Pular para o conteúdo principal

PEQUENOS PINTORES - RELEITURAS DE IVAN CRUZ






Objetivo:

  • Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Ivan Cruz.
  • Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Ivan Cruz.


Linguagem Oral e Escrita

Formulação de questões orais:
·                 Vocês já viram essa foto, sabem o nome desse pintor?
·                  Vocês já ouviram falar sobre Ivan Cruz?
·                  Sabem onde ele nasceu e morou? Que cidade conheceu?
·                  Sabiam que quando ele era criança gostava de desenhar e pintar?
·                  O que vocês acham que ele desenhava e pintava? 
·                  Mostrar algumas obras de Ivan Cruz e perguntar às crianças se elas conseguem encontrar na pintura alguma figura que já conhecem, e depois deixar que as crianças se expressem livremente.
·         Conversa informal sobre o nome da obra de Ivan Cruz e a vida do artista do artista plástico.
·         Identificação das letras do nome – Ivan Cruz.
  • Diferenciação do nome e do sobrenome.
  • Realização de lista das obras que as crianças apreciaram no vídeo, ou na foto;
  • Escrita espontânea das cores e formas e brincadeiras encontradas nas obras apreciadas;


VAMOS TODOS CONHECER E E
UM PINTOR OO
CHEIO DE LUZ UZ UZ
ELE É É É
MUITO FAMOSO  SO SO
O NOME DELE É  - IVAN CRUZ

PARÓDIA DA CANÇÃO - FUI MORAR NUMA CASINHA



ELE  É  O PINTOR Ô Ô Ô
CHEIO DE LUZ UZ UZ UZ UZ
O NOME DELE  Ê Ê Ê
É IVAN CRUZ UZ UZ UZ.

PARÓDIA DA CANÇÃO: EU VI UM SAPO PO PO PO

OBS: As paródias tem o objetivo de ajudar as crianças a gravarem o nome do pintor- IVAN CRUZ




BIOGRAFIA  DE IVAN CRUZ








                                                          FORMAS GEOMÉTRICAS


Linguagem Matemática:

  • Contagem do número de letras do nome de Ivan Cruz;
  • Contagem o número de banco de palavras de algumas obras do artista plástico-  Ivan Cruz;
  • Formas geométricas apresentadas nas obras de Ivan Cruz.
  • Relação das cores observadas e identificá-las de forma oral;
  • Brincadeira de faz de conta: Quanto custa esse quatro de Ivan Cruz? Por que esse é mais caro do que aquele? Deixar que as crianças verbalizem o valor, estabeleçam relações e  pensem na justificativa para valorizar mais um que outro.






Linguagem Plástica e Visual:

  •   Disponibilização de  materiais variados e colocar ao alcance das crianças;
  •  Pintura com materiais adaptados: Pincel feito de graveto, pena folha, canudo, seringa, embalagem de desodorante rollon, dedo, carvão,etc
  •  Carimbos de – mão, folha, legumes,etc.
  •  Escultura – papel machê, argila, massa de modelar.
  •  Intervenção no papel: Cole, em folhas de papel, figuras geométricas, retalhos de tecidos, fotos de revista. Proponha às crianças que desenhem a partir disso.






Linguagem Musical


  • Audição músicas clássicas enquanto as crianças criam ou apreciam as obras de Ivan Cruz
  • Construção de uma paródia utilizando-se de uma música do repertório infantil ou de outro gênero popular que seja significativo para as crianças, para memorizarem o nome de Ivan Cruz.
  • Audição de sons altos e baixos; agudos e graves; e os ritmos lentos e rápidos;
  • Apresentação de  uma música popular brasileira que represente a tela escolhida pela criança

Roda Pião


Cantigas Populares

O Pião entrou na roda, ó pião ! (bis)

    Refrão Roda pião, bambeia pião ! (bis)

Sapateia no terreiro, ó pião ! (bis)
Mostra a tua figura, ó pião ! (bis)
Faça uma cortesia, ó pião ! (bis)
Atira a tua fieira, ó pião ! (bis)
Entrega o chapéu ao outro, ó pião ! (bis)







                                                                 SAMBA LELÊ

Canção da Bicicleta

Canção do Avião

                                                              Canção Marinheiro Só

A Bicicleta


Linguagem corporal/ Movimento:

  • Cirandas de roda diversas.
  • Sentados na rodinha, ouvir música clássica e ao comando da professora balançar a cabeça seguindo o ritmo, depois os ombros, os braços, as mãos, o tronco, girar lentamente usando o bumbum e as pernas para equilibrar-se.
  • Dançar movimentando o corpo ao ritmo das músicas trabalhadas, do gênero clássico e popular.
  •  Audição das músicas do repertório MPB, seguida de uma coreografia construída pelas crianças.
  • Imitar a bailarina, caminhando na ponta dos pés; 
  • Pular corda; arrastar-se, andar com os joelhos dobrados; com ombros e cabeça para trás, afim de passar por debaixo do espaço da corda esticada. 
  • Andar sobre latas, pés de lata;
  • Brincadeiras que envolvem o desafio de superar os obstáculos;
  • Caça ao tesouro; cabo de guerra;  bolinha de sabão;






Natureza e Sociedade:

·         Entrevistas com os pais, avós, parentes, professores, sobre o que sabem do artista plástico Ivan Cruz,  para que elas  possam também aprender a indagar e a pesquisar;
·          Identificação das cores, das formas geométricas, nas paisagens das telas de Ivan Cruz.
·         Conversas com as crianças utilizando como suporte imagens fotográficas, cartazes e outros tipos de imagens que retratem as obras de Ivan Cruz (textos informativos e literários, músicas, documentários, Power Point e filmes que façam referências às obras do artista plástico).








Bibliografia:https://www.google.com.br/search?
             
            http://www.youtube.com/watch?v=ysZbFN_j3Ps

             http://www.youtube.com/watch?v=F5CHX51-Q4w
           http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/


    Fotos da culminância do Projeto na Escola Municipalizada João de Martins Martins








                                Culminância do Projeto na Creche Municipal Vovó Rosa Pecly


Comentários

  1. Trabalho com o ensino fundamental,pesquisando sobre o artista Ivan Cruz encontrei este belo trabalho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Só hoje vi este site. Gosto do que vejo - minhas obras sendo usadas na educação com ludicidade. Parabéns aos Profissionais da Educação que desenvolveram este trabalho. Deus os abençoe e às crianças. Meu zap 22 997 111111

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha essas releituras! Irei fazer com meus alunos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal