Educação Infantil – Ano 2013
“Por mais
longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”
Justificativa:
Considerando que na Educação Infantil a leitura e a
escrita são trabalhadas, ainda que de forma não convencional; e que é
importante o educador propor atividades lúdicas que favoreçam a evolução da
escrita das crianças; utilizando-se, sobretudo da linguagem do desenho e da
pintura, permitindo que as crianças sejam autoras de suas próprias obras;
Considerando ainda que, a formação dos futuros
leitores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais,
mesmo no contexto escolar da Educação Infantil, é que daremos continuidade ao
Projeto Literatura e Arte, que se estenderá do inicio do ano letivo até a sua
culminância em setembro, quando acontecerá a 3ª edição da “Primavera Literária”.
Objetivo
Geral:
Oportunizar as crianças da Educação Infantil, o
acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música,
encenações, jograis, danças, etc.;levando-as a constituírem uma relação
diferenciada com linguagem literária e,
consequentemente, tornarem-se futuros leitores e produtores de textos
competentes.
Desenvolvimento das Atividades:
Identidade
e Autonomia:
.Identificar
progressivamente algumas singularidades próprias; das pessoas com as quais
convive no seu cotidiano e do poeta e compositor Vinícius de Moraes;
. Respeitar as regras
simples de convívio social. ( Combinados da turma ).
. Comunicar e expressar
seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras
e nas atividades cotidianas.
. Participar em
brincadeiras, casinha, pular corda, imitar cantor (a), dançarino(a), etc.,
meninos e/ou meninas.
Linguagem
oral e escrita:
• Ouvir poemas, e poesias lidas pelo professor;
. Estabelecer relações entre leitura e escrita;
•Ouvir poemas e poesias lidas pelos colegas;
• Leitura coletiva dos poemas e poesias de Vinícius
de Moraes
• Conversar sobre as obras de Vinícius de Moraes;
• Descobrir a importância da poesia como forma de
expressão e comunicação;
. Perceber a função social da leitura e da escrita através de
diversos usos da língua;
• Ler e interpretar oralmente pequenos textos
poéticos de Vinícius de Moraes;
• Produzir rimas;
• Produzir poemas e poesias coletivamente;
• Diferenciar letra, desenho e números.
• Ouvir, recontar, e escrever usando a professora como
escriba, a biografia de Vinícius de Moraes;
• Leitura coletiva
dos poemas e poesias de Vinícius de Moraes
• Compreensão oral e escrita de textos poéticos;
• Montagem coletiva de pequenos textos, com frases
fatiadas;
• Ilustração de poesias e poemas;
. Confeccionar um livro da turma, com ilustrações das canções
trabalhadas.
• Declamação de poemas e poesias;
• Dramatização de poemas e poesias de Vinícius de
Moraes
• Realização de Sarau das poesias estudadas ou
produzidas pelos alunos.
. Elaborar listas das canções, ou poesias
conhecidas e trabalhadas em classe.
Linguagem
Musical:
.Distinguir os sons nas canções trabalhadas: altura (graves ou
agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre
(característica que distingue e “personaliza” cada som).
.
Escutar obras musicais de Vinícius de Moraes; Samba, Bossa Nova, Valsa, cantiga
de roda.
.
Reconhecer elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem
etc. (a forma).
. Conhecer as diversas obras do compositor Vinícius de Moraes;
.
Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o barulho
do carro e identificá-los;
. Escutar música sem
texto, para que as crianças possam perceber sentir e ouvir, deixando-se guiar
pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e
comunica.
.Atividades de audição e
apreciação musical, para o desenvolvimento da capacidade de atenção e
concentração das crianças.
.Ampliar o conhecimento de
diversos aspectos referentes à produção musical: os instrumentos utilizados;
tipo de profissionais que atuam e o conjunto que formam (orquestra, banda
etc.);
Linguagem Corporal:
.Ouvir
um impulso sonoro curto, longo, em movimentos repetidos, muito fortes, muito
suaves, graves, agudos etc., a criança realizará um movimento corporal
transpondo o som percebido para a linguagem corporal e/ou gráfica. (em desenho)
trazendo para o gesto gráfico aquilo que a percepção auditiva identificou,
criando códigos que podem ser lidos e decodificados pelo grupo.
.Incentivar as crianças a
produzirem coreografias de acordo com as ideias que as letras das canções de
Vinícius de Moraes sugerem. Ex: Lá vem o pato; A foca; A casa; O gato; O
pinguim; O elefantinho, etc.
.Brincadeira de faz de
conta utilizando fantasias variadas, maquiagem, roupas velhas de adultos,
sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a
imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua
pessoa.
.Perceber estruturas
rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de
outros movimentos.
Linguagem Matemática:
.Listar
e fazer a contagem dos elementos contidos nas letras das canções de Vinícius de
Morares.
.Utilizar a contagem oral
nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua
necessidade.
.Comunicar quantidades,
utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não
convencionais.
. Identificar a posição de
um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor (vem depois) e antecessor (vem antes).
. Utilizar noções simples
de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.
.Ler histórias, incluindo
o índice e a numeração das páginas, para que as crianças investiguem as
regularidades do sistema numérico.
.Confeccionar um livro, com
uma das canções, com a ajuda do professor, observando a organização do índice e
a numeração das páginas.
Natureza e Sociedade:
.Perceber
e representar o corpo como instrumento de auto expressão e comunicação.
. Perceber a existência de
regras sociais de convivência.
. Conhecer modo de ser,
viver e trabalhar do poeta e compositor Vinícius de Moraes.
. Valorizar atitudes de
manutenção e preservação do espaço escolar.
EXCELENTE PROJETO.....................
ResponderExcluirObrigada Aparecida, são pessoas como você que nos ajudam a prosseguir com esse blog, que acredito pode auxiliar muitos professores da Educação Infantil a planejar suas aulas.
ResponderExcluirGrande abraço.
Marise Araújo.
Ótimo projeto, parabéns me ajudou muito a desenvolver este projeto em minha escola, muito obrigada. Geilza (Recife)
ResponderExcluirParabéns pelo belíssimo trabalho!!!
ResponderExcluirEstá nos ajudando muito....montibeijosssss
Parabéns. Esse projeto está maravilhoso, bem escrito e claro. Obrigada por ajudar o Colégio MC - Brasília-DF.
ResponderExcluirParabéns!!!!maravilhoso projeto!
ResponderExcluirLindo projeto, vai ser de grande valia.
ResponderExcluir