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PROJETO FOLCLORE




Objetivo: Repassar valores culturais, resgatando a importância do Folclore Brasileiro, através de músicas, lendas, brinquedos e  brincadeiras.

                                                             LENDA DO CURUPIRA

                                                                   PARLENDAS










                                                           

Linguagem Oral e Escrita:

Habilidades:
  • Conto e reconto das lendas folclóricas conhecidas aproximando-se das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
  •   Reproduzir oralmente jogos verbais, como:
  • Trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas,cruzadinhas,quadrinhas e canções.
  •  Construção de texto coletivo sobre uma das lendas trabalhadas.
  •   Autoditado dos nomes das lendas utilizando-se do alfabeto móvel.
  •  Dominó das letras do alfabeto e/ou sílabas   e palavras trabalhada.
  •   Banco de palavras das lendas do folclore Brasileiro.
  •   Quebra-cabeça com letras de nomes
  • Nome faltando letras ou sílabas para completar.







                                 


Linguagem Matemática

Habilidades:

  • Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz”
  • Agrupamento e contagem de elementos utilizando diferentes formas ( uso dos dedos,tampinhas,garrafinhas,) e/ou objetos ( palitos, dinheirinho, pedrinhas,etc.).
  • Resolução de problemas relativos à contagem de diversas formas (contagem agrupando os números de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.)
  •  Leitura das lendas folclóricas, observando o índice e a numeração das páginas, para que as crianças investiguem as regularidades do sistema numérico.
  • Utilização de calendário mensal para marcar os dias, semana grafando-o com o auxílio da professora. 







Linguagem Plástica e Visual:


Habilidades:

                                       Boto Rosa Dobradura


Iara  Dobradura



  • Ilustração das lendas folclóricas contadas e recontadas em sala de aula, utilizando materiais diversos; giz de cera; lápis de cor; aquarela; cola colorida; ect.
  • Montagem de quebra cabeça dos personagens do folclore brasileiro,
  • Copia de seus próprios desenhos em escala maior para o Pré I e menor para o Pré II.
  • Confecção de maquete do ambiente em que vivem os personagens das lendas do folclore brasileiro que devem ser feitas em etapas, envolvendo a composição de volume, proporcionalidade, equilíbrio, etc.
  • Dobraduras de personagens do folclore brasileiro.                                                                                   


                                                                                                                                                
Linguagem Musical:                                                                                                                                              
  •   Habilidades:
  •          Participação em jogos e brinquedos musicais da cultura infantil: acalantos e cantigas de ninar, parlendas, cirandas (danças de roda); adivinhas e trava - línguas
  •  Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o barulho do carro e identificá-los.
  • Acompanhamento de ritmo das músicas batendo palmas, estalando dedos, batendo com os dois pés, depois com o pé direito, o esquerdo, balançando os ombros pra cima pra baixo, etc.                                                                                                                                                  
L        Linguagem corporal/Movimento:

Habilidades:
  • Participação em brincadeiras que envolvam lateralidade como: 
  • pular com ambos os pés dentro de círculos, depois um pé, depois outro, para frente, para trás, para um lado, para o outro;
  •  andar sobre espaços demarcados no chão, ora com um pé, ora com outro; 
  • controlar uma bola com os pés, jogar bolsa alternando as mãos; 
  • Corridas: do ovo na colher, do saco, carregando um copo descartável com água;  procurando não entornar ou saquinhos de areia na cabeça;
  •  Brincadeira da corda: passar por cima e por baixo
  • Jogo de boliche e das latas, etc. 
  • Jogo da amarelinha;
  •  Brincadeira da corda: passar por cima e por baixo;
  • Jogo de boliche e das latas, etc.







Natureza e Sociedade:

Habilidades:
§  Participação nas atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições do folclore brasileiro;
§  Confecção de objetos variados, como brinquedos feitos de madeira, tecido, papel e outros tipos de materiais, alguns jogos de tabuleiro e de mesa, como dama ou dominó, ou objetos para uso cotidiano feitos de embalagens de papelão e plástico.
§  Confecção de um tapete sensorial;
§  Caça ao tesouro;
§  Participação em brincadeiras, como caça ao tesouro, que apresentarem  desafios relacionados à representação gráfica do espaço.

                                                                 
                                                                         Bilboquê


                                                                     Pé de Lata





                                                                                                                   

I  Identidade e Autonomia:
  
    Habilidades
  •       Resolução de pequenos problemas do cotidiano, por iniciativa e/ou pedindo ajuda se necessário.
  •        Participação em brincadeiras tradicionais do folclore brasileiro, cirandas, brincadeiras de roda, casinha, pular corda envolvendo,  meninos e meninas.         
  •                                                                                       
  •                                       BIA BEDRAN DE ABÓBORA FAZ MELÃO




















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