quinta-feira, 30 de maio de 2013

31 DE MAIO DIA DE COMBATE AO TABAGISMO.






Linguagem Oral: 
 
·         Conversar com a turma sobre a importância desse dia.
·          Perguntar as crianças se elas conhecem pessoas da família ou da vizinhança que fumam.
·          Falar sobre o mal que faz a saúde a nicotina que contem o cigarro.
·         Assistir vídeo sobre o tabagismo.
·         Ouvir e contar história sobre o tabagismo.

Linguagem Escrita:
 
·         Escrever  seu nome, identificando as letras e associando-as letras da palavra tabaco ou cigarro.
·         Explicar a diferença entre tabaco/cigarro/nicotina.
·         Identificar as letras das palavras trabalhadas. ( cigarro- tabaco- nicotina)
·         Construir uma história sobre o cigarro. A professora será o escriba.

Linguagem matemática:
·         Contar o número de letras da palavra cigarro ou tabaco.
·         Relacionar o número a quantidade correspondente.
·         Relacionar  o cigarro a figura geométrica  semelhante.
·         Pesquisar na escola e em casa as pessoas que fumam e registrar em gráfico, para afixar em sala de aula.

Sociedade e natureza:
·         Pesquisa na família e na escola a quantidade de pessoas que fumam.
·         Falar sobre a origem do cigarro: onde surgiu, época, quem os consome.
·         As doenças que o cigarro acarreta ao organismo, produzindo cartazes e folhetos informativos.
·         O maior país produtor de cigarros;
.     Entrevistar familiares, pessoas na vizinhança e funcionários na escola, que são fumantes.

Linguagem Corporal:
·         Vamos imaginar que cada um de nós é um cigarro que ainda não foi usado. Vamos ficar bem firmes com os dois pés junto um do outro. Agora de braços bem esticados e coladinhos ao corpo, imitaremos o cigarro que lá na fábrica foi colocado em fila um atrás do outro, para ser empacotado: Primeiro de três em três; depois variar de quatro em quatro; de cinco em cinco, etc.
·         Agora os cigarros chegaram à cidade e irão ser consumidos. A professora prepara um palito de fósforo bem grande e finge que está acendendo um de cada vez. Os alunos que forem tocados pela professora deverão ser orientados para ir diminuindo de tamanho até ficar deitado no chão, como sinal do fim do cigarro.
·         A professora poderá fazer a seguinte reflexão: Quem fuma cigarro acaba como ele  morto por que a nicotina que ele contem é um veneno.



Música:
·         Ouvir e cantar canções que abordem o tema  tabaco,
·         Construir paródia  com as crianças sobre o mal que o cigarro causa à saúde.
·         Elaborar coreografia das músicas trabalhadas.


Artes:
·         Confecção de cartazes sobre o combate ao tabagismo, mural, pintura, desenhos, recortes e colagem, modelagem de símbolos contra o tabagismo,
Encenar história sobre o tema droga que causa doenças e mata.









Nenhum comentário:

Postar um comentário