultados, para o desenvolvimento da técnica aliada à percepção da qualidade dos sons produzidos.
· Ouvir e cantar as músicas de Luiz Gonzaga: ABC, Asa Branca, A vida de um viajante, etc.
Linguagem Corporal/Movimento:
Habilidades:
· Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a interação, a imitação e o reconhecimento do corpo. Exemplos: “Siga o Mestre”. Brincadeira que consiste em eleger um “mestre” por sorteio e este executa vários movimentos diferentes, que devem ser imitados por todas as crianças, ao ritmo de xote, xaxados ou forró.
· Representar experiências observadas e vividas por meio do movimento: derreter como sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como as folhas de uma árvore, correr como um rio, voar como uma gaivota, cair como um raio, ao som das músicas de trabalho;
· Construir um caminho com papel pardo ou jornal, dividido, como num jogo de trilha gigante e colar com durex no verso do caminho estalinhos de festa junina. Utilizar um dado para que as crianças caminhem por essa trilha de acordo com a quantidade tirada no dado, no ritmo de xote;
· Colorir as casas da trilha com cores que podem se repetir. As crianças podem caminhar normalmente, mas cada cor pede uma ação da criança, combinada anteriormente: amarelo = andar de frente, azul = andar de costas, rosa = andar agachado. Podemos variar e realizar outros combinados.
· Corrida com pequenas bolinhas de papel (leve) onde as crianças assoprem com canudos ou mesmo sem canudos, apenas direcionando o sopro, ao ritmo de um xaxado.
Linguagem Plástica e visual:
Habilidades:
· Ilustrar o texto da canção de trabalho de Luiz Gonzaga, usando a criatividade;
· Desenhar, pintar, recortar e colar, para montar o quebra cabeça do chapéu, ou da sanfona de Luiz Gonzaga.
· Realizar uma releitura da foto de Luiz Gonzaga utilizando-se da linguagem do desenho, da pintura, da colagem.
· Utilizar massa de modelar ou argila para construir o chapéu, ou a sanfona, ou outros elementos que representem o sertão de Luiz Gonzaga;
· Participar em pequenas dramatizações dentro do próprio espaço que a sala oferece, aproveitando os objetos presentes e os personagens conhecidos e/ou criados (jogo simbólico).
Natureza e Sociedade:
Habilidades:
· Conhecer os hábitos e costumes do sertão nordestino, através das músicas de Luiz Gonzaga. Tipos de alimentação, vestimentas e músicas.
Feijão Guandu
Feijão Guandu
· Ensinar as crianças o respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias, bem como o reconhecimento de semelhanças.
· Conversar com as crianças utilizando como suporte fotografias, cartões postais do sertão nordestino que retratem (textos informativos e literários, músicas, documentários e filmes sobre o sertão cantado por Luiz Gonzaga).
· Estabelecer relações entre os fenômenos da natureza das regiões sudeste e nordeste (rios, chuvas, secas etc.) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;
Justificativa de relatório.
ResponderExcluir