A Copa do Mundo no Brasil é
uma oportunidade para a promoção de futebol, mas também da nossa diversidade
cultural e musical. Por isso o trabalho com o mapa do Brasil, mapa mundo, globo
terrestre, o estudo através de pesquisas e troca de informações entre os alunos
será muito importante para o conhecimento das diferentes culturas existentes
nas diversas regiões do Brasil e do mundo.
Objetivos:
- Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
- Enfocar a pluralidade cultural;
- Desenvolver o espírito de aceitação de que não se vence sempre, aceitando a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;
Eixo Identidade e Autonomia:
- Identificação do nome de nosso País bem como as letras que o compõe;
- Reconhecimento do seu próprio nome bem como o nome de alguns jogadores.
- Observação no mapa do Brasil do estado em que habita;
- Respeito às ao trabalho coletivo;
- Atenção aos valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo, zelar pelo material utilizado e exposto em sala de aula;
Eixo Linguagem Oral e
Escrita:
- Pesquisa sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição entre os países;
- Construção de paródias que ressaltem as palavras Copa e Brasil.
- Construção de paródia ilustrando com desenhos feitos pelas crianças
- Contação da história do mascote e o porquê ele foi escolhido;
- Trabalho com as crianças sobre a letra do hino nacional;
- Constatação de que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria;
- Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
- Promoção de bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
- Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.
Linguagem Matemática:
- Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
- Quantos elementos são necessários para um time ser formado
- Quantos bandeirinhas?
- Juiz?
- Reservas?
- Treinador?
- Qual é a ordem da entrada dos jogadores?
- Cores que representam o Brasil?
- Formas geométricas da bandeira do Brasil.
Linguagem Plástica:
- Desenho de um campo de futebol
- Construção de maquete de um campo com jogadores
- Confecção de cartaz coletivo da mascote da Copa.
- Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos ( pequenas, médias e grandes)
- Construção coletiva do globo terrestre;
Movimento:
- Jogo de futebol entre os alunos e alunas.· Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como:Correr, pular, saltar, mexendo contornando obstáculos: caixas, cones, etc.· Exercícios de alongamento do corpo;· Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;· Carrinho de mão. Atividade em dupla.· Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas;
- Jogar bola em círculo para cima para que um dos alunos a encaixe nos braços.
MÚSICA:
- Apreciação do hino da copa, hino nacional.
- Construção de paródia utilizando as palavras Copa e Brasil;
- Identificação dos ritmos das músicas brasileiras: samba, funk, rock, sertaneja, MPB, etc.
- Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça, chocalhos, e outros instrumentos,etc
- Os sons produzidos pela natureza e cidades.
- Construção de bandinha utilizando objetos descartáveis tais como; garrafas de refrigerantes com sementes; latas de leite ; tampas de panelas , apitos, instrumentos de sopro utilizando pentes e papel celofane.
- Músicas que abordam o tema futebol;
Natureza e Sociedade:
·
- Pesquisa sobre a copa do mundo;
- Pesquisa dos idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada;
- A Importância da prática de esportes para a saúde;
- Pesquisa sobre a alimentação que recebe o atleta;
- Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
- Normas e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.
História do tatu bola
A
copa
-Comece explicando às crianças o que é a copa. Sonde seus conhecimentos prévios
sobre o tema, enfatize que a copa tem ligação com a bola e eles conseguirão
assimilar melhor.
Artes
-
Faça a Bandeira com colagem com tampinhas, casca de ovo, tecido, papelão, papel
crepom, forminhas de docinhos... Picar papel nas cores da Bandeira e colar.
Perfuração -
Após pintar a Bandeira, faça perfuração com palitos de dentes nas formas
retângulo, círculo e losango. Retire as formas com cuidado após a perfuração, e
monte a Bandeira em outra folha (essa atividade permite à criança entender a
sobreposição das figuras geométricas da Bandeira). Depois você pode expor as
obras de arte!
Pintar
a Bandeira - com giz de cera, pintura a dedo, guache...
Modelagem -
Usar massinha para fazer a Bandeira, bola de futebol, etc.
Grude - Faça
um grude com farinha de trigo e água, coloque anilina nas cores verde, amarelo
e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista
solta a imaginação... Quem sabe em um tecido ou papelão
Cores - Coloque
4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores,
branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem
folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e
coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
Decoração - Crianças
de 0 a 3 anos necessitam de recursos visuais que facilitem seu entendimento.
Logo, é importante enfeitar a sala de aula e munir-se de objetos como:
bandeiras, viseiras, camisetas, brinquedos, etc. Decorar a sala com bolas e
bandeiras coloridas nas cores verde e amarela.
Saúde - O
esporte faz bem a saúde. Partindo desse princípio, explique aos alunos que para
jogar futebol precisamos ter uma alimentação saudável. Monte, junto com os alunos,
um cartaz com imagens de alimentos que fazem bem a saúde e fotos de pessoas
correndo, jogando bola, andando e exercitando.
Fuleco - Os
animais fazem parte do universo das crianças de 0 a 3 anos. Portanto, trabalhe
enfatizando o Fuleco, mascote da Copa. Fale aos alunos sobre o tatu, seu
habitat, etc. Conte a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto
significa. Faça máscaras do Fuleco com eles e encene alguma história que tenha
o tatu como personagem. Imprima desenhos do Fuleco para colorir com eles, faça
o Fuleco com massinha de modelar. Aqui você também pode explorar os outros
animais que concorreram para ser mascote: arara, onça...Imprima máscaras do
Fuleco aqui.
Dado dos Animais - Numa caixa de papelão cole imagens dos animais
participantes da seleção para mascote: arara, onça, tatu... As crianças jogam o
dado e a imagem do bicho que cair para cima deve ser explorada com movimentos
variados como: imitar o som, a locomoção, desenhar, modelar ou cantar uma
música correspondente.
Fuleco na minha casa - Confeccionar o Fuleco para ficar na
sala...Veja como montar um Fuleco de papel aqui. Ele será o mascote da sala,
aproveitar para explorar as cores do mascote, das roupas... O mascote também
pode passear na casa das crianças nos finais de semana, cada fim de semana com
um aluno, lembrando-os de cuidar bem dele, porque está em extinção.
Livro - Ainda sobre o tema animais, trabalhar as posições (dentro, fora,
meio...) usando o livro Era uma vez um tatu-bola.
Amei o seu projeto e mesmo já um pouco depois da época por causa recesso utilizarei algumas de suas ideias.
ResponderExcluir