domingo, 8 de junho de 2014

FESTA JUNINA EM RITMO DE COPA


 Objetivo:
Compreender o  aspecto religioso das festas juninas, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando o evento copa como um aspecto da nossa diversidade cultural e social; 





Identidade e Autonomia:
Sugestão de Atividades:
·    Imitação de ações que representem os meios de comunicação social: um personagem da TV; um radialista, um jogador de futebol, um cantor, um narrador de futebol,etc.
·       Encaixar a bola  dizendo um nome de um colega
      Dançar ao ritmo da dança de quadrilha;






Linguagem Oral e Escrita:

Atividade:
  • Roda de conversas sobre a origem das festas juninas;
  •  Reconto das estórias ouvidas.
  • Escrita das letras das canções ditadas pelas crianças tendo o professor como escriba;
  •  Leitura não convencional da letra da canção escolhida pelas crianças, destacando a palavra de trabalho.
  • Elaboração de listas do que tem nas festas juninas.
  • Escrita espontânea de palavras relacionadas à Festa Junina da escola.
  • Organização de leitura em que as próprias crianças estabeleçam uma relação entre o que é falado e o que está escrito (embora ainda não saibam ler convencionalmente). 




Linguagem Matemática:
  • Construção do calendário do mês de junho pelas crianças, para que identifiquem os dias da semana, e visualizem o dia correspondente a semana.
  • Contagem e recontagem dos colegas de classe, objetos variados, e elementos do conjunto das coisas que encontramos nas festas juninas.
  •  Brincadeiras de faz de conta utilizando elementos da festa junina. Ex: Barraquinha de doces; salgados, bebidas, etc. Usando dinheiro confeccionado de R$1,00 até R$5,00.
  • Confeccionar bandeirinhas nas cores verde amarelo e  relacioná-las as formas geométricas.;






 Linguagem Plástica e Visual:
Atividades
§  Desenho espontâneo dos personagens de história contadas pela professora.
§   Confecção dos trabalhos utilizando recortes e colagem de palito coloridos para montagem de barraquinhas;
§  Dobraduras e pinturas de bandeirinhas e balões.
§  Confecção de mural coletivo dos trabalhos construídos pelas crianças;
§  Confecção de trabalhos utilizando garrafas Pets; papel Crepom amarelo. Ex: Milho;








Linguagem Musical e Movimento: 
Atividades:
·         Identificação dos elementos da música para se expressar, interagir  e ampliar seu conhecimento do mundo;
·         Cantar  músicas: de modo rápido, devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da bruxa, do lobo, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
·         Audição, cantos e danças de músicas tradicionais de festa junina para apresentarem no evento escolar.
·          Ensaios da quadrilha para ser apresentada na festa da escola.
·         Criação de pequenas canções, onde as crianças podem fazer rimas com seus próprios nomes e dos colegas, com nomes de jogadores, cores, palavras futebol, Brasil, copa,etc.

(Clique no link para ver a coreografia de crianças pequenas, da canção do vídeo abaixo)  
 https://www.youtube.com/watch?v=xWXLDdKt3PA


                                                                      Sai preguiça 


                                                        Rala o coco mexe a canjica


OBS: Neste link vocês encontram 15 músicas juninas com letra e vídeo  é só clicar.
hptt://www.educasempre.com/2013/06/15-musicas- para--festa-junina-julina.html

Natureza e sociedade:
  • Conscientização sobre o perigo dos balões, nesta época do ano;
  • Utilização de fotos, relatos e outros registros para a observação de paisagens do campo e da cidade.
  •  “Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?”, “Será que todas as crianças utilizam os mesmos meios de transporte que utilizamos? Será que elas brincam das mesmas brincadeiras? Quais serão as brincadeiras preferidos delas?”
  • Conversa informativa utilizando como suporte fotografias, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as paisagens variadas. (textos informativos e literários, músicas, documentários e filmes que façam referências a outras paisagens).
  • Pesquisas sobre a origem das festas juninas.



Símbolos da Festa Junina
Principais símbolos da Festa Junina e seus significados, fotos





Fogueira: a luz proporcionada pela fogueira simboliza a proteção. É um dos principais símbolos da Festa Junina, pois os eventos ocorrem ao redor dela. É também uma homenagem aos três santos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio. A fogueira também proporciona calor, de grande importância no mês de junho em função das baixas temperaturas.


Pau de sebo: é uma brincadeira bem tradicional. Prêmios são colocados no topo de um tronco escorregadio (com sebo animal). A dificuldade em subir proporciona muitas risadas e diversão para aqueles que assistem

Balões: embora ainda sejam considerados símbolos das festas juninas, os balões estão sendo deixados de lado em função do risco de incêndio que oferecem. Em muitas festas juninas são usados apenas como elementos decorativos.


Bandeirinhas: toda festa junina tem que ter as famosas e tradicionais bandeirinhas coloridas. Enfileiradas e amarradas em barbantes, são espalhadas pela área (partes altas) onde ocorre a festa. Deixam a festa colorida e animada.


Personagens da quadrilha: a dança de quadrilha é um dos momentos mais importantes das Festas Juninas. Os personagens simbolizam algumas das principais figuras da sociedade rural. São eles: padre, noivo, noiva, pais do noivo, pais da noiva, madrinhas, padrinhos, delegado, sacristão, entre outros.


BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA



Pescaria
A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesse é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.



Corrida do saco
Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.

Jogo do rabo do burro
Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

Derrubando latas
Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas. 




Correio Elegante
Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira. 



Corrida do Ovo na colher
Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.





Principais curiosidades sobre Festa Junina no Brasil
- A Festa Junina tem suas origens na cultura europeia da época da Idade Média. Foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, porém sofreu várias adaptações em nosso território, onde foram incorporadas tradições brasileiras. 
- Para cada santo há um tipo de fogueira diferente. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na fogueira de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato de quadrado. Já na fogueira de São Pedro, as madeiras ficam na posição de triângulo.
- Há muitos anos atrás, em Portugal, a Festa Junina era chamada de "Festa Joanina", em homenagem a São João Batista.
- As canções de Luiz Gonzaga ("o rei do Baião") são as mais tocadas nas Festas Juninas brasileiras.
- A Festa Junina é a segunda mais importante festa popular brasileira da cultura brasileira (fica atrás somente do Carnaval).
- O milho é a base de muitas comidas da Festa Junina, pois é neste mês que ocorre a colheita dele. 
- A região Nordeste do Brasil é a que mais comemora a Festa Junina. 
- A quadrilha é um dos destaques da Festa Junina no Brasil. Esta dança surgiu como uma forma de agradecimento aos três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita realizada.
- A maior Festa Junina do Brasil ocorre na cidade paraibana de Campina Grande, reunindo milhares de pessoas todos os anos. 
- Antigamente, imagens dos três santos católicos da Festa Junina eram pintadas em bandeiras e espalhadas pelos locais da festa. Com o tempo, estas bandeiras foram transformadas em bandeirinhas, que até hoje são usadas para decorar os ambientes da festa.
- As roupas típicas da Festa Junina estão relacionadas ao modo de se vestir dos habitantes da zona rural de décadas atrás. 
- A fogueira, símbolo marcante das festas juninas, é uma tradição de origem pagã, que servia para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte. 
- Os instrumentos musicais mais utilizados para acompanhar as músicas das festas juninas são: violão, viola, triângulo, sanfona, zabumba, pandeiro e cavaquinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário