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Projeto Pedagógico contra a Corrupção

Projeto:
“Construindo  vidas sem corrupção”.

Eixo:
 Diretrizes para a Prevenção 
e o Combate à Corrupção


“É no problema da educação que se assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”
Immanuel Kant

APRESENTAÇÃO:

                 Considerando que estamos vivendo em um mundo de conflitos e que a nossa sociedade passa por um período de intensas turbulências refletidas significativamente na Escola, torna-se notória a urgência de criarmos apreço pelos valores e formar adultos com referenciais de cidadania e respeito pelo próximo através de uma verdadeira revolução na maneira de educarmos nossas crianças com fins à construção de um mundo sem corrupção.

 JUSTIFICATIVA:
Construir a cidadania é uma ação conjunta, com benefícios para todos os que dela participam. O projeto “Construindo Vidas sem Corrupção”.  É uma semente a ser plantada no coração de cada escola de nosso município, para que as gerações futuras possam ver germinar um país mais justo, que alimenta seus filhos com princípios éticos e cidadania.

OBJETIVOS:
Despertar as boas qualidades humanas existentes no aluno e explorar suas infinitas potencialidades de combater a corrupção; 
Facilitar a mudança prática de atitudes incorretas, estimulando a formação de novos hábitos que favoreçam o crescimento do ser humano;   
Oportunizar maior abertura do aluno em relação aos demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal devido a preconceitos e condicionamentos, que geralmente angustiam e afastam as pessoas;  
Proporcionar mais diretamente uma colaboração efetiva afastando a frieza, o indiferentismo, a mentira, a agressividade, o desejo de dominação e o tratamento da pessoa como objeto, focando principalmente os princípios para uma boa convivência em grupo.


SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO:
A partir da representação derivada da relação entre as vivências práticas dos valores contra a corrupção, na Escola, através de atividades previamente elaboradas pelos professores, em momento de estudo e reflexão tais como: dinâmicas, músicas, jogos, dramatizações, narrações de histórias, debates e outras, serão oportunizados ao aluno, não só refletir sobre atitudes corruptas e suas consequências, perante os indivíduos inerentes ao seu grupo de convívio social e familiar, como também atuar neste de forma mais consciente e positiva.
Sugerimos que os temas e subtemas a serem desenvolvidos atendam a uma ordem sequencial de necessidades, sob o ponto de vista dos educadores da Escola, ficando assim elencados:

Não violência                          Respeito à cidadania

                                                Concórdia

                                                Solidariedade
                                                Fraternidade
Amor                                       Amizade
                                                Compreensão
                                                Perdão
                                                Generosidade
Retidão                                    Respeito
                                                Disciplina
                                                Responsabilidade
                                                Amabilidade
                                                Coragem
                                                Ordem
                                                Esforço
Verdade                                   Sinceridade
                                                Otimismo
                                                Honestidade
                                                Discernimento
                                                Autoanálise
                                                Justiça
Paz                                          Autoaceitação
                                                Autoestima
                                                Calma
                                                Autocontrole
                                                Tolerância
Para cada subvalor trabalhado serão formulados e divulgados, com e para a turma, alguns critérios de atitudes positivas que deverão ser vivenciados ao longo da semana. Cada critério valerá um determinado número de pontos pré-definidos pelo professor dinamizador. O aluno que conseguir cumpri-lo até o término da semana receberá em cédulas a quantidade de pontos correspondentes aos critérios conquistados. Todas as atividades realizadas durante o projeto serão registradas e coletadas pelo professor dinamizador para a montagem de um portfólio que conterá também o relato de suas experiências.
Os professores de cada disciplina irão explorar em suas atividades práticas os valores contra a corrupção trabalhados durante a semana.
Público Alvo: todos os alunos da escola
Duração: Ano letivo de 2012.
Bom trabalho pra todos!
         
   


Observação: As fotos colocadas neste blog foram retiradas da galeria de fotos do Google. Caso haja alguém que não queira a publicação, é só entrar em contato comigo que esta será imediatamente retirada.
    


E-mail de contato:mrsaraujo38@gmail.com


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