terça-feira, 25 de setembro de 2012

PROJETO SEMANA DA CRIANÇA


Projeto: Brinquedos e brincadeiras.




Objetivo: Valorizar na criança o espírito de grupo, integração, socialização deixando-as vivenciar e expressar o ser criança sem deixá-la esquecer de que é alguém muito especial.


Identidade e Autonomia:

Competências: 
  •  Proporcionar momentos agradáveis e prazerosos de lazer e diversão;
  •         Despertar a livre iniciativa;
  •        Seguir regras durante jogos e brincadeiras;

Habilidades:
  • Participar de brincadeiras e da exploração de diferentes brinquedos.
  •  Participar de brincadeiras de “esconder e achar” e de brincadeiras de imitação.
  • Escolher brinquedos, objetos e espaços para brincar.
  • Utilizar de múltiplos objetos significativos, para facilitar a comunicação, as ações encadeadas de faz de conta, reduzindo a incidência de conflitos em torno da posse dos objetos colocados à disposição das crianças.
  • Jogar e brincar de parque ou quintal, envolvendo a percepção, o reconhecimento do próprio corpo, o do outro e a imitação de movimentos, considerando os conhecimentos prévios das crianças acerca de si mesmas e de sua corporeidade

  • Participar em atividades nas quais as crianças possam descobrir e exercitar suas possibilidades corporais (subir e descer de árvore, superar obstáculos, percorrer circuitos com dificuldades diversas), valorizando a crescente capacidade psicomotora das crianças, desenvolvendo a confiança em suas capacidades motoras, a organização do espaço físico, deixando ao seu alcance tanto materiais que as desafiem como aqueles que lhes deem oportunidade de ter sucesso, criando um ambiente encorajador.
 
Linguagem Corporal/Movimento.

Competências: 
  • Coordenar o movimento e o equilíbrio em ações individuais ou em situações de interação.
  • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
  • Aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajuste de suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações, controlando gradualmente o próprio movimento; 
  • Utilizar os recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa. 
  • Participar de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento.



Habilidades:
  • Deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
  • Contar histórias e dramatizar, para que as crianças vivenciam os personagens e interpretam suas ações;
  • Construção de cabanas e túneis utilizando mesas, cadeiras e tecidos variados(jogo simbólico),sugerir que andem na ponta dos pés. 


  • Brincadeiras com bola para: chutar, lançar, quicar, arremessar...
  • Brincadeira com pneus: caminhar dentro dos pneus, rolar, pular...
  • Brincadeiras de estátua (promove a manutenção do tônus muscular)dança das cadeiras (sem retirar as cadeiras), ”Meus pintinhos venham cá”, pular corda sem bater para fazer cobrinha.
  • Brincadeira de faz de conta utilizando fantasias variadas, maquiagem, roupas velhas de adultos, sapatos, bijuterias e acessórios, para diante do espelho construir e afirmar a imagem corporal e perceber que sua imagem muda sem que se modifique a sua pessoa.
  • Brincadeiras que envolvam lateralidade:


  • Desmontar e montar partes de um boneco;
  • Cruzar instruções: mão direita na orelha e a esquerda na cintura, calcanhar esquerdo no joelho direito;
  •        Desenhar o contorno da mão direita e pintá-la ou desenhar dentro dela com a mão esquerda e vice-versa;
  •       Amarelinha: pular com o pé direito na ida e o esquerdo na volta, alternar um pulo com um pé e com os dois pés, alternar dois pulos com o pé esquerdo e dois com o direito, de acordo com a posição da casa, pular com o pé direito ou esquerdo.  


Linguagem Musical.
Competências:
  •  Reproduzir e imitar musicais; brincadeiras com a música,
  •  Identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
  •  Participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.



Habilidades:

  • Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
  • Propor brincadeiras de roda e músicas em que as crianças possam realizar movimentos enquanto cantam: Boneca de Lata, Desengonçada...

