Projeto:
“Construindo vidas sem corrupção”.
“Construindo vidas sem corrupção”.
Considerando que estamos vivendo em um mundo de conflitos e que a nossa sociedade passa por um período de intensas turbulências refletidas significativamente na Escola, torna-se notória a urgência de criarmos apreço pelos valores e formar adultos com referenciais de cidadania e respeito pelo próximo através de uma verdadeira revolução na maneira de educarmos nossas crianças com fins à construção de um mundo sem corrupção.
Construir a cidadania é uma ação conjunta, com benefícios para todos os que dela participam. O projeto “Construindo Vidas sem Corrupção”. É uma semente a ser plantada no coração de cada escola de nosso município, para que as gerações futuras possam ver germinar um país mais justo, que alimenta seus filhos com princípios éticos e cidadania.
OBJETIVOS:
Despertar as boas qualidades humanas existentes no aluno e explorar suas infinitas potencialidades de combater a corrupção;
Facilitar a mudança prática de atitudes incorretas, estimulando a formação de novos hábitos que favoreçam o crescimento do ser humano;
Oportunizar maior abertura do aluno em relação aos demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal devido a preconceitos e condicionamentos, que geralmente angustiam e afastam as pessoas;
Proporcionar mais diretamente uma colaboração efetiva afastando a frieza, o indiferentismo, a mentira, a agressividade, o desejo de dominação e o tratamento da pessoa como objeto, focando principalmente os princípios para uma boa convivência em grupo.
SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO:
A partir da representação derivada da relação entre as vivências práticas dos valores contra a corrupção, na Escola, através de atividades previamente elaboradas pelos professores, em momento de estudo e reflexão tais como: dinâmicas, músicas, jogos, dramatizações, narrações de histórias, debates e outras, serão oportunizados ao aluno, não só refletir sobre atitudes corruptas e suas consequências, perante os indivíduos inerentes ao seu grupo de convívio social e familiar, como também atuar neste de forma mais consciente e positiva.
Sugerimos que os temas e subtemas a serem desenvolvidos atendam a uma ordem sequencial de necessidades, sob o ponto de vista dos educadores da Escola, ficando assim elencados:
Concórdia
Solidariedade
Fraternidade
Compreensão
Perdão
Retidão Respeito
Disciplina
Responsabilidade
Amabilidade
Coragem
Ordem
Esforço
Otimismo
Honestidade
Discernimento
Autoanálise
Justiça
Autoestima
Calma
Autocontrole
Para cada subvalor trabalhado serão formulados e divulgados, com e para a turma, alguns critérios de atitudes positivas que deverão ser vivenciados ao longo da semana. Cada critério valerá um determinado número de pontos pré-definidos pelo professor dinamizador. O aluno que conseguir cumpri-lo até o término da semana receberá em cédulas a quantidade de pontos correspondentes aos critérios conquistados. Todas as atividades realizadas durante o projeto serão registradas e coletadas pelo professor dinamizador para a montagem de um portfólio que conterá também o relato de suas experiências.
Os professores de cada disciplina irão explorar em suas atividades práticas os valores contra a corrupção trabalhados durante a semana.
Público Alvo: todos os alunos da escola
Duração: Ano letivo de 2012.
Bom trabalho pra todos!
Fonte: http://www.youube.com.br
Observação: As fotos colocadas neste blog foram retiradas da galeria de fotos do Google. Caso haja alguém que não queira a publicação, é só entrar em contato comigo que esta será imediatamente retirada.
E-mail de contato:mrsaraujo38@gmail.com
Comentários
Postar um comentário