Linguagem Oral:
·
Conversar
com a turma sobre a importância desse dia.
·
Perguntar as crianças se elas conhecem
pessoas da família ou da vizinhança que fumam.
·
Falar sobre o mal que faz a saúde a nicotina
que contem o cigarro.
·
Assistir
vídeo sobre o tabagismo.
·
Ouvir e
contar história sobre o tabagismo.
Linguagem Escrita:
·
Escrever seu nome, identificando as letras e
associando-as letras da palavra tabaco ou cigarro.
·
Explicar
a diferença entre tabaco/cigarro/nicotina.
·
Identificar
as letras das palavras trabalhadas. ( cigarro- tabaco- nicotina)
·
Construir
uma história sobre o cigarro. A professora será o escriba.
Linguagem
matemática:
·
Contar o
número de letras da palavra cigarro ou tabaco.
·
Relacionar
o número a quantidade correspondente.
·
Relacionar o cigarro a figura geométrica semelhante.
·
Pesquisar
na escola e em casa as pessoas que fumam e registrar em gráfico, para afixar em
sala de aula.
Sociedade e
natureza:
·
Pesquisa
na família e na escola a quantidade de pessoas que fumam.
·
Falar
sobre a origem do cigarro: onde surgiu, época, quem os consome.
·
As
doenças que o cigarro acarreta ao organismo, produzindo cartazes e folhetos
informativos.
·
O maior
país produtor de cigarros;
. Entrevistar familiares, pessoas na vizinhança e funcionários na escola, que são fumantes.
. Entrevistar familiares, pessoas na vizinhança e funcionários na escola, que são fumantes.
Linguagem Corporal:
·
Vamos
imaginar que cada um de nós é um cigarro que ainda não foi usado. Vamos ficar
bem firmes com os dois pés junto um do outro. Agora de braços bem esticados e
coladinhos ao corpo, imitaremos o cigarro que lá na fábrica foi colocado em
fila um atrás do outro, para ser empacotado: Primeiro de três em três; depois variar
de quatro em quatro; de cinco em cinco, etc.
·
Agora os
cigarros chegaram à cidade e irão ser consumidos. A professora prepara um
palito de fósforo bem grande e finge que está acendendo um de cada vez. Os
alunos que forem tocados pela professora deverão ser orientados para ir
diminuindo de tamanho até ficar deitado no chão, como sinal do fim do cigarro.
·
A
professora poderá fazer a seguinte reflexão: Quem fuma cigarro acaba como
ele morto por que a nicotina que ele
contem é um veneno.
Música:
·
Ouvir e
cantar canções que abordem o tema
tabaco,
·
Construir
paródia com as crianças sobre o mal que
o cigarro causa à saúde.
·
Elaborar
coreografia das músicas trabalhadas.
Artes:
·
Confecção
de cartazes sobre o combate ao tabagismo, mural, pintura, desenhos, recortes e colagem, modelagem de símbolos contra o
tabagismo,
Encenar história sobre o
tema droga que causa doenças e mata.
Comentários
Postar um comentário