Objetivo: Reconhecer a importância de uma alimentação de
qualidade.
Conscientizar as
crianças de que não devemos desperdiçar os alimentos.
Identidade e autonomia:
§ Participação em atividades
em que as crianças falem e sejam compreendidas no que estão querendo comunicar,
para que tenham sua autoconfiança fortalecida.
§
Identificação
e reconhecimento do nome dos alimentos utilizados na merenda escolar;
§
Brincadeiras
e cantigas em que possam ser inseridos os nomes dos alimentos, propiciando que
sejam ditos e repetidos num contexto lúdico;
*Linguagem Oral e Escrita:
§ Conversa informal sobre
alimentos saudáveis e não saudáveis;
§ Contagem e recontar a
história: O sanduíche da Maricota;
§ Construção lista dos
alimentos saudáveis
§ Bingo das letras dos nomes
das crianças;
*Jogo
da memória utilizando gravuras e as
palavras correspondentes aos alimentos da lista já realizada.
§ Listagem dos nomes dos
alimentos da merenda escolar que as crianças mais gostam;
§ Utilização das letras do alfabeto móvel
completar com a primeira letra os nomes dos alimentos não saudáveis.
§ Escrita espontânea dos
alimentos que compõem o sanduíche da Maricota.
*Linguagem matemática:
§
Brincadeiras
e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho
bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz”.
§
Contagem
os personagens da história: O sanduíche da Maricota para que as crianças
aprendam a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não
contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto;
§
Contagem
da quantidade de alimentos saudáveis listados pelos alunos e fixados no cartaz
da classe.
§ Relação dos legumes e frutas às formas geométricas, cores. tamanhos pequeno/grande; grosso/fino;/liso/áspero; etc
*Jogos de dominó e jogo da memória com frutas e legumes
*Jogos de dominó e jogo da memória com frutas e legumes
*Linguagem plástica
e visual:
§
Ilustração
da história: utilizando materiais diversos; giz de
cera; pincel e aquarela, carvão, etc.
§
Modelagem
dos alimentos saudáveis como: frutas, legumes, cereais, verduras que foram colados na lista produzida pelos alunos.
Semáforo do que posso comer sempre; do que devo comer às vezes e do que devo evitar.
Utilizar rótulos de alimentos para a confecção do cartas coletivo.
Recortes dos alimentos saudáveis de revistas e livros para ilustrar a lista de alimentos saudáveis, ou preparar o mural dos alimentos saudáveis e não saudáveis.
Ilustrar a historinha do porco comilão e dos lobinhos saudáveis.
Semáforo do que posso comer sempre; do que devo comer às vezes e do que devo evitar.
Utilizar rótulos de alimentos para a confecção do cartas coletivo.
Recortes dos alimentos saudáveis de revistas e livros para ilustrar a lista de alimentos saudáveis, ou preparar o mural dos alimentos saudáveis e não saudáveis.
Ilustrar a historinha do porco comilão e dos lobinhos saudáveis.
*Música e
Movimento:
- Representação de experiências observadas e vividas por meio do movimento: derreter como sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como as folhas de uma árvore, rolar como uma uva, pular como uma laranja, escorregar como um quiabo;
- Brincadeiras de roda e cirandas, danças, possibilitando realizarem movimentos de diferentes qualidades expressivas e rítmicas. Por exemplo De abóbora faz melão com coreografia, Subi no tronco peguei cacau, da Bia Bedran.
- Jogos com regras em que a criança deverá correr pegar uma fruta e entregá-la para outra criança e vice versa até ver qual dos grupos vence o torneio.
- Brincadeira de carrinho de mão, onde duas crianças participam ora uma é o carrinho ora outra conduz levando na imaginação as frutas e legumes para um lugar determinado.
-
Brincadeiras que envolvam lateralidade:
- Levantar o braço que tem o carimbo da laranja
- Balançar a perna que tem tatuada no pé uma uva
*Sociedade e Natureza:
§ Conversas com as crianças
sobre onde encontrar alimentos para realizar um prato nutritivo e gostoso.
§ Visitação ao hortifruti
para que as crianças observem as frutas, legumes e verduras que são saudáveis à
saúde.
§ Preparação, com ajuda das
crianças, de uma salada de frutas, para que cada criança possa
participar da preparação e degustar após o preparo.
A equipe do colegio objetivo zona norte sp amou o post, parabéns pelo empenho e cuidado com a educação
ResponderExcluir