PROJETO:
Pequenos Cientistas.
Objetivo: Desenvolver atividades sobre Os Quatro Elementos da Natureza (Ar, Fogo, Terra, Água), onde a criança seja autônoma para explorar, experimentar, criar, investigar os elementos da natureza; que possa compartilhar, interagir e conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas
Identidade
e Autonomia.
Habilidades:
*Atividades onde as crianças
dirijam por si mesmas suas ações, de acordo com os recursos de que dispõem,
para que desenvolvam o senso de responsabilidade, a iniciativa e a autonomia,
intermediadas pelo professor.
*Trabalho em grupo, onde as
crianças conversem sobre o que fazem, troquem ideias e confrontem pontos de
vista, para que percebam que sua opinião é uma entre outras possíveis, e possam
assim integrar suas ideias às dos demais, numa relação de cooperação.
Linguagem
Corporal (Movimento)
Habilidades:
*Identificação
dos sons que vem de vem determinado local, natureza, objeto;
*leitura com o tato;
*Observação do movimento de uma
sequência de imagens paradas para comprovar que a nossa visão tem a sensação de
continuidade delas;
*Brincadeiras com caixas grandes (fazer casinhas em caixas de
geladeira ou fogão abrindo portas e janelas) nas quais caibam as crianças
dentro, onde possam entrar e sair (jogo simbólico).
*Brincadeiras envolvendo a água e ar como bolinhas de sabão
* Brincadeiras com o canto (canções) e o
movimento possibilitam a percepção rítmica, a identificação de segmentos do
corpo e o contato físico (interação com
os outros). Músicas como: Boneca
de lata e Desengonçada (Bia Bedran), Rock Pop (popular) e outras são boas
indicações.
Ilusão de ótica
Artes
Visuais (Linguagem Plástica)
Habilidades:
*Construção
de um relógio de areia (ampulheta)
*Confecção de objetos e
brinquedos que produzam sons diversificados;utilizando material descartável;
Ex:Tambores de lata de tinta, ou
leite em pó; chocalhos; órgão com sete garrafinhas de vidro uma ao lado da
outra onde se deve colocar dentro de cada garrafa uma quantidade de água
diferente da outra. Em seguida, solicitar que soprem o gargalo dos frascos para
que percebam diferentes sons produzidos; ou ainda utilizar-se de uma varinha de
metal para tocar em cada uma e criar uma música;
*Tambor chinês; Material;
barbante, fita adesiva, lápis preto; miçangas grandes; papel vegetal; rolo de
papelão de fita adesiva grande, tesoura com ponta fina;
* Telefone de barbante, uma
corneta acústica, um alto-falante e um estetoscópio.
Linguagem
musical:
Habilidades:
*Distinção
entre barulho (interferência desorganizada que incomoda) e música
(interferência intencional que organiza som e silêncio e que comunica).
*Identificação do som do
vento e sua direção e descobrir que o ar, em movimento, pode fazer os objetos
se deslocarem provocando ruídos diferenciados;
*Explicação aos alunos sobre os
diferentes tipos de vento: brisa leve, vento forte, furacão.Diga que cada um
deles é capaz de movimentar e produzir sons fracos e fortes, assim como mover
um redemoinho e impulsionar os barcos e até causar queda de árvores.
* Construção de paródia que envolva o tema do projeto;
* Apresentação de músicas: rápidas, devagar, com a
boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes
cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a
voz da bruxa, do lobo, do tubarão, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo
segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
Paródia da canção: Samba Lelê
Observação e experiência com o leque cata vento e bolinha de sabão
Linguagem Oral e Escrita;
Habilidades:
*Pesquisar
e colar as letras dos nomes trabalhados nos experimentos realizados;
*Escrita
do nome em todos os trabalhos.
*Atividades
de escrita espontânea – listas, relatórios, autoditado. dos experimentos
realizados;
*Leitura compartilhada feita pelo professor de livros de experimentos simples de ciências.
Escuta da
leitura do professor (ouvir um texto já é uma forma de leitura) de diversos
tipos de materiais escritos como histórias, poemas, receitas, rótulos, manuais,
cartas, notícias de jornal, revista, entre outros.
|
Comentários
Postar um comentário