terça-feira, 12 de junho de 2012

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL




JUSTIFICATIVA:
 Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar. Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros).



Linguagem Oral e Escrita:



Atividades:

  • Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação  da primeira e última letras;
  • Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social;
  • Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalidades, como conversas, exposições orais, entrevistas e não só a reprodução de contextos comunicativos informais;
  •  Listagem dos meios de comunicação social existente em nossa comunidade;
  •     Interação nas histórias, através do reconto ou textos informativos sobre os meios de comunicação
  •        Construção de texto coletivo após visita ao correio ou a rádio da comunidade;
  •        Mural com figuras e os nomes dos meios de comunicação social.
  •        Escrita espontânea dos meios de comunicação.
  •        Quebra-cabeça com letras do nome
  •       Escrita de uma carta coletiva para uma pessoa da comunidade que seja conhecida dos alunos;




Linguagem Matemática:

Atividades:

  •        Construção do calendário diário com a grafia do número correspondente a cada dia da semana.
  •        Contagem dos alunos e alunas da classe;
  •        Realização de cálculos mentais  utilizando-se de materiais concretos; 
  •        Noção de adição com a ideia de juntar. Subtração com a ideia de tirar;
  •        Noção de tempo: Ontem foi dia? Hoje é dia? Amanhã será dia?
  •        Contagem e recontagem de objetos da  sala de aula e dos meios de comunicação afixados no mural.
  •    Comparação dos meios de comunicação apresentados com as formas geométricas estudadas.



Linguagem Musical e Movimento:




video
Atividades:

  • Apresentação de canções sobre os meios de comunicação;
  • Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música.
  •  Brincadeira de estátua e dança das cadeiras. Uma variação: cada criança dança ao redor da sua cadeira, sem se encostar, atentas aos comandos para executá-los quando a música parar: colocar a mão, o pé, o joelho, o cotovelo, o bumbum, a cabeça, etc, na cadeira. Em seguida, retomar a música e repetir os comandos, porém agora terão que dançar com as partes do corpo encostadas na cadeira. Conforme o desenrolar da brincadeira, pedir que coloquem mais de uma parte do corpo na cadeira, nomeando-as e “colando-as” na cadeira. Possibilita identificar as partes do corpo e desenvolver a expressão corporal.
  •       Brincadeiras de encher as bochechas de ar e explodir;
  •       Vibração dos lábios.
  •      Realização de movimentos circulares com a língua: dentro da boca, lambendo os lábios, lamber um pirulito, movimentar a língua lateralmente tocando os cantos da boca, empurrar as bochechas com a língua.
  •       Brincadeiras de telefone sem fio, radialista, locutor de TV narrando jogo de futebol;
  •     Realização de gincana dos meios de comunicação. Por exemplo: Sintonizar uma estação de rádio determinada, realizar uma ligação digitando os números corretamente; imitar um personagem de um  programa de TV, etc.


Linguagem Plástica e visual:

Atividades:

  •    Confecção do rádio de caixinha de leite, telefone sem fio utilizando dois copos de plásticos descartáveis e um pedaço de barbante fino;
  •      Construir de uma TV para que as crianças contem suas histórias;
  •      Realização de desenhos espontâneos  dos meios de comunicação trabalhados;
  •      Desenho sobre o que chamou atenção no passeio realizado ao correio ou a rádio FM;



Sociedade e Natureza:


Atividades:

  • Realização chamadas no telefone celular;
  • Pesquisas com a família sobre os meios de comunicação conhecidos mais usados;
  • Visita à secretaria para observar como funciona cada meio de comunicação.
  • Construção de painel coletivo com fichas, através das respostas trazidas de casa, utilizando desenhos.

ANEXOS

COMUNICAÇÕES
Luciana Passos
Palavras e mais palavras
Vão voando pelo ar
Escutamos e falamos
Sempre a nos comunicar
José meu melhor amigo
Vai aniversariar
Um telegrama depressa
Meu abraço vai levar.
Preciso telefonar!
É urgente! Atenção!
Quem nos socorre na rua?
É nosso amigo orelhão.
O correio, o jornal
O rádio e a televisão
Transmitindo as notícias
Trazem a nossa união.
Por isso é que cuidamos
com carinho e educação
dos meios que utilizamos
para a nossa comunicação.

7 comentários:

  1. parabéns seu blog esta ótimo continue assim
    que Deus te ilumine cada vez mas
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. muito bom, é uma iniciativa riquíssima que ajuda o profissional na busca do aprimoramento do seu fazer pedagógico.Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog ,esta de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Amei. Vou utilizar em sala com os meus alunos. Muito obrigada que Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir