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Projeto- Centenário de Vinícius de Moraes- Educ.Infantil


PROJETO “CENTENÁRIO DE VINICIUS DE MORAES”

Educação Infantil – Ano 2013












“Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.”

                                



Justificativa:

Considerando que na Educação Infantil a leitura e a escrita são trabalhadas, ainda que de forma não convencional; e que é importante o educador propor atividades lúdicas que favoreçam a evolução da escrita das crianças; utilizando-se, sobretudo da linguagem do desenho e da pintura, permitindo que as crianças sejam autoras de suas próprias obras;

Considerando ainda que, a formação dos futuros leitores está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais, mesmo no contexto escolar da Educação Infantil, é que daremos continuidade ao Projeto Literatura e Arte, que se estenderá do inicio do ano letivo até a sua culminância em setembro, quando acontecerá a 3ª edição da “Primavera Literária”.


Objetivo Geral:

Oportunizar as crianças da Educação Infantil, o acesso ao universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia, música, encenações, jograis, danças, etc.;levando-as a constituírem uma relação diferenciada com linguagem literária  e, consequentemente, tornarem-se futuros leitores e produtores de textos competentes.





Desenvolvimento das Atividades:


Identidade e Autonomia:

.Identificar progressivamente algumas singularidades próprias; das pessoas com as quais convive no seu cotidiano e do poeta e compositor Vinícius de Moraes;

. Respeitar as regras simples de convívio social. ( Combinados da turma ).

. Comunicar e expressar seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades em brincadeiras e nas atividades cotidianas.

. Participar em brincadeiras, casinha, pular corda, imitar cantor (a), dançarino(a), etc., meninos e/ou meninas.


Linguagem oral e escrita:

• Ouvir poemas, e poesias lidas pelo professor;

. Estabelecer relações entre leitura e escrita;

•Ouvir poemas e poesias lidas pelos colegas;

• Leitura coletiva dos poemas e poesias de Vinícius de Moraes

• Conversar sobre as obras de Vinícius de Moraes;

• Descobrir a importância da poesia como forma de expressão e comunicação;

. Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;

• Ler e interpretar oralmente pequenos textos poéticos de Vinícius de Moraes;

• Produzir rimas;

• Produzir poemas e poesias coletivamente;

• Declamar poemas e poesias;





• Diferenciar letra, desenho e números.

• Ouvir, recontar, e escrever usando a professora como escriba, a biografia de Vinícius de Moraes;

• Leitura  coletiva dos poemas e poesias de Vinícius de Moraes

• Compreensão oral e escrita de textos poéticos;

• Montagem coletiva de pequenos textos, com frases fatiadas;

• Ilustração de poesias e poemas;

. Confeccionar um livro da turma, com ilustrações das canções trabalhadas.

• Declamação de poemas e poesias;

• Dramatização de poemas e poesias de Vinícius de Moraes

• Realização de Sarau das poesias estudadas ou produzidas pelos alunos.

. Elaborar listas das canções, ou poesias conhecidas e trabalhadas em classe.





Linguagem Musical:

.Distinguir os sons nas canções trabalhadas: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som).

. Escutar obras musicais de Vinícius de Moraes; Samba, Bossa Nova, Valsa, cantiga de roda.

. Reconhecer elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc. (a forma).

. Conhecer as diversas obras do compositor Vinícius de Moraes;

. Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o barulho do carro e identificá-los;

. Escutar música sem texto, para que as crianças possam perceber sentir e ouvir, deixando-se guiar pela sensibilidade, pela imaginação e pela sensação que a música lhes sugere e comunica.

.Atividades de audição e apreciação musical, para o desenvolvimento da capacidade de atenção e concentração das crianças.

.Ampliar o conhecimento de diversos aspectos referentes à produção musical: os instrumentos utilizados; tipo de profissionais que atuam e o conjunto que formam (orquestra, banda etc.);




                                                 www.youtube.com.br/musical


Linguagem Corporal:

.Ouvir um impulso sonoro curto, longo, em movimentos repetidos, muito fortes, muito suaves, graves, agudos etc., a criança realizará um movimento corporal transpondo o som percebido para a linguagem corporal e/ou gráfica. (em desenho) trazendo para o gesto gráfico aquilo que a percepção auditiva identificou, criando códigos que podem ser lidos e decodificados pelo grupo.

.Incentivar as crianças a produzirem coreografias de acordo com as ideias que as letras das canções de Vinícius de Moraes sugerem. Ex: Lá vem o pato; A foca; A casa; O gato; O pinguim; O elefantinho, etc.

.Brincadeira de faz de conta utilizando fantasias variadas, maquiagem, roupas velhas de adultos, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.

.Perceber estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos.




Linguagem Matemática:

.Listar e fazer a contagem dos elementos contidos nas letras das canções de Vinícius de Morares.

.Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

.Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.

. Identificar a posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor (vem depois) e antecessor (vem antes).

. Utilizar noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.

.Ler histórias, incluindo o índice e a numeração das páginas, para que as crianças investiguem as regularidades do sistema numérico.

.Confeccionar um livro, com uma das canções, com a ajuda do professor, observando a organização do índice e a numeração das páginas.


Natureza e Sociedade:

.Perceber e representar o corpo como instrumento de auto expressão e comunicação.

. Perceber a existência de regras sociais de convivência.

. Conhecer modo de ser, viver e trabalhar do poeta e compositor Vinícius de Moraes.

. Valorizar atitudes de manutenção e preservação do espaço escolar.




         


Comentários

  1. EXCELENTE PROJETO.....................

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  2. Obrigada Aparecida, são pessoas como você que nos ajudam a prosseguir com esse blog, que acredito pode auxiliar muitos professores da Educação Infantil a planejar suas aulas.
    Grande abraço.
    Marise Araújo.

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  3. Ótimo projeto, parabéns me ajudou muito a desenvolver este projeto em minha escola, muito obrigada. Geilza (Recife)

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  4. Parabéns pelo belíssimo trabalho!!!
    Está nos ajudando muito....montibeijosssss

    ResponderExcluir
  5. Parabéns. Esse projeto está maravilhoso, bem escrito e claro. Obrigada por ajudar o Colégio MC - Brasília-DF.

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  6. Lindo projeto, vai ser de grande valia.

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