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" PEQUENOS CIENTISTAS "

PROJETO: Pequenos Cientistas.



Objetivo: Desenvolver atividades sobre Os Quatro Elementos da Natureza (Ar, Fogo, Terra, Água), onde a criança seja autônoma para explorar, experimentar, criar, investigar os elementos da natureza; que possa compartilhar, interagir e conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas


Identidade e Autonomia.
Habilidades:
*Atividades onde as crianças dirijam por si mesmas suas ações, de acordo com os recursos de que dispõem, para que desenvolvam o senso de responsabilidade, a iniciativa e a autonomia, intermediadas pelo professor.
*Trabalho em grupo, onde as crianças conversem sobre o que fazem, troquem ideias e confrontem pontos de vista, para que percebam que sua opinião é uma entre outras possíveis, e possam assim integrar suas ideias às dos demais, numa relação de cooperação.

Linguagem Corporal (Movimento)
Habilidades:
*Identificação dos sons que vem de vem determinado local, natureza, objeto;
*leitura com o tato;
*Observação do movimento de uma sequência de imagens paradas para comprovar que a nossa visão tem a sensação de continuidade delas;
*Brincadeiras com caixas grandes (fazer casinhas em caixas de geladeira ou fogão abrindo portas e janelas) nas quais caibam as crianças dentro, onde possam entrar e sair (jogo simbólico).
*Brincadeiras envolvendo a água e ar como bolinhas de sabão
* Brincadeiras com o canto (canções) e o movimento possibilitam a percepção rítmica, a identificação de segmentos do corpo e o contato físico (interação com
os outros). Músicas como: Boneca de lata e Desengonçada (Bia Bedran), Rock Pop (popular) e outras são boas indicações.

                                                                         Ilusão de ótica




                                                  MOLDE  DO  AQUÁRIO







Artes Visuais (Linguagem Plástica)
Habilidades:
*Construção de um relógio de areia (ampulheta)
*Confecção de objetos e brinquedos que produzam sons diversificados;utilizando material descartável;
Ex:Tambores de lata de tinta, ou leite em pó; chocalhos; órgão com sete garrafinhas de vidro uma ao lado da outra onde se deve colocar dentro de cada garrafa uma quantidade de água diferente da outra. Em seguida, solicitar que soprem o gargalo dos frascos para que percebam diferentes sons produzidos; ou ainda utilizar-se de uma varinha de metal para tocar em cada uma e criar uma música;
*Tambor chinês; Material; barbante, fita adesiva, lápis preto; miçangas grandes; papel vegetal; rolo de papelão de fita adesiva grande, tesoura com ponta fina;
* Telefone de barbante, uma corneta acústica, um alto-falante e um estetoscópio.












Linguagem musical:
Habilidades:
*Distinção entre barulho (interferência desorganizada que incomoda) e música (interferência intencional que organiza som e silêncio e que comunica).
*Identificação do som do vento e sua direção e descobrir que o ar, em movimento, pode fazer os objetos se deslocarem provocando ruídos diferenciados;
*Explicação aos alunos sobre os diferentes tipos de vento: brisa leve, vento forte, furacão.Diga que cada um deles é capaz de movimentar e produzir sons fracos e fortes, assim como mover um redemoinho e impulsionar os barcos e até causar queda de árvores.
* Construção de paródia que envolva o tema do projeto;
* Apresentação de músicas: rápidas, devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da bruxa, do lobo, do tubarão, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.


                                                               Paródia da canção: Samba Lelê 

                                       Observação e experiência com o leque cata vento e bolinha de sabão



Linguagem Oral e Escrita;

Habilidades:
* Participação em jogos de escrita — no ambiente criado para os jogos de mesa, oferecer jogos gráficos, como caça-palavras, forca, cruzadinhas, deixando à disposição das crianças cartelas com letras, letras móveis etc.
*Pesquisar e colar as letras dos nomes trabalhados nos experimentos realizados;
*Escrita do nome em todos os trabalhos.
*Atividades de escrita espontânea – listas, relatórios, autoditado. dos experimentos realizados;
*Leitura compartilhada feita pelo professor de livros de experimentos simples de ciências.
Escuta da leitura do professor (ouvir um texto já é uma forma de leitura) de diversos tipos de materiais escritos como histórias, poemas, receitas, rótulos, manuais, cartas, notícias de jornal, revista, entre outros.

Natureza e Sociedade:
Habilidades:
* Observar, perceber e entender as mudanças pelas quais um objeto aparentemente comum transforma-se em um objeto que desperta atenção e a curiosidade de todos, pelo potencial científico que ele apresenta;
* Conversar com as crianças utilizando como suporte fotografias, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as experiências científicas variadas. (textos informativos e literários, músicas, documentários e filmes que façam referências a essas experiências).
*Pesquisar para que serve um anemômetro com a finalidade de construir um para a feira de ciências;
* Pesquisar para que serve o catavento e a biruta e depois construir um catavento e uma biruta, com o auxílio da professora;
*Pesquisar tudo a respeito do relógio de areia. Como surgiu? Com finalidade existiu? Que nome é também conhecido? E depois construir um utilizando-se de  duas garrafas Pet.
* Construção de instrumentos musicais diversos.




Linguagem Matemática:
Habilidades:
* Utilizar suas próprias estratégias e capacidade para lidar com situações matemáticas novas, colocando em jogo seus conhecimentos prévios;
* Perceber medidas convencionais para pesar, medir comprimento, avaliar volumes, registrar o tempo;
* Pesquisa de diferentes lugares em que os números se encontram, investigando como são organizados e para que servem, para que as crianças possam iniciar a compreensão sobre a organização do sistema de numeração.
* Participação em atividades de: contagem de dois em dois ou de dez em dez, distribuição de figuras, fichas ou balas, em que as crianças realizam ações de acrescentar, agregar, segregar e repartir relacionadas a operações aritméticas. 
* Participação em jogos e situações-problema, utilizando o cálculo e a noção de número, inicialmente com apoio dos dedos, de lápis e papel ou de materiais diversos, como contas, conchinhas etc., para depois fazê-lo sem esse tipo de apoio, realizando cálculos mentais estimativos de material necessário para construir pequenos inventos. Por ex: Cataventos, birutas, relógio de areia, por que o ar pesa?, Atração dos ímãs; anemômetros; telefones sem fio, estetoscópios, instrumentos musicais, etc.
* Utilização do mapa do corpo para que as crianças nomeiem e apontem qual parte do corpo fica em cima da boca, dos lados da cabeça, etc.
* Participação em atividades cotidianas, onde as medidas: tamanho, peso, volume, temperatura, e as expressões: está longe, está perto, é mais baixo, é mais alto, mais velho, mais novo, pesa meio quilo, mede dois metros, a velocidade é de oitenta quilômetros por hora etc., estejam presentes, para que as crianças informalmente estabeleçam esse contato, fazendo comparações, estabelecendo relações, construindo algumas representações nesse campo, atribuindo significado e fazendo uso das expressões que costumam ouvir.
                                           http://youtube/fwV1ubsqbKE

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