terça-feira, 12 de junho de 2012

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL




JUSTIFICATIVA:
 Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar. Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros).

Objetivos:
  •      Visitar a rádio da cidade e reconhecer que é através dela que chegam as músicas e informações até nossas casas.
  •      Visitar, para conhecer, o correio da comunidade local. Colocar uma carta utilizando o selo para carta social;
  •      Realizar exposição dos meios de comunicação, confeccionados com material  de sucata.
  •      Reconhecer que a comunicação é uma necessidade básica para que se consiga entender e ser entendido no mundo.


Linguagem Oral e Escrita:
Objetivos:
  •      Demonstrar interesse em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  •       Identificar a escrita de seu nome e dos colegas nas diversas situações do cotidiano;
  •       Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
  •       Relatar experiências vividas e narrar fatos em sequência temporal e causal.
  •      Produzir textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
  •      Escrever carta para a rádio antena jovem, falando da importância desse meio de comunicação, e com ajuda da professora  que será a escriba, enviar como " carta social".



Atividades:
·         Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação  da primeira e última letras;
·         Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social;
·         Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalidades, como conversas, exposições orais, entrevistas e não só a reprodução de contextos comunicativos informais.
·         Relacionar os meios de comunicação social existente em nossa comunidade;
·         Ouvir história, ou textos informativos sobre os meios de comunicação;
·         Construir texto coletivo após visita ao correio ou a rádio Antena Jovem.
·         Montar mural com figuras e os nomes dos meios de comunicação social.
·         Escrita espontânea dos meios de comunicação.
·         Quebra-cabeça com letras do nome
·         Escrever para a família, através da escrita (rabisco) ou desenhos, uma cartinha para ser levada ao correio.





Linguagem Matemática:
Objetivos:
  •     Participar de situações que estimulem associações. Inversões, comparações e ações reversíveis na construção das noções de conservação;
  •      Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
  •       Contagem.
  •       Conhecer o número do próprio telefone.
  •      Noção de tempo. Ontem - Hoje -Amanhã

Atividades:
·         Construção do calendário diário com a grafia do número correspondente a cada dia da semana.
·         Contagem dos alunos e alunas da classe;
·         Realização de cálculos mentais  utilizando-se de materiais concretos;
·         Trabalhar adição com a noção de juntar. Subtração com a noção de tirar;
·        Trabalhar a noção de tempo: Ontem foi dia? Hoje é dia? Amanhã será dia?
·         Contagem e recontagem de objetos da  sala de aula e dos meios de comunicação afixados no mural.
·         Relacionar os meios de comunicação apresentados com as formas geométricas estudadas.





Linguagem Musical e Movimento:
Objetivos:
·         Participar de situações que integrem músicas a respeito dos meios de comunicação;
·         Acompanhar utilizando movimentos corporais diversas canções;
·         Reconhecer e utilizar expressivamente, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som).
·         Reconhecer e utilizar as variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais sobre comunicação;
·         Ouvir, cantar e dançar as canções sobre os meios de comunicação;




video
Atividades:
·         Ouvir, cantar e dançar as canções sobre os meios de comunicação;
·         Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música.
·         Brincadeira de estátua e dança das cadeiras. Uma variação: cada criança dança ao redor da sua cadeira, sem se encostar, atentas aos comandos para executá-los quando a música parar: colocar a mão, o pé, o joelho, o cotovelo, o bumbum, a cabeça, etc, na cadeira. Em seguida, retomar a música e repetir os comandos, porém agora terão que dançar com as partes do corpo encostadas na cadeira. Conforme o desenrolar da brincadeira, pedir que coloquem mais de uma parte do corpo na cadeira, nomeando-as e “colando-as” na cadeira. Possibilita identificar as partes do corpo e desenvolver a expressão corporal.
·         Encher as bochechas de ar e explodir.
·         Vibrar os lábios.
·         Realizar movimentos circulares com a língua: dentro da boca, lambendo os lábios, lamber um pirulito, movimentar a língua lateralmente tocando os cantos da boca, empurrar as bochechas com a língua.
·         Brincar de telefone sem fio, radialista, locutor de TV narrando jogo de futebol;
·         Realização de gincana dos meios de comunicação: organizando o percurso e as tarefas que serão desenvolvidas. Por exemplo: Sintonizar uma estação de rádio determinada, realizar uma ligação digitando os números corretamente; imitar um personagem de um  programa de TV, etc.


Linguagem Plástica e visual:
Objetivos:
·         Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
·         Confecção dos meios de comunicação utilizando sucatas, ou reciclagem.
Utilizar as linguagens do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção como forma de expressão e comunicação de ideias.
·         Atividades:
·         Confeccionar o rádio de caixinha de leite, telefone sem fio utilizando dois copos de plásticos descartáveis e um pedaço de barbante fino;
·         Construir uma TV para que as crianças contem suas histórias;
·         Realizar desenhos espontâneos  dos meios de comunicação trabalhados;
·         Desenhar o que chamou atenção no passeio realizado ao correio ou a rádio FM;



Sociedade e Natureza:
Objetivos:
·         Saber atender ao telefone.
·         Identificar seu próprio número de telefone.
·         Realizar visitas ao correio ou à rádio local.
·         Identificar os meios de comunicação utilizados pela família;
·         Identificar os meios de comunicação existentes na escola;
·         Construir ou confeccionar mural sobre os meios de comunicação pesquisados;


Atividades:
·         Realizar chamadas no telefone celular;
·         Pesquisar com a família os meios de comunicação conhecidos mais usados;
·         Pesquisar na escola com visitas na secretaria, para observar como funciona cada meio de comunicação.
·         Construção de painel coletivo com fichas, através das respostas trazidas de casa, utilizando desenhos.

ANEXOS

COMUNICAÇÕES
Luciana Passos
Palavras e mais palavras
Vão voando pelo ar
Escutamos e falamos
Sempre a nos comunicar
José meu melhor amigo
Vai aniversariar
Um telegrama depressa
Meu abraço vai levar.
Preciso telefonar!
É urgente! Atenção!
Quem nos socorre na rua?
É nosso amigo orelhão.
O correio, o jornal
O rádio e a televisão
Transmitindo as notícias
Trazem a nossa união.
Por isso é que cuidamos
com carinho e educação
dos meios que utilizamos
para a nossa comunicação.

Um comentário:

  1. parabéns seu blog esta ótimo continue assim
    que Deus te ilumine cada vez mas
    obrigado

    ResponderExcluir