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Projeto dia dos Pais





JUSTIFICATIVA: Acreditamos ser a família o alicerce que dá sentido a vida,  permitindo aos seres humanos experimentar a verdadeira felicidade  nos pequenos gestos e atitudes do dia a dia. Não fomos criados para vivermos isolados, mas para convivermos uns com os outros cultivando os valores fundamentais: respeito, a obediência, o diálogo e a ajuda.  A compreensão desses valores deve iniciar na família, pois uma criança que aprende a cultivar o amor, o respeito, a obediência, desenvolverá uma consciência íntegra e saudável em qualquer ambiente. À escola cabe incentivar a criança no cultivo desses valores atuando como parceira dos diversificados modelos de família, hoje constituídas.
 Objetivos:
  • Valorizar a figura paterna ou de quem exerce esse papel.
  • Conhecer  as preferências dos pais ( pai ou mãe).
  • Valorizar a família manifestando sentimento de amor, respeito, etc.


Linguagem oral e escrita.
Competências:
  •  Apreciar a leitura de textos variados feita pelo professor;
  • Demonstrar interesse em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;


  • Apreciar as histórias: Adivinha quanto eu te amo, de Sam Mcbrantney, São Paulo:WMF Martins Fontes, 2002.Pode pai? De Carlos Jorge, São Paulo: 2005.
  • Praticar o trava- língua sobre o papai.
  • Elaborar lista com os nomes dos pais
  • Escrever espontaneamente a palavra pai, e o nome do pai.
  • Completar com palavras pequenos textos,
  • Construir palavras utilizando-se do alfabeto  móvel.  

NOME:_____________________________________________
DATA:_____________________________________________

COMPLETE COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO PARA FORMAR A PALAVRA PAPAI.
P


P

I

A

A

P
A


I
P

P
A


A
P

I

OBSERVE A PRIMEIRA E A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA PAPAI E PINTE-AS.
 PAPAI
DESENHE UMA BOLINHA PARA CADA LETRA DA PALAVRA PAPAI.


Linguagem Matemática.
Competências: Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;
  • Perceber medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
  • Perceber a necessidade da medida monetária nas situações de “trocas” na sala de aula e no seu dia-a-dia;

Habilidades:
  • Marcar no calendário o Dia dos Pais.
  • Trabalhar quantidades utilizando elementos relacionados ao que o pai usa: Sapatos, carteira, celular, etc.
  • Quanto o papai pesa, mede? Quantos anos ele tem?
  • Imitar o pai fazendo compras no mercado, utilizando dinheiro de faz de conta para identificar o valor monetário das cédulas.
  • Visitar o mercado para olhar os preços das coisas que o papai gosta.

Natureza e Sociedade.
Competências:
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo,
  • Manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;

Habilidades:
  • Pesquisar sobre as preferências e os gostos dos pais em relação a time de futebol, músicas, carros, alimentos, etc.
  • Dramatizar uma cena em que o pai, a mãe e os filhos e os avós estejam presentes, valorizando a importância da união da família.
  • Pesquisar figuras de família em que o pai esteja presente ou não. Conversar com as crianças os motivos pelos quais muitos pais não moram junto com a família.
Linguagem Plástica e Visual.
·         Competências:
·         Explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
·         Demonstrar interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças.
Habilidades:
  • Recorte e colagens das vários modelos de famílias. Ex: Pai que mora com filho e a avó sem a presença da mãe.
  • Mãe que mora com o filho sem a presença da figura paterna, etc.
  • Desenhar e pintar o autorretrato do pai.
  • Construir utilizando a massa de modelar a família correspondente a sua.
  • Confeccionar mural com desenhos dos pais e os seus respectivos nomes.
Linguagem Musical:
Competências:
·         Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
  •  Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções.

Habilidades:
  • Experimentação do silêncio através de brincadeiras e em outros contextos. O silêncio valoriza o som, cria expectativa e é, também, música.
  • Descobrir qual é a música.
  • Cantar canções relacionadas à família ou aos pais.


Uma Família
Uma família é formada assim: tem
Papai tem mamãe, irmãozinho e nenê.
Tem vovó, tem vovô, tem titios também.
A mamãe ensina a gente a rezar,
Leva prá escola pra gente estudar.
Papai trabalha e o vovô e a vovó
Contam estórias e o nenê faz: Dan dá, só, só.

Sorriso de Criança ( Paródia da canção como pode o peixe vivo) 
Oh, papai, oh papaizinho, vamos todos festejar.
O seu dia tão bonito, com amor vamos cantar. 
Vou te dar o meu carinho
Sua vida é esperança
À você o meu abraço, num sorriso de criança.

Pai e Mãe de Michel Teló
Pai, Mãe
Razoes da minha vida, minha força minha inspiração.
Luz do meu caminho que me guia e me da direção
Abraço que ampara e acalma o meu coração
Pai, Mãe
Quantas vezes nos momentos de bobeira e de desilusão.
Não ouvi os seus conselhos e por isso eu me vi sem chão
Todo mundo dando as costas e vocês me estendendo a mão 
Pai, Mãe
Queria lhes dizer o que eu sinto aqui dentro de mim.
Sentimento puro e verdadeiro de um amor sem fim
Resumindo pai e mãe te amo e vai ser sempre assim
Pai, Mãe, vocês são as batidas do meu coração.
A letra a melodia da minha canção
A força que alimenta a minha inspiração
Pai, Mãe, com vocês e já sorri e chorei de emoção.
Aprendi que a perdoando é que se tem perdão
Por amor e que eu faço essa declaração
Pai e Mãe.
 

Linguagem Corporal:
Competências:
  • Ampliar as possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos utilizando os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc.;
  • Construir sua identidade em interação com o meio em que vive, através do movimento como forma de expressão intencional nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
Habilidades:
§  Brincadeira de faz de conta utilizando roupas velhas dos pais, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.
  • Organizar time de futebol, entre os meninos e as meninas,
  • Promover brincadeiras de encaixe, lançamento e preensão utilizando bolas de vários tamanhos, de acordo com a idade das crianças.
  • Andar devagar, depressa, correndo imitando seus pais;
  • Promover desfile com os alunos utilizando uma roupa do pai  para os  meninos e da mãe para  as meninas,
Identidade e Autonomia:
Competências:
·         Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e situações de interação;

Habilidades:
  • Identificação e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos seus pais.
  • Participação em jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os seus próprios nomes e o nome dos seus pais (bingo, jogo da memória, dominó).



 
                                                                           



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