quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

PLANEJAMENTO PARA BERÇÁRIO – 1º BIMESTRE- ANO - 2015.

    

Identidade e Autonomia para bebês.

  • Olhar-se no espelho
  •  Reconhecer a si mesmo
  •  Observar fotos suas e reconhecê-la.
  •  Conversar com a criança chamando-a pelo nome.
  • Cantar músicas que envolvam o nome da criança.
  • Conversar com a criança de maneira correta, ou seja, pronunciando bem as palavras para que a criança   ao ouvi-la aprenda a pronunciá-la de forma correta.
  • Permitir que a criança ouça a sua própria voz estimulando o balbucio.
  • A criança usa balbucio para representar as palavras.
  • Estabelecer o contato físico quando necessário. Dar colo quando a criança ficar cansada, machucada, triste,com sono para que a criança se sinta bem  e esqueça o que lhe está incomodando.

OBS: Os primeiros de vida através do contato social com os pais e educadores é que possibilitarão a criança o reconhecimento do  Eu.


    Estimulação Musical.



  •  Atividades de expressão e percussão corporal,
  •  Percepção visual e auditiva,
  •  Conhecimento e exploração de instrumentos interessantes, tais como chocalhos, tambores,
  • Percussão em conjunto, onde as crianças manipulam instrumentos sonoro-musicais com maior intensidade.
  • Musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, senso rítmico, sociabilidade.
  • Expressão corporal e vocal;
  • Conhecimento das partes do corpo,
  • Desenvolvimento do pulso, a percepção do som e silêncio,
  • Diferentes andamentos, alturas, possibilita o contato com diversos tipos de sonoridades
  • Exploração e manuseio de objetos e instrumentos sonoro-musicais leves e adequados para a faixa etária.

     Estimulação Psicomotora.   


  • Brincadeiras com rolos, rampas, tubos, bambolês, bolas de diferentes tamanhos e texturas, materiais de          encaixe, entre outros;
  • Todas da experiência é fundamental para a criação de uma base psicomotora, através da qual o bebê      desenvolve sua independência, autonomia e maturidade sócio-emocional.

    Estimulação Auditiva.

  • Diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de    objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc;
  • Estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc.).

   
   Estimulação viso-motora.

  • Coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros    superiores;
  • Bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.





   
   Estimulação motora. 

  • Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Salta;
  • Exploração do espaço a sua volta;
  • Aprimorar o andar;
  • Estímulos com auxílio de bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de      espuma (rampa, escada, túnel).




   Estimulação sensória – motora.

  • Estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro,
  • Tapete das sensações,
  • Objetos de encaixe,
  • Brinquedos de montar e desmontar, etc.
  • Brincar no colo de serra, serra, serrador, a partir da posição quase sentada, frente a frente com a educadora;
  • Segurar o chocalho com a mão, para balançar e produzir barulho.
  • Dar mordedor e brinquedos para que a criança possa levar até a boca.
  • Facilitar brincadeiras para usar os dedos das mãos e manipular os objetos;
  • Conversar com o bebê frente a frente, dar um tempo para ele retribuir; esta conversa com sorriso.
  • Brincar de esconde- esconde;









3 comentários:

  1. Precisamos muito de apoio no planejamento, e em atividades para bebês antes de um ano e de um para dois anos. É o mais difícil de se encontra para nos apoiar. Não que não sejamos capaz, mas são trabalhos diários nossa cabeça fica a mil grata Kátia professora de berçário é muito bom

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Kátia,realmente falta muito material didático pedagógico para as turmas de berçários 1 e 2.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de mais idéias de planejamento, atividades com as turmas do berçário para haver mais desenvolvimento deles , sou professora a apenas um ano leciono com a turma do berçário, e por eles serem muito pequenos e se irritarem muito fácil faltam atividades.

    ResponderExcluir