Objetivo: Repassar valores culturais, resgatando a importância do Folclore Brasileiro, através de músicas, lendas, brinquedos e brincadeiras.
LENDA DO CURUPIRA
PARLENDAS
Linguagem Oral e Escrita:
Habilidades:
- Conto e reconto das lendas folclóricas conhecidas aproximando-se das características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
- Reproduzir oralmente jogos verbais, como:
- Trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas,cruzadinhas,quadrinhas e canções.
- Construção de texto coletivo sobre uma das lendas trabalhadas.
- Autoditado dos nomes das lendas utilizando-se do alfabeto móvel.
- Dominó das letras do alfabeto e/ou sílabas e palavras trabalhada.
- Banco de palavras das lendas do folclore Brasileiro.
- Quebra-cabeça com letras de nomes
- Nome faltando letras ou sílabas para completar.
Linguagem Matemática
Habilidades:
- Brincadeiras
e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do
vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz”
- Agrupamento e contagem de elementos
utilizando diferentes formas ( uso dos dedos,tampinhas,garrafinhas,) e/ou
objetos ( palitos, dinheirinho, pedrinhas,etc.).
- Resolução de problemas relativos à contagem de diversas formas (contagem agrupando os números de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.)
- Leitura das lendas folclóricas, observando o índice e a numeração das páginas, para que as crianças investiguem as regularidades do sistema numérico.
- Utilização de calendário mensal para marcar os dias, semana grafando-o com o auxílio da professora.
Linguagem Plástica e Visual:
Habilidades:
Boto Rosa Dobradura
Boto Rosa Dobradura
Iara Dobradura
- Ilustração das lendas
folclóricas contadas e recontadas em sala de aula, utilizando materiais
diversos; giz de cera; lápis de cor; aquarela; cola colorida; ect.
- Montagem de quebra cabeça dos
personagens do folclore brasileiro,
- Copia de seus próprios desenhos em escala maior para o Pré I e menor para o Pré II.
- Confecção de maquete do ambiente em que vivem os personagens das lendas do folclore brasileiro que devem ser feitas em etapas, envolvendo a composição de volume, proporcionalidade, equilíbrio, etc.
- Dobraduras de personagens do folclore brasileiro.
Linguagem Musical:
- Habilidades:
- Participação em jogos e brinquedos musicais da cultura infantil: acalantos e cantigas de ninar, parlendas, cirandas (danças de roda); adivinhas e trava - línguas
- Escuta de sons do ambiente: pássaros, cães, a sirene da ambulância, o barulho do carro e identificá-los.
- Acompanhamento de ritmo das músicas batendo palmas, estalando dedos, batendo com os dois pés, depois com o pé direito, o esquerdo, balançando os ombros pra cima pra baixo, etc.
L Linguagem corporal/Movimento:
Habilidades:
- Participação em brincadeiras que envolvam lateralidade como:
- pular com ambos os pés dentro de círculos, depois um pé, depois outro, para frente, para trás, para um lado, para o outro;
- andar sobre espaços demarcados no chão, ora com um pé, ora com outro;
- controlar uma bola com os pés, jogar bolsa alternando as mãos;
- Corridas: do ovo na colher, do saco, carregando um copo descartável com água; procurando não entornar ou saquinhos de areia na cabeça;
- Brincadeira da corda: passar por cima e por baixo
- Jogo de boliche e das latas, etc.
- Jogo da amarelinha;
- Brincadeira da corda: passar por cima e por baixo;
- Jogo de boliche e das latas, etc.
Natureza e Sociedade:
Habilidades:
§ Participação nas
atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam
respeito às tradições do folclore brasileiro;
§ Confecção de objetos
variados, como brinquedos feitos de madeira, tecido, papel e outros tipos de
materiais, alguns jogos de tabuleiro e de mesa, como dama ou dominó, ou objetos
para uso cotidiano feitos de embalagens de papelão e plástico.
§ Confecção de um tapete
sensorial;
§ Caça ao
tesouro;
§ Participação
em brincadeiras, como caça ao tesouro, que apresentarem desafios relacionados à representação gráfica
do espaço.
I Identidade e Autonomia:
Habilidades
- Resolução de pequenos problemas do cotidiano, por iniciativa e/ou pedindo ajuda se necessário.
- Participação em brincadeiras tradicionais do folclore brasileiro, cirandas, brincadeiras de roda, casinha, pular corda envolvendo, meninos e meninas.
- BIA BEDRAN DE ABÓBORA FAZ MELÃO
Comentários
Postar um comentário