Pular para o conteúdo principal

Projeto Pequenos Pintores -Obras de Oscar Araripe



Projeto: Pequenos Pintores – Obras de Oscar Araripe


                                                                        Oscar Araripe

Objetivo:

  • Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Oscar Araripe.
  • Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Oscar Araripe.
  • Despertar o gosto pela leitura, especialmente pela arte plástica;

Linguagem Oral e Escrita


Competências: Participar de situações em que “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional.

  • Escrever utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita alfabética.
Usar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos,


                                               Trabalho de produção coletiva de uma tela.

Habilidades: Formular oralmente as seguintes questões:


·                 Vocês já viram essa foto, sabem o nome desse pintor?


·                  Vocês já ouviram falar sobre Oscar Araripe?


·                  Sabem onde ele nasceu e morou? Que cidade conheceu?


·                  Sabiam que quando ele era criança gostava de desenhar e pintar?


·                  O que vocês acham que ele desenhava e pintava? 

·                  Mostrar algumas obras de Oscar Araripe e perguntar às crianças se elas conseguem encontrar na pintura alguma figura que já conhecem, e depois deixar que as crianças se expressem livremente.

                                                Produções das crianças do Maternal I,II e III


·         Falar o nome da obra e contar, em linguagem simples, um pouco sobre a vida do artista plástico.


·         Identificar as letras do nome – Oscar Araripe.


  • Distinguir o nome do sobrenome.
  • Realizar lista das obras que as crianças apreciaram no vídeo, ou na fotocópia;
  • Escrita espontânea das cores e formas encontradas nas obras apreciadas;



  • Identificação do próprio nome, dos colegas e da professora.
  • Identificação da letra inicial, final e intermediária dos próprios nomes  dos nomes das obras de Oscar Araripe
  • Montar o nome das obras de Oscar Araripe
 

                                              Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
Linguagem Matemática:

Competências: Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;

  • Utilizar suas próprias estratégias e capacidade para lidar com situações matemáticas novas, colocando em jogo seus conhecimentos prévios;
Habilidades:
  • Contar o número de letras do nome de Oscar Araripe;
  • Contar o número de palavras da lista de obras do pintor;
  • Relacionar as formas geométricas apresentadas nas obras de Oscar Araripe.
  • Enumerar as cores observadas e identificá-las;
Linguagem Plástica e Visual:
Competências: Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção como forma de expressão e comunicação de suas ideias, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
§  Realizar releituras das obras de Oscar Araripe.

                                             Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
Habilidades:
·         Disponibilizar materiais variados e colocar ao alcance das crianças;
·         Pintar com materiais adaptados: Pincel feito de graveto, pena folha, canudo, seringa, embalagem de desodorante rollon, dedo, etc.
·         Carimbo de – mão, folha, legumes,
·         Escultura – papel machê, argila, massa de modelar.
·         Intervenção no papel: Cole, em folhas de papel, figuras geométricas, retalhos de tecidos, fotos de revista. Proponha às crianças que desenhem a partir disso.
Linguagem Musical:
Competências: Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
                                 Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
    Habilidades:
    • Ouvir músicas clássicas enquanto apreciam as obras e a leitura da biografia do pintor Oscar Araripe..
    • Construir uma paródia utilizando-se de uma música do repertório infantil ou de outro gênero popular que seja significativo para as crianças, para apresentarem as obras de Oscar Araripe..
    • Perceber os sons: alto e baixo; agudos e graves; e os ritmos lentos e rápidos;

    Linguagem corporal e Movimento:
    Competências: Apropriar-se progressiva da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
                                                  Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
    Habilidades:
    • Imitar uma bailarina dançando na ponta dos pés.
    • Sentados na rodinha, ouvir música clássica e ao comando da professora balançar a cabeça seguindo o ritmo, depois os ombros, os braços, as mãos, o tronco, girar lentamente usando o bumbum e as pernas para equilibrar-se.
    Dançar acompanhando com o corpo o ritmo das músicas trabalhadas, do gênero clássico
    • e popular.
    • Imitar o pescador remando o barco;
    • Ouvir a música o barquinho vai... .(João Gilberto),e criar uma coreografia.

                                                      Creche Municipal Vovó Rosa Pecly
    Natureza e Sociedade:
    Competências: Estabelecer relações entre o modo de vida característico do artista plástico e seu grupo social;
    • Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, da artista plástica Tarsila do Amaral,
    • Formulando perguntas, para compreender a arte plástica da pintura, escultura manifestando opiniões próprias sobre as obras de Oscar Araripe apresentadas.
                                                    Releitura de tela Maternal II
    Habilidades:
    ·         Entrevistar pais, avós, parentes, professores sobre o que sabem do artista plástico Oscar Araripe,  para que elas  possam também aprender a indagar e a pesquisar;
    ·         Observar, perceber e identificar as cores, as formas geométricas, nas paisagens das telas de Oscar Araripe, para que elas aprendam a estabelecer relações entre uma tela e outra.
    ·         Conversar com as crianças utilizando como suporte imagens fotográficas, cartazes e outros tipos de imagens que retratem as obras de Oscar Araripe. (textos informativos e literários, músicas, documentários e filmes que façam referências às obras da artista plástica).


                                       Releitura de tela coletiva - Turma Maternal I                  
    Identidade e Autonomia:
    Competências:
    • Construir uma autoimagem positiva em situações do cotidiano;
    • Estabelecer vínculos, relacionando-os com outras crianças, com seus professores e com demais profissionais da Instituição.
    Habilidades:
    • Cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
    • Utilização de materiais tais como: pincel, giz de cera, carvão, lápis de cor,  tinta guache, aquarela, telas de tecido, papel peso 40, retalhos de tecidos, papel picado, etc.; dispostos e organizados de tal forma que possam ser encontrados sem a necessidade de interferência do adulto, para que as crianças os utilizem com autonomia.

                                             Releitura de tela individual -Maternal III 

     





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal