Projeto:
Brinquedos e brincadeiras.
Objetivo: Valorizar
na criança o espírito de grupo, integração, socialização deixando-as vivenciar
e expressar o ser criança sem deixá-la esquecer de que é alguém muito especial.
Identidade e Autonomia:
Competências:
- Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão;
- Despertar a livre iniciativa;
- Seguir regras durante jogos e brincadeiras;
Habilidades:
- Participar de brincadeiras e da exploração de diferentes brinquedos.
- Participar de brincadeiras de “esconder e achar” e de brincadeiras de imitação.
- Escolher brinquedos, objetos e espaços para brincar.
- Utilizar de múltiplos objetos significativos, para facilitar a comunicação, as ações encadeadas de faz de conta, reduzindo a incidência de conflitos em torno da posse dos objetos colocados à disposição das crianças.
- Jogar e brincar de parque ou quintal, envolvendo a percepção, o reconhecimento do próprio corpo, o do outro e a imitação de movimentos, considerando os conhecimentos prévios das crianças acerca de si mesmas e de sua corporeidade
- Participar em atividades nas quais as crianças possam descobrir e exercitar suas possibilidades corporais (subir e descer de árvore, superar obstáculos, percorrer circuitos com dificuldades diversas), valorizando a crescente capacidade psicomotora das crianças, desenvolvendo a confiança em suas capacidades motoras, a organização do espaço físico, deixando ao seu alcance tanto materiais que as desafiem como aqueles que lhes deem oportunidade de ter sucesso, criando um ambiente encorajador.
Linguagem
Corporal/Movimento.
Competências:
- Coordenar o movimento e o equilíbrio em ações individuais ou em situações de interação.
- Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
- Aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajuste de suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações, controlando gradualmente o próprio movimento;
- Utilizar os recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
- Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.
Habilidades:
- Deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
- Contar histórias e dramatizar, para que as crianças vivenciam os personagens e interpretam suas ações;
- Construção de cabanas e túneis utilizando mesas, cadeiras e tecidos variados(jogo simbólico),sugerir que andem na ponta dos pés.
- Brincadeiras com bola para: chutar, lançar, quicar, arremessar...
- Brincadeira com pneus: caminhar dentro dos pneus, rolar, pular...
- Brincadeiras de estátua (promove a manutenção do tônus muscular)dança das cadeiras (sem retirar as cadeiras), ”Meus pintinhos venham cá”, pular corda sem bater para fazer cobrinha.
- Brincadeira de faz de conta utilizando fantasias variadas, maquiagem, roupas velhas de adultos, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.
- Brincadeiras que envolvam lateralidade:
- Desmontar e montar partes de um boneco;
- Cruzar instruções: mão direita na orelha e a esquerda na cintura, calcanhar esquerdo no joelho direito;
- Desenhar o contorno da mão direita e pintá-la ou desenhar dentro dela com a mão esquerda e vice-versa;
- Amarelinha: pular com o pé direito na ida e o esquerdo na volta, alternar um pulo com um pé e com os dois pés, alternar dois pulos com o pé esquerdo e dois com o direito, de acordo com a posição da casa, pular com o pé direito ou esquerdo.
Linguagem Musical.
Competências:
- Reproduzir e imitar musicais; brincadeiras com a música,
- Identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
- Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Habilidades:
|
Linguagem Plástica.
Competências:
- Ampliar a possibilidade de expressão e comunicação utilizando-se de diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies.
- Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção como forma de expressão e comunicação de suas ideias, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Habililidades:
|
- Expor, apreciar e valorizar realizadas pelas crianças de suas produções, propiciando a leitura dos objetos, para que a criança desenhe a partir desse traçado.
- Ler as imagens produzidas pelas próprias crianças (desenhos, colagens, recortes, objetos, pinturas etc.), permitindo que elas falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre seus trabalhos, reformulem suas ideias, construam novos conhecimentos a partir das observações feitas, bem como desenvolvam o respeito e o contato social com os outros. e textos ainda que não de forma convencional;
Linguagem
Oral e Escrita.
Competências:
Competências:
- Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
- Demonstrar autonomia na escolha de livros para “ler” e apreciar;
- Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;
- Demonstrar interesse em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
Habilidades:
Natureza e Sociedade:
Competências:
Habilidades:
Competências:
Habilidades:
|
Muito bom seu projeto...😙😙
ResponderExcluirMuito bom. Amei.
ResponderExcluirAmei o seu planejamento. Vou aproveitar esta semana da criança para desenvolver com minha turma. Obrigada por contribuir com o nosso trabalho.
ResponderExcluirAmei esse projeto vou exercitar algumas dessas atividades com minhas crianças. Parabéns.
ResponderExcluirótimo! parabéns!
ResponderExcluir