Pular para o conteúdo principal

PLANEJAMENTO PARA BERÇÁRIO – 1º BIMESTRE- ANO - 2015.

    

Identidade e Autonomia para bebês.

  • Olhar-se no espelho
  •  Reconhecer a si mesmo
  •  Observar fotos suas e reconhecê-la.
  •  Conversar com a criança chamando-a pelo nome.
  • Cantar músicas que envolvam o nome da criança.
  • Conversar com a criança de maneira correta, ou seja, pronunciando bem as palavras para que a criança   ao ouvi-la aprenda a pronunciá-la de forma correta.
  • Permitir que a criança ouça a sua própria voz estimulando o balbucio.
  • A criança usa balbucio para representar as palavras.
  • Estabelecer o contato físico quando necessário. Dar colo quando a criança ficar cansada, machucada, triste,com sono para que a criança se sinta bem  e esqueça o que lhe está incomodando.

OBS: Os primeiros de vida através do contato social com os pais e educadores é que possibilitarão a criança o reconhecimento do  Eu.


    Estimulação Musical.



  •  Atividades de expressão e percussão corporal,
  •  Percepção visual e auditiva,
  •  Conhecimento e exploração de instrumentos interessantes, tais como chocalhos, tambores,
  • Percussão em conjunto, onde as crianças manipulam instrumentos sonoro-musicais com maior intensidade.
  • Musicalidade, sensibilidade, percepção auditiva, senso rítmico, sociabilidade.
  • Expressão corporal e vocal;
  • Conhecimento das partes do corpo,
  • Desenvolvimento do pulso, a percepção do som e silêncio,
  • Diferentes andamentos, alturas, possibilita o contato com diversos tipos de sonoridades
  • Exploração e manuseio de objetos e instrumentos sonoro-musicais leves e adequados para a faixa etária.

     Estimulação Psicomotora.   


  • Brincadeiras com rolos, rampas, tubos, bambolês, bolas de diferentes tamanhos e texturas, materiais de          encaixe, entre outros;
  • Todas da experiência é fundamental para a criação de uma base psicomotora, através da qual o bebê      desenvolve sua independência, autonomia e maturidade sócio-emocional.

    Estimulação Auditiva.

  • Diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de    objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc;
  • Estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc.).

   
   Estimulação viso-motora.

  • Coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros    superiores;
  • Bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.





   
   Estimulação motora. 

  • Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Salta;
  • Exploração do espaço a sua volta;
  • Aprimorar o andar;
  • Estímulos com auxílio de bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de      espuma (rampa, escada, túnel).




   Estimulação sensória – motora.

  • Estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro,
  • Tapete das sensações,
  • Objetos de encaixe,
  • Brinquedos de montar e desmontar, etc.
  • Brincar no colo de serra, serra, serrador, a partir da posição quase sentada, frente a frente com a educadora;
  • Segurar o chocalho com a mão, para balançar e produzir barulho.
  • Dar mordedor e brinquedos para que a criança possa levar até a boca.
  • Facilitar brincadeiras para usar os dedos das mãos e manipular os objetos;
  • Conversar com o bebê frente a frente, dar um tempo para ele retribuir; esta conversa com sorriso.
  • Brincar de esconde- esconde;









Comentários

  1. Precisamos muito de apoio no planejamento, e em atividades para bebês antes de um ano e de um para dois anos. É o mais difícil de se encontra para nos apoiar. Não que não sejamos capaz, mas são trabalhos diários nossa cabeça fica a mil grata Kátia professora de berçário é muito bom

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Kátia,realmente falta muito material didático pedagógico para as turmas de berçários 1 e 2.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos de mais idéias de planejamento, atividades com as turmas do berçário para haver mais desenvolvimento deles , sou professora a apenas um ano leciono com a turma do berçário, e por eles serem muito pequenos e se irritarem muito fácil faltam atividades.

    ResponderExcluir
  4. Ola,meu nome é Lélia sou professora de berçário 1 por favor preciso de ajuda.faltam atividade



    ResponderExcluir
  5. Eu também preciso de material para berçário

    ResponderExcluir
  6. esse blog me ajudou demais no projeto de educação no escola periodo integral zona norte sp, demais!

    ResponderExcluir
  7. incrível esse post, vou indicar para a equipe da nosso berçario zona norte o pessoal vai adorar o conteudo, parabéns

    ResponderExcluir
  8. certeza que irei indicar esse post para os colaboradores em nossa escola infantil zona norte sp ameeeei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal