Pular para o conteúdo principal

Projeto Mãe e Profissões

Projeto Mãe e Profissões- Educação Infantil -2014







·         Objetivo:  Valorizar todas as profissões que as mães e os pais ocupam no contexto sócio familiar e a importância de se ter uma família constituída.


Identidade e Autonomia:

Atividades:
·           Comunicação dos seus desejos, desagrados, necessidades, preferências em relação às diversas profissões, nas brincadeiras de faz de conta.
·         Identificação do nome da mãe, ou do pai ou da avó, ou pessoa responsável.
       Brincadeiras de faz de conta: Imitar a mamãe. Andar, desfilar, pintar-se,cuidar da casa, fazer comida, etc.


     

      Linguagem Oral e Escrita:
      
      Atividades:
·         Leitura de histórias sobre profissões das mulheres, poemas, contos, etc.
·         Registro de textos coletivos, músicas, versos, etc.; junto às crianças, sobre as mães e suas profissões
·         Construção lista das profissões e/ou nome das mães.
·         Montagem do próprio nome das mães  utilizando letras móveis.
·         Bingo das letras do alfabeto;
·         Quebra cabeça do nome das mães;







                                      Árvore genealógica


Sugestão para trabalhar nome dos membros da família 
e pode ser utilizado para artes para que a criança complete o corpo.

FILHA
PAPAI



                                                               MAMÃE

                                                                  VOVÔ

                                                                      VOVÓ

Linguagem Matemática:

Atividades:

  •      Contagem do número de alunos presente no dia a dia;
  •       Relação das quantidades aos seus respectivos numerais.
  •      Registro diário  do calendário mensal dos dias da semana;
  •      Comparação dos nomes listados das mães para verificação do maior número de letras e o nome com o menos número de letras;
  •       trabalhar cálculo mental, através de problematização com objetos concretos;
  •         Bingo dos numerais; 
  •     Classificação e ordenação dos objetos variados




Música e Movimento:
                   
Atividades:
·         Participação em brincadeiras que envolvam lateralidade como: pular com ambos os pés dentro de círculos, depois um pé, depois outro, para frente, para trás, para um lado, para o outro; andar sobre espaços demarcados no chão, ora com um pé, ora com outro; controlar uma bola com os pés, jogar bolsa alternando as mãos;
Construção de versos em homenagem as mães para adaptar a uma música do   repertório infantil, construindo assim uma paródia.
·         Audição de canções relacionadas às mães de vários gêneros: Sertaneja, MPB, etc.
·         Identificação do refrão como a frase que se repete.
·         Movimentação do corpo ao ritmo da canção, utilizando o movimento do próprio corpo ou partes do corpo: pé, palma da mão, cabeça estalar de dedos para marcar o ritmo.
·         Jogos e brincadeiras adaptadas ao tema mãe. Ex: Esconder-se da mamãe.
·         Mamãe mandou ficar de pé; agachado, correr sem sair do lugar, pular com os dois pés, com um só pé, etc.
  
 Artes Visuais:

Atividades:

·         Desenho livre sem intervenção direta, explorando os diversos materiais, como lápis preto, lápis de cor, lápis de cera, canetas, carvão, giz, penas, gravetos, etc.
Partindo das produções das profissões, já feitas pelas crianças, sugerir-lhes, que copiem seus próprios desenhos em escala maior 
·         ou menor. Isso possibilita que a criança reflita sobre seu próprio desenho e organize de maneira diferente os pontos, as linhas e os traçados no espaço do papel.
·         Desenho do rosto da mãe para colocar em um porta retrato confeccionado pela própria criança, utilizando materiais como EVA; cartolina, papelão, etc.
·         Confecção de flores de material diversificado para homenagear as mães.
·         Encenação da profissão das mães da comunidade escolar;












Natureza e Sociedade:
Atividades:
·         Brincadeira de faz de conta onde as crianças irão imitar as suas mães.
·         Desfilar imitando as profissões das respectivas mães;
·         Estações do ano. Dia/noite.
·         Que roupa usamos para sair?
·         Que roupa usamos dormir?
·         Que usamos para ir à escola?




SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS





      



       
      

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal