Objetivo:
- Conhecer e apreciar os
elementos que constitui as obras de Ivan Cruz.
- Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Ivan Cruz.
Linguagem Oral e Escrita
Formulação
de questões orais:
·
Vocês já
viram essa foto, sabem o nome desse pintor?
·
Vocês já
ouviram falar sobre Ivan Cruz?
·
Sabem
onde ele nasceu e morou? Que cidade conheceu?
·
Sabiam
que quando ele era criança gostava de desenhar e pintar?
·
O que
vocês acham que ele desenhava e pintava?
·
Mostrar
algumas obras de Ivan Cruz e perguntar às crianças se elas conseguem encontrar
na pintura alguma figura que já conhecem, e depois deixar que as crianças se
expressem livremente.
·
Conversa
informal sobre o nome da obra de Ivan Cruz e a vida do artista do artista plástico.
·
Identificação
das letras do nome – Ivan Cruz.
- Diferenciação
do nome e do sobrenome.
- Realização
de lista das obras que as crianças apreciaram no vídeo, ou na foto;
- Escrita espontânea das cores e formas e
brincadeiras encontradas nas obras apreciadas;
VAMOS TODOS CONHECER E E
UM PINTOR OO
CHEIO DE LUZ UZ UZ
ELE É É É
MUITO FAMOSO SO SO
O NOME DELE É - IVAN
CRUZ
PARÓDIA DA CANÇÃO - FUI MORAR NUMA CASINHA
ELE É O PINTOR Ô Ô Ô
CHEIO DE LUZ UZ UZ UZ UZ
O NOME DELE Ê Ê Ê
É IVAN CRUZ UZ UZ UZ.
PARÓDIA DA CANÇÃO: EU VI UM SAPO PO PO PO
OBS: As paródias tem o objetivo de ajudar as crianças a gravarem o nome do pintor- IVAN CRUZ
BIOGRAFIA DE IVAN CRUZ
FORMAS GEOMÉTRICAS
Linguagem Matemática:
- Contagem
do número de letras do nome de Ivan Cruz;
- Contagem
o número de banco de palavras de algumas obras do artista plástico- Ivan Cruz;
- Formas
geométricas apresentadas nas obras de Ivan Cruz.
- Relação
das cores observadas e identificá-las de forma oral;
- Brincadeira de faz de conta: Quanto custa esse quatro de Ivan Cruz? Por que esse é mais caro do que aquele? Deixar que as crianças verbalizem o valor, estabeleçam relações e pensem na justificativa para valorizar mais um que outro.
Linguagem
Plástica e Visual:
- Disponibilização de materiais variados e colocar ao alcance das crianças;
- Pintura com materiais adaptados: Pincel feito de graveto, pena folha, canudo, seringa, embalagem de desodorante rollon, dedo, carvão,etc
- Carimbos de – mão, folha, legumes,etc.
- Escultura – papel machê, argila, massa de modelar.
- Intervenção no papel: Cole, em folhas de papel, figuras geométricas, retalhos de tecidos, fotos de revista. Proponha às crianças que desenhem a partir disso.
Linguagem
Musical
- Audição músicas clássicas enquanto as crianças criam ou apreciam as obras de Ivan Cruz
- Construção
de uma paródia utilizando-se de uma música do repertório infantil ou de
outro gênero popular que seja significativo para as crianças, para memorizarem
o nome de Ivan Cruz.
- Audição
de sons altos e baixos; agudos e graves; e os ritmos lentos e rápidos;
- Apresentação de uma música popular brasileira que represente a tela escolhida pela criança
O Pião entrou na roda, ó pião ! (bis)
Refrão Roda pião, bambeia pião ! (bis)
Sapateia no terreiro, ó pião ! (bis)
Mostra a tua figura, ó pião ! (bis)
Faça uma cortesia, ó pião ! (bis)
Atira a tua fieira, ó pião ! (bis)
Entrega o chapéu ao outro, ó pião ! (bis)
SAMBA LELÊ
Canção da Bicicleta
Canção do Avião
Canção Marinheiro Só
A Bicicleta
Linguagem
corporal/ Movimento:
- Cirandas
de roda diversas.
- Sentados
na rodinha, ouvir música clássica e ao comando da professora balançar a
cabeça seguindo o ritmo, depois os ombros, os braços, as mãos, o tronco,
girar lentamente usando o bumbum e as pernas para equilibrar-se.
- Dançar movimentando o corpo ao ritmo das músicas trabalhadas, do gênero clássico e popular.
- Audição das músicas do repertório MPB, seguida
de uma coreografia construída pelas crianças.
- Imitar a bailarina, caminhando na ponta dos pés;
- Pular corda; arrastar-se, andar com os joelhos dobrados; com ombros e cabeça para trás, afim de passar por debaixo do espaço da corda esticada.
- Andar sobre latas, pés de lata;
- Brincadeiras que envolvem o desafio de superar os obstáculos;
- Caça ao tesouro; cabo de guerra; bolinha de sabão;
Natureza e Sociedade:
·
Entrevistas com os pais, avós, parentes, professores, sobre o que sabem do artista plástico Ivan
Cruz, para que elas possam também aprender a indagar e a
pesquisar;
·
Identificação das cores, das formas
geométricas, nas paisagens das telas de Ivan Cruz.
·
Conversas
com as crianças utilizando como suporte imagens fotográficas, cartazes e outros
tipos de imagens que retratem as obras de Ivan Cruz (textos informativos e
literários, músicas, documentários, Power Point e filmes que façam referências às obras do
artista plástico).
http://www.youtube.com/watch?v=ysZbFN_j3Ps
http://www.youtube.com/watch?v=F5CHX51-Q4w
http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/
Fotos da culminância do Projeto na Escola Municipalizada João de Martins Martins
Trabalho com o ensino fundamental,pesquisando sobre o artista Ivan Cruz encontrei este belo trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirSó hoje vi este site. Gosto do que vejo - minhas obras sendo usadas na educação com ludicidade. Parabéns aos Profissionais da Educação que desenvolveram este trabalho. Deus os abençoe e às crianças. Meu zap 22 997 111111
ResponderExcluirQue lindeza! É o sr.Ivan?
ExcluirQue maravilha essas releituras! Irei fazer com meus alunos!
ResponderExcluir