Projeto Mãe e Profissões- Educação Infantil -2014
·
Objetivo:
Valorizar todas as profissões que as mães e os pais ocupam no contexto
sócio familiar e a importância de se ter uma família constituída.
Identidade e Autonomia:
Atividades:
· Comunicação
dos seus desejos, desagrados, necessidades, preferências em relação às diversas profissões, nas brincadeiras de faz de conta.
· Identificação do nome da mãe, ou do pai ou da avó, ou pessoa responsável.
Brincadeiras de faz de conta: Imitar a mamãe. Andar, desfilar, pintar-se,cuidar da casa, fazer comida, etc.
Linguagem Oral e Escrita:
Atividades:
·
Leitura
de histórias sobre profissões das mulheres, poemas, contos, etc.
·
Registro
de textos coletivos, músicas, versos, etc.; junto às crianças, sobre as mães e suas profissões
·
Construção
lista das profissões e/ou nome das mães.
·
Montagem
do próprio nome das mães utilizando
letras móveis.
·
Bingo
das letras do alfabeto;
·
Quebra
cabeça do nome das mães;
Árvore genealógica
Árvore genealógica
Sugestão para trabalhar nome dos membros da família
e pode ser utilizado para artes para que a criança complete o corpo.
FILHA
PAPAI
Linguagem Matemática:
Atividades:
- Contagem do número de alunos presente no dia a dia;
- Relação das quantidades aos seus respectivos numerais.
- Registro diário do calendário mensal dos dias da semana;
- Comparação dos nomes listados das mães para verificação do maior número de letras e o nome com o menos número de letras;
- trabalhar cálculo mental, através de problematização com objetos concretos;
- Bingo dos numerais;
- Classificação e ordenação dos objetos variados
Música e Movimento:
Atividades:
·
Participação
em brincadeiras que envolvam lateralidade como: pular com ambos os pés dentro
de círculos, depois um pé, depois outro, para frente, para trás, para um lado,
para o outro; andar sobre espaços demarcados no chão, ora com um pé, ora com
outro; controlar uma bola com os pés, jogar bolsa alternando as mãos;
Construção de versos em homenagem as mães para adaptar a uma música do repertório infantil, construindo assim uma paródia.
Construção de versos em homenagem as mães para adaptar a uma música do repertório infantil, construindo assim uma paródia.
·
Audição
de canções relacionadas às mães de vários gêneros: Sertaneja, MPB, etc.
·
Identificação
do refrão como a frase que se repete.
·
Movimentação
do corpo ao ritmo da canção, utilizando o movimento do próprio corpo ou partes
do corpo: pé, palma da mão, cabeça estalar de dedos para marcar o ritmo.
·
Jogos
e brincadeiras adaptadas ao tema mãe. Ex: Esconder-se da mamãe.
·
Mamãe
mandou ficar de pé; agachado, correr sem sair do lugar, pular com os dois pés,
com um só pé, etc.
Artes Visuais:
Atividades:
·
Desenho
livre sem intervenção direta, explorando os diversos materiais, como lápis
preto, lápis de cor, lápis de cera, canetas, carvão, giz, penas, gravetos, etc.
Partindo das produções das
profissões, já feitas pelas crianças, sugerir-lhes, que copiem seus próprios
desenhos em escala maior
·
ou
menor. Isso possibilita que a criança reflita sobre seu próprio desenho e
organize de maneira diferente os pontos, as linhas e os traçados no espaço do
papel.
·
Desenho
do rosto da mãe para colocar em um porta retrato confeccionado pela própria
criança, utilizando materiais como EVA; cartolina, papelão, etc.
·
Confecção
de flores de material diversificado para homenagear as mães.
·
Encenação
da profissão das mães da comunidade escolar;
Natureza e Sociedade:
Atividades:
·
Brincadeira
de faz de conta onde as crianças irão imitar as suas mães.
·
Desfilar
imitando as profissões das respectivas mães;
·
Estações
do ano. Dia/noite.
·
Que
roupa usamos para sair?
·
Que
roupa usamos dormir?
·
Que
usamos para ir à escola?
Comentários
Postar um comentário