sábado, 10 de agosto de 2013

Hipóteses de escrita


 

  HIPÓTESES DA ESCRITA 
 







PRÉ-SILÁBICA:



CARACTERÍSTICAS:

 

       Escrever e desenhar têm o mesmo significado;

       Não relaciona a escrita com a fala;

       Não diferencia letras de números;

       Reproduz traços típicos de escrita de forma desordenada;

       Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome;

       Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm um nome pequeno (realismo nominal);

       Usa as letras do seu nome para escrever tudo;

       Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;

       Leitura global: lê a palavra como o todo;

 

 

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

       Que sinais eu uso para escrever palavras?

       Conhecer o significado dos sinais escritos.

 

Avanços:

- Diferenciar o desenho da escrita;

- Perceber as letras e seus sons;

- Identificar e escrever o próprio nome;

- Identificar o nome dos colegas;

- Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições;

 

Atividades favoráveis:

       Desenhar e escrever o que desenhou;

       Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-los em jogos, bilhetes, etc.

       Ouvir leitura diária feita pela professora e poder recontá-la;

       Ter contato com diferentes portadores de textos;

       Frequentar a biblioteca, banca de jornais, etc.

       Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, crachás, jogos, etc.

       Conversar sobre a função da escrita;

       Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;

       Bingo de letras;

       Produção oral de histórias;

       Escrita espontânea;

       Textos coletivos, tendo o professor como escriba;

       Aumentar o repertório das letras;

       Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;

       Comparar e relacionar palavras;

       Produzir textos de forma não convencional;

       Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;

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       Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;

       Atividades em que preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;

       Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;

       Completar palavras usando a letra inicial e final;

       Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

 

 

SILÁBICA



CARACTERÍSTICAS:

       Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;

       Pode ou não atribuir valor sonoro à letra;

       Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes: bola = ao ou bl;

       Pode usar muitas letras para escrever a ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;

       Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra;

 

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

- A escrita está vinculada à pronúncia das partes da palavra?

-Como ajustar a escrita à fala?

-Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?

 

Avanços:

- Atribuir valor sonoro às letras;

- Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala;

- Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes;

 

Atividades favoráveis:

       Todas as atividades do nível anterior;

       Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;

       Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava línguas...);

       Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo= c__m__l__ ou __a __e__o

       Relacionar personagens a partir do nome escrito;

       Relacionar figuras às palavras, através do conhecimento da letra inicial;

       Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;

       Leitura de textos conhecidos;

       Relacionar textos memorizados com a sua grafia;

       Cruzadinhas;

       Caça-palavras;

       Completar lacunas em textos com palavras;

       Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;

       Texto lacunado, texto fatiado;

       Evidenciar rimas entre as palavras;

       Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;

       Jogos variados para associar o desenho ao nome correspondente;

       Colocar letras m ordem alfabética;

       Contar a quantidade de palavras de uma frase;




SILÁBICO-ALFABÉTICO



Características:



- Compreende que a escrita representa os sons da fala;

- Percebe a necessidade de mais de uma letra para  maioria das sílabas;

- Reconhece o som das letras;

 

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

- Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?

- Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?

- Como adequar  a escrita à quantidade mínima de caracteres?

 

Avanços:

 

- Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;

- Atribuir o valor sonoro das letras.

 

Atividades favoráveis:

       As mesmas do nível anterior;

       Separar as palavras de um texto memorizado;

       Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o “GA” do nome “GABRIELA” para escrever “GAROTA”, “GAVETA”...;

       Ditado de palavras conhecidas;

       Produzir pequenos textos;

       Reescrever histórias;

       Trabalho com jornais (escrita da legenda de uma foto de jornal/escrita de uma manchete a partir de uma notícia);

 

ALFABÉTICA:

 

Características:

 

- Compreende a função social da escrita: comunicação;

- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;

- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;

- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;

- Procura adequar à escrita à fala;

- Faz leitura com ou sem imagem;

- Inicia preocupação com as questões ortográficas;

- Separa as palavras quando escreve frases;

- Produz textos de forma convencional.

 

Conflitos vividos pela criança nesta etapa:

- Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?

- Como distinguir letras, sílabas e frases?

- Como aprender as convenções da língua escrita?

 

Avanços:

- Preocupação com as questões ortográficas;

- Usar a letra cursiva;

 

Atividades favoráveis:

       Todas as anteriores;

       Leituras diversas;

       Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;

       Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;

       Jogos diversos: bingo de letras e palavras; forca, o que é o que é, adivinhas, etc.

       Caça-palavras, cruzadinha, etc.

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