Projeto: Pequenos Pintores – Obras de Oscar Araripe
Oscar Araripe
Objetivo:
- Conhecer e apreciar os
elementos que constitui as obras de Oscar Araripe.
- Participar de atividades
envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Oscar
Araripe.
- Despertar o gosto pela
leitura, especialmente pela arte plástica;
Linguagem Oral e Escrita
Competências: Participar de situações
em que “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional.
- Escrever utilizando o conhecimento de que
dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita alfabética.
Trabalho de produção coletiva de uma tela.
Habilidades: Formular
oralmente as seguintes questões:
·
Vocês já
viram essa foto, sabem o nome desse pintor?
·
Vocês já
ouviram falar sobre Oscar Araripe?
·
Sabem
onde ele nasceu e morou? Que cidade conheceu?
·
Sabiam
que quando ele era criança gostava de desenhar e pintar?
·
O que
vocês acham que ele desenhava e pintava?
·
Mostrar
algumas obras de Oscar Araripe e perguntar às crianças se elas conseguem
encontrar na pintura alguma figura que já conhecem, e depois deixar que as
crianças se expressem livremente.
Produções das crianças do Maternal I,II e III
·
Falar o
nome da obra e contar, em linguagem simples, um pouco sobre a vida do artista plástico.
·
Identificar
as letras do nome – Oscar Araripe.
- Distinguir
o nome do sobrenome.
- Realizar
lista das obras que as crianças apreciaram no vídeo, ou na fotocópia;
- Escrita espontânea das cores e formas
encontradas nas obras apreciadas;
- Identificação
do próprio nome, dos colegas e da professora.
- Identificação da letra inicial, final e intermediária dos próprios nomes dos nomes das obras de Oscar Araripe
- Montar o nome das obras de Oscar Araripe
Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
Linguagem Matemática:
Competências: Construir a noção de tempo a partir de vivências e
atividades propostas;
- Utilizar suas próprias estratégias e capacidade para lidar com situações matemáticas novas, colocando em jogo seus conhecimentos prévios;
Habilidades:
- Contar
o número de letras do nome de Oscar Araripe;
- Contar
o número de palavras da lista de obras do pintor;
- Relacionar
as formas geométricas apresentadas nas obras de Oscar Araripe.
- Enumerar
as cores observadas e identificá-las;
Linguagem
Plástica e Visual:
Competências: Utilizar
a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção
como forma de expressão e comunicação de suas ideias, desenvolvendo o gosto, o
cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
§
Realizar releituras das obras
de Oscar Araripe.
Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
Habilidades:
·
Disponibilizar
materiais variados e colocar ao alcance das crianças;
·
Pintar
com materiais adaptados: Pincel feito de graveto, pena folha, canudo, seringa,
embalagem de desodorante rollon, dedo, etc.
·
Carimbo
de – mão, folha, legumes,
·
Escultura
– papel machê, argila, massa de modelar.
·
Intervenção
no papel: Cole, em folhas de papel, figuras geométricas, retalhos de tecidos,
fotos de revista. Proponha às crianças que desenhem a partir disso.
Linguagem Musical:
Competências: Perceber e expressar
sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e
interpretações musicais.
- Ouvir músicas clássicas enquanto apreciam as obras
e a leitura da biografia do pintor Oscar Araripe..
- Construir uma paródia utilizando-se de uma
música do repertório infantil ou de outro gênero popular que seja
significativo para as crianças, para apresentarem as obras de Oscar
Araripe..
- Perceber
os sons: alto e baixo; agudos e graves; e os ritmos lentos e rápidos;
- Imitar
uma bailarina dançando na ponta dos pés.
- Sentados
na rodinha, ouvir música clássica e ao comando da professora balançar a
cabeça seguindo o ritmo, depois os ombros, os braços, as mãos, o tronco,
girar lentamente usando o bumbum e as pernas para equilibrar-se.
- e
popular.
- Imitar
o pescador remando o barco;
- Ouvir
a música o barquinho vai... .(João Gilberto),e criar uma coreografia.
- Demonstrar interesse e curiosidade
pelo mundo social e natural, da artista plástica Tarsila do Amaral,
- Formulando perguntas, para compreender
a arte plástica da pintura, escultura manifestando opiniões próprias sobre
as obras de Oscar Araripe apresentadas.
- Construir uma autoimagem
positiva em situações do cotidiano;
- Estabelecer vínculos, relacionando-os com outras crianças, com
seus professores e com demais profissionais da Instituição.
- Cuidar dos materiais de uso individual e
coletivo.
- Utilização de materiais tais como: pincel,
giz de cera, carvão, lápis de cor,
tinta guache, aquarela, telas de tecido, papel peso 40, retalhos de
tecidos, papel picado, etc.; dispostos e organizados de tal forma que
possam ser encontrados sem a necessidade de interferência do adulto, para
que as crianças os utilizem com autonomia.
Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
Habilidades:
Habilidades:
Linguagem corporal e Movimento:
Competências:
Apropriar-se progressiva da imagem global de seu corpo, conhecendo e
identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma
atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
Habilidades:
Dançar
acompanhando com o corpo o ritmo das músicas trabalhadas, do gênero clássico
Natureza e
Sociedade:
Competências: Estabelecer relações
entre o modo de vida característico do artista plástico e seu grupo social;
Releitura de tela Maternal II
Habilidades:
·
Entrevistar pais, avós, parentes, professores sobre
o que sabem do artista plástico Oscar Araripe,
para que elas possam também
aprender a indagar e a pesquisar;
·
Observar, perceber e identificar as cores, as
formas geométricas, nas paisagens das telas de Oscar Araripe, para que elas
aprendam a estabelecer relações entre uma tela e outra.
·
Conversar com as crianças utilizando como suporte
imagens fotográficas, cartazes e outros tipos de imagens que retratem as obras
de Oscar Araripe. (textos informativos e literários, músicas, documentários e
filmes que façam referências às obras da artista plástica).
Identidade e
Autonomia:
Competências:
Habilidades:
Releitura de tela individual -Maternal III
Comentários
Postar um comentário