  • Escutar músicas variadas, de maneira intencional: acalantos, infantis, regionais, clássicas, da atualidade. Músicas que incentivam a sexualidade precoce, com letras desapropriadas devem ser EVITADAS.
  •  


 
 









Linguagem Plástica.
 
Competências:
 
  • Ampliar a possibilidade de expressão e comunicação utilizando-se de diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies.
  • Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção como forma de expressão e comunicação de suas ideias, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.









Habililidades:

  •       Expor, apreciar e valorizar realizadas pelas crianças de suas produções, propiciando a leitura dos objetos, para que a criança desenhe a partir desse traçado.
  •         Ler as imagens produzidas pelas próprias crianças (desenhos, colagens, recortes, objetos, pinturas etc.), permitindo que elas falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre seus trabalhos, reformulem suas ideias, construam novos conhecimentos a partir das observações feitas, bem como desenvolvam o respeito e o contato social com os outros.  e textos ainda que não de forma convencional;
  •  
Linguagem Oral e Escrita.
Competências: 
 
  • Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
  • Demonstrar autonomia na escolha de livros para “ler” e apreciar;
  • Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;
  • Demonstrar interesse em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;




Habilidades:
 

  • Escutar a fala das crianças perguntando sobre seus gostos, incentivando para que a conversa siga uma linha e que as respostas sejam mais elaboradas, por exemplo, ao perguntar por que uma criança faltou à aula, instigá-la para explicar se estava doente, se teve febre, se tomou remédio 
  • Participar de situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas ideias e pontos de vista a respeito dos brinquedos que mais gosta.
  • Manusear materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
  • Produzir textos coletivos, a partir de gravuras, fotografias, rótulos, jornais, revistas.
  • Reproduzir oralmente jogos verbais, como: trava línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas, canções.
  • Quebra-cabeça com letras dos nomes das brincadeiras e dos brinquedos preferidos.
  • Nome dos brinquedos e das brincadeiras, faltando letras para completar.
 



Natureza e Sociedade:
      Competências:
  • Perceber a escola como um espaço coletivo de convivência, brincadeiras, aprendizagem;
  • Identificar maneiras de se preservar os espaços coletivos nos quais convivemos;
  • Perceber a existência de regras sociais de convivência


 
Habilidades:
  • Organizar brincadeiras com diversos objetos e materiais, para que as crianças conheçam suas propriedades e possibilidades de transformação, através de sua observação, exploração e utilização de diversas formas.
  • Pesquisar as brincadeiras do tempo da vovó,  através  de histórias, fotografias e entrevistas com os pais, e produzir com as crianças cartazes, livrinhos, textos a respeito desses brinquedos antigo;
  • Elaborar lista dos brinquedos e brincadeiras de hoje e de ontem;
  • Confeccionar brinquedos feitos de madeira, tecido, papel: pipa, ioiô, dobraduras de barquinho; e outros tipos de materiais, alguns jogos de tabuleiro e de mesa, como dama ou dominó, ou objetos para uso cotidiano feitos de embalagens de papelão e plástico;
 


Linguagem Matemática:
Competências:
 
  • Utilizar a contagem oral, de noções de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor e nos diversos contextos nos quais as crianças reconheçam essa utilização como necessária;
  • Manipular e explorar objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.  
  • Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
  • Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e situações cotidianas;



Habilidades:
  • Participar em brincadeiras de construir torres, pistas para carrinhos e cidades, com blocos de madeira ou encaixe, possibilitando representar o espaço numa outra dimensão.
  • Organizar espaços próprios com objetos e brinquedos que contenham números, como telefone, máquina de calcular, relógio etc. para enriquecer o faz de conta das crianças.                
  • Observar os diversos usos de números: nos telefones, nas placas de carro e de ônibus, nas camisas de jogadores, no código de endereçamento postal, nas etiquetas de preço, nas contas de luz, para diferenciar e nomear classes ou ordenar elementos, para que as crianças entrem em contato, interpretando e atribuindo significados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário