HIPÓTESES
DA ESCRITA
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PRÉ-SILÁBICA:
CARACTERÍSTICAS:
□
Escrever e
desenhar têm o mesmo significado;
□
Não relaciona a
escrita com a fala;
□
Não diferencia
letras de números;
□
Reproduz traços
típicos de escrita de forma desordenada;
□
Supõe que a
palavra representa o objeto e não o seu nome;
□
Acredita que
coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm um nome pequeno
(realismo nominal);
□
Usa as letras do
seu nome para escrever tudo;
□
Não aceita que
seja possível escrever e ler com menos de três letras;
□
Leitura global:
lê a palavra como o todo;
Conflitos vividos pela criança
nesta etapa:
□
Que sinais eu uso
para escrever palavras?
□
Conhecer o
significado dos sinais escritos.
Avanços:
- Diferenciar o desenho da
escrita;
- Perceber as letras e seus
sons;
- Identificar e escrever o
próprio nome;
- Identificar o nome dos colegas;
- Perceber que usamos letras
diferentes em diferentes posições;
Atividades favoráveis:
□
Desenhar e
escrever o que desenhou;
□
Usar o nome em
situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-los em jogos,
bilhetes, etc.
□
Ouvir leitura
diária feita pela professora e poder recontá-la;
□
Ter contato com
diferentes portadores de textos;
□
Frequentar a
biblioteca, banca de jornais, etc.
□
Reconhecer e ler
o próprio nome em situações significativas: chamadas, crachás, jogos, etc.
□
Conversar sobre a
função da escrita;
□
Utilizar letras
móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
□
Bingo de letras;
□
Produção oral de
histórias;
□
Escrita
espontânea;
□
Textos coletivos,
tendo o professor como escriba;
□
Aumentar o
repertório das letras;
□
Leitura dos nomes
das crianças da classe, quando isto for significativo;
□
Comparar e
relacionar palavras;
□
Produzir textos
de forma não convencional;
□
Identificar
personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo
com sua possibilidade;
□
Recitar textos
memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
□
Atividades em que
preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
□
Atividades que
apontem para a variação da quantidade de letras;
□
Completar
palavras usando a letra inicial e final;
□
Escrita de listas
em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem
numa festa de aniversário, etc.
SILÁBICA
CARACTERÍSTICAS:
□
Para cada fonema,
usa uma letra para representá-lo;
□
Pode ou não
atribuir valor sonoro à letra;
□
Pode dar ênfase a
escrita do som só das vogais ou só das consoantes: bola = ao ou bl;
□
Pode usar muitas
letras para escrever a ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
□
Ao escrever
frases, pode usar uma letra para cada palavra;
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
- A escrita está vinculada à
pronúncia das partes da palavra?
-Como ajustar a escrita à
fala?
-Qual a quantidade mínima de
letras necessárias para se escrever?
- Atribuir valor sonoro às
letras;
- Aceitar que não é preciso
muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;
- Perceber que palavras
diferentes são escritas com letras em ordens diferentes;
□
Todas as
atividades do nível anterior;
□
Comparar e
relacionar escritas de palavras diversas;
□
Escrever pequenos
textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava línguas...);
□
Completar
palavras com letras para evidenciar seu som: camelo= c__m__l__ ou __a __e__o
□
Relacionar
personagens a partir do nome escrito;
□
Relacionar
figuras às palavras, através do conhecimento da letra inicial;
□
Ter contato com a
escrita convencional em atividades significativas: Reconhecer letras em um
pequeno texto conhecido;
□
Leitura de textos
conhecidos;
□
Relacionar textos
memorizados com a sua grafia;
□
Cruzadinhas;
□
Caça-palavras;
□
Completar lacunas
em textos com palavras;
□
Construir um
dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
□
Texto lacunado,
texto fatiado;
□
Evidenciar rimas
entre as palavras;
□
Usar o alfabeto
móvel para escritas significativas;
□
Jogos variados
para associar o desenho ao nome correspondente;
□
Colocar letras m
ordem alfabética;
□
Contar a
quantidade de palavras de uma frase;
SILÁBICO ALFABÉTICO
Características:
- Compreende
que a escrita representa os sons da fala;
- Percebe a necessidade de
mais de uma letra para maioria das
sílabas;
- Reconhece o som das letras;
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
- Como fazer a escrita dela
ser lida por outras pessoas?
- Como separar as palavras na
escrita se isto não acontece na fala?
- Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
- Atribuir o valor sonoro das
letras.
□
As mesmas do
nível anterior;
□
Separar as palavras
de um texto memorizado;
□
Generalizar os
conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o “GA” do nome
“GABRIELA” para escrever “GAROTA”, “GAVETA”...;
□
Ditado de
palavras conhecidas;
□
Produzir pequenos
textos;
□
Reescrever
histórias;
□
Trabalho com
jornais (escrita da legenda de uma foto de jornal/escrita de uma manchete a
partir de uma notícia);
- Conhece o valor sonoro de
todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na
escrita das palavras;
- Compreende que cada letra
corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar à escrita à
fala;
- Faz leitura com ou sem
imagem;
- Inicia preocupação com as
questões ortográficas;
- Separa as palavras quando
escreve frases;
- Produz textos de forma
convencional.
Conflitos vividos pela criança nesta etapa:
- Por que escrevemos de uma
forma e falamos de outra?
- Como distinguir letras,
sílabas e frases?
- Como aprender as convenções
da língua escrita?
- Preocupação com as questões
ortográficas;
- Usar a letra cursiva;
Atividades favoráveis:
□
Todas as
anteriores;
□
Leituras
diversas;
□
Escrita de listas
de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em
que isto seja significativo;
□
Atividades a
partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o
texto;
□
Jogos diversos:
bingo de letras e palavras; forca, o que é o que é, adivinhas, etc.
□
Caça-palavras,
cruzadinha, etc.
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