Pular para o conteúdo principal

31 DE MAIO DIA DE COMBATE AO TABAGISMO.






Linguagem Oral: 
 
·         Conversar com a turma sobre a importância desse dia.
·          Perguntar as crianças se elas conhecem pessoas da família ou da vizinhança que fumam.
·          Falar sobre o mal que faz a saúde a nicotina que contem o cigarro.
·         Assistir vídeo sobre o tabagismo.
·         Ouvir e contar história sobre o tabagismo.

Linguagem Escrita:
 
·         Escrever  seu nome, identificando as letras e associando-as letras da palavra tabaco ou cigarro.
·         Explicar a diferença entre tabaco/cigarro/nicotina.
·         Identificar as letras das palavras trabalhadas. ( cigarro- tabaco- nicotina)
·         Construir uma história sobre o cigarro. A professora será o escriba.

Linguagem matemática:
·         Contar o número de letras da palavra cigarro ou tabaco.
·         Relacionar o número a quantidade correspondente.
·         Relacionar  o cigarro a figura geométrica  semelhante.
·         Pesquisar na escola e em casa as pessoas que fumam e registrar em gráfico, para afixar em sala de aula.

Sociedade e natureza:
·         Pesquisa na família e na escola a quantidade de pessoas que fumam.
·         Falar sobre a origem do cigarro: onde surgiu, época, quem os consome.
·         As doenças que o cigarro acarreta ao organismo, produzindo cartazes e folhetos informativos.
·         O maior país produtor de cigarros;
.     Entrevistar familiares, pessoas na vizinhança e funcionários na escola, que são fumantes.

Linguagem Corporal:
·         Vamos imaginar que cada um de nós é um cigarro que ainda não foi usado. Vamos ficar bem firmes com os dois pés junto um do outro. Agora de braços bem esticados e coladinhos ao corpo, imitaremos o cigarro que lá na fábrica foi colocado em fila um atrás do outro, para ser empacotado: Primeiro de três em três; depois variar de quatro em quatro; de cinco em cinco, etc.
·         Agora os cigarros chegaram à cidade e irão ser consumidos. A professora prepara um palito de fósforo bem grande e finge que está acendendo um de cada vez. Os alunos que forem tocados pela professora deverão ser orientados para ir diminuindo de tamanho até ficar deitado no chão, como sinal do fim do cigarro.
·         A professora poderá fazer a seguinte reflexão: Quem fuma cigarro acaba como ele  morto por que a nicotina que ele contem é um veneno.



Música:
·         Ouvir e cantar canções que abordem o tema  tabaco,
·         Construir paródia  com as crianças sobre o mal que o cigarro causa à saúde.
·         Elaborar coreografia das músicas trabalhadas.


Artes:
·         Confecção de cartazes sobre o combate ao tabagismo, mural, pintura, desenhos, recortes e colagem, modelagem de símbolos contra o tabagismo,
Encenar história sobre o tema droga que causa doenças e mata.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal