Pular para o conteúdo principal

PROJETO Monteiro Lobato



Justificativa

As obras de Monteiro Lobato  deveriam ser atividades obrigatórias e básicas de todas as escolas. Monteiro Lobato representa a literatura de qualidade e omitir a leitura de suas obras significa abrir mão de livros que representam nossa própria identidade cultural. Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam a todos!




Objetivos: 
  • Conhecer uma das obras de Monteiro Lobato e com isto, desenvolver a imaginação, a fantasia, a criatividade muito mais! 


HABILIDADES:
  • Conhecimento da biografia de Monteiro Lobato, bem como uma de suas obras;
  • Apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo;
  • Desenvolvimento da linguagem oral e escrita a partir das músicas do sítio;
  • Estimular a memória e a percepção visual através de jogos matemáticos;
  • Valorização da importância de Monteiro Lobato dentro da nossa literatura;
  • Estimulação  da fantasia e da imaginação através de diversas atividades lúdicas;
  • Conhecer a importância de Monteiro Lobato na literatura e na história do Brasil;
  • Contação  e dramatização das histórias do sítio do Pica pau Amarelo;
  • Apresentação dos personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, através de pequenas biografias de cada um;
  • Produção de textos coletivos sobre os personagens do sítio;
  • Construção de um livro coletivo com os principais personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo
  • Criação de hábitos de leituras através da recontação das histórias;
  • Biografia de alguns dos personagens do sítio;
  • Identificação de Monteiro Lobato através de fotos, histórias etc.
  • Quebra-cabeça; músicas; filmes; dos personagens mais significativos
  • Cartazes; dobraduras; desenhos;
  • Pintura; recorte e colagem;
  • Confecção de bonecos;
  • Culinária: bolinhos de chuva etc;
  • Confecção de um livro coletivo;
  • Modelagem; DVD e CD;
  • Contação de histórias através de fantoches, máscaras, varal, mural, teatro de sombras, dramatizações etc;
  • Conto, reconto e interpretação;
  • Oficinas literárias com contos de histórias originais do autor, realizadas pelas professoras;
  • Boliche numérico com as figuras do sítio coladas associando número e quantidade;
  • Elaboração de painéis compondo conjuntos: “O que pertence ao Pedrinho?” (bola de gudes, macacão e estilingue). O não pertence (bola colorida, sandálias e guarda-chuva).
  • Jogo da memória com alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.










                                 Este link dá acesso a biografia de Monteiro Lobato.

                                           http://youtu.be/Cd821sNqpXI
                                      Música Narizunho com Ivete Sangalo












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·      ...

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam dife...

" PEQUENOS CIENTISTAS "

PROJETO: Pequenos Cientistas. Objetivo:  Desenvolver atividades sobre Os Quatro Elementos da Natureza (Ar, Fogo, Terra, Água), onde a criança seja autônoma para explorar, experimentar, criar, investigar os elementos da natureza; que possa compartilhar, interagir e conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas Identidade e Autonomia. Habilidades: *Atividades onde as crianças dirijam por si mesmas suas ações, de acordo com os recursos de que dispõem, para que desenvolvam o senso de responsabilidade, a iniciativa e a autonomia, intermediadas pelo professor. * Trabalho em grupo, onde as crianças conversem sobre o que fazem, troquem ideias e confrontem pontos de vista, para que percebam que sua opinião é uma entre outras possíveis, e possam assim integrar suas ideias às dos demais, numa relação de cooperação. Linguagem Corporal (Movimento) Habilidades: * Identificação dos sons que vem de vem determinado local, natureza, objeto; ...