Pular para o conteúdo principal

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - EDUCAÇÃO INFANTIL 2014

SUGESTÕES PARA TRABALHAR ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.





Objetivo: Reconhecer a importância de uma alimentação de qualidade.
Conscientizar as crianças de que não devemos desperdiçar os alimentos.

Identidade e autonomia:

§  Participação em atividades em que as crianças falem e sejam compreendidas no que estão querendo comunicar, para que tenham sua autoconfiança fortalecida.
§  Identificação e reconhecimento do nome dos alimentos utilizados na merenda escolar;
§  Brincadeiras e cantigas em que possam ser inseridos os nomes dos alimentos, propiciando que sejam ditos e repetidos num contexto lúdico;







*Linguagem Oral e Escrita:

§  Conversa informal sobre alimentos saudáveis e não saudáveis;
§  Contagem e recontar a história: O sanduíche da Maricota;
§  Construção lista dos alimentos saudáveis
§  Bingo das letras dos nomes das crianças;
*Jogo da memória utilizando gravuras  e as palavras correspondentes aos alimentos da lista já realizada.

§  Listagem dos nomes dos alimentos da merenda escolar que as crianças mais gostam;
§   Utilização das letras do alfabeto móvel completar com a primeira letra os nomes dos alimentos não saudáveis.
§  Escrita espontânea dos alimentos que compõem o sanduíche da Maricota.
§  Montagem de um livro da Alimentação Saudável;












*Linguagem matemática:

§  Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz”.
§  Contagem os personagens da história: O sanduíche da Maricota para que as crianças aprendam a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto;
§  Contagem da quantidade de alimentos saudáveis listados pelos alunos e fixados no cartaz da classe.
§  Relação dos legumes e frutas às formas geométricas, cores. tamanhos pequeno/grande; grosso/fino;/liso/áspero; etc
*Jogos de dominó e jogo da memória com frutas e legumes













*Linguagem plástica e visual:
§  Ilustração da história: utilizando materiais diversos; giz de cera; pincel e aquarela, carvão, etc.
§  Modelagem dos alimentos saudáveis como: frutas, legumes,  cereais, verduras  que foram colados na lista produzida pelos alunos.
Semáforo do que posso comer sempre; do que devo comer às vezes e do que devo evitar. 
Utilizar rótulos de alimentos para a confecção do cartas coletivo.
Recortes dos alimentos saudáveis de revistas e livros para ilustrar a lista de alimentos saudáveis, ou preparar o mural dos alimentos saudáveis e não saudáveis.
Ilustrar a historinha do porco comilão e dos lobinhos saudáveis.















*Música e Movimento:
  • Representação de experiências observadas e vividas por meio do movimento: derreter como sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como as folhas de uma árvore, rolar como uma uva, pular como uma laranja, escorregar como um quiabo;
  •   Brincadeiras de roda e cirandas, danças,  possibilitando realizarem movimentos de diferentes qualidades expressivas e rítmicas. Por exemplo De abóbora faz melão com coreografia, Subi no tronco peguei cacau, da Bia Bedran.
  • Jogos com regras em que a criança deverá correr pegar uma fruta e entregá-la para outra criança e vice versa até ver qual dos grupos vence o torneio.
  • Brincadeira de carrinho de mão, onde duas crianças participam ora uma é o carrinho ora outra conduz levando na imaginação as frutas e legumes para um lugar determinado.

  • Brincadeiras que envolvam lateralidade:
  • Levantar o braço que tem o carimbo da laranja
  • Balançar a perna que tem tatuada no pé uma uva

*Sociedade e Natureza:
§  Conversas com as crianças sobre onde encontrar alimentos para realizar um prato nutritivo e gostoso.
§  Visitação ao hortifruti para que as crianças observem as frutas, legumes e verduras que são saudáveis à saúde.
§  Preparação, com ajuda das crianças, de uma salada de frutas, para que cada criança possa participar da preparação e degustar após o preparo.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal