Pular para o conteúdo principal

PROJETO: PÁSCOA

PROJETO -  PÁSCOA  - EDUCAÇÃO INFANTIL




Objetivo:
Reconhecer o verdadeiro sentido da Páscoa bem como seus símbolos.


Eixo: Identidade e Autonomia.
Atividades:





·         Propor brincadeiras em que as crianças possam vestir e desvestir bonecos calçar o sapato e descalçar, etc.
Identificação da primeira letra e última de seu próprio nome.

Eixo: Linguagem Oral e Escrita.
Atividades:
  
·         Conversas na rodinha sobre o significado da Páscoa, e seus símbolos.
·         Histórias relacionadas à festa da Páscoa. Ex: A lenda do Coelhinho de Páscoa.
·         Encenar a lenda do Coelhinho pelas crianças.
·         Escrita da letra de música: Coelhinho que trazes pra mim?
·         Identificação das letras da palavra Páscoa.








 Eixo: Música.
Atividades:
  • Brincadeira de coelhinho sai da toca.
  • Músicas: Coreografia da música Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim.
  • Cantar movimentando as partes do corpo mencionadas; acompanhando o ritmo da música: De 
  • olhos vermelhos... Eu sou coelhinho...

                                                 Mural da Creche Municipal Vovó Rosa Pecly







  • Eixo: Movimento.
  • Atividades:
  • Imitar o coelho pulando alternando os pés direito-esquerdo, depois os pés juntos, para frente, para trás,  balançando o braço direito, etc.
  • Pedir o coelhinho para caminhar sobre os obstáculos, tipo: pular caixas, bambolê, passar por baixo da corda, arrastando-se; engatinhando-se; agachado, etc.
  • Brincadeira: A procura do ninho para achar os ovinhos.



Atividades desenvolvidas pelo Maternal 2

 Maternal 2 














Eixo: Artes Visuais.
Atividade:
·         Confecção de máscaras de Coelho, mural, com os símbolos da Páscoa.
·         Ilustrar a lenda contada sobre o ovo da Páscoa, etc.
·         Confecção de ovos coloridos com jornal amassado, e depois pintado com guache ou cola colorida.
·         Pintura facial;








Eixo: Sociedade e Natureza.
Atividade:
  • Jogos e brincadeiras  envolvendo o tema do projeto.
  • Preparação de uma culminância para que as crianças possam participar de um momento de confraternização da ceia pascal.

Eixo: Linguagem Matemática.
Atividade:
  • Jogos e brincadeiras  envolvendo quantidade de ovos;
  • Problematização de situações concretas em que a criança desenvolverá a adição (noção de juntar) e de subtração ( noção de tirar) 
  •  Construção do calendário;
  •   Contagem do número de símbolos trabalhados, etc.
  •  Cores primárias e forma geométricas acrescentando a do ovo.








                                       HISTÓRIA DO OVO DE PÁSCOA

            Foi somente depois de muito tempo que a igreja o adotou como símbolo da páscoa.
            Presentear com ovos coloridos significava desejar vida, fertilidade. No começo, os ovos eram de galinha, cozidos e pintados. Com o passar do tempo, começaram a ser feitos com grande requinte: passaram a ser de madeira ou de cera e com pintura refinada, tornando-se um verdadeiro artesanato. Depois se passou a fabricar ovos em forma de jóias, utilizando metais nobres e pedras preciosas.
            Mais tarde, o ovo de chocolate surgiu junto com as indústrias de chocolate (Europa, por volta de 1875). Eram feitos sem atrativos, mas de alto custo, por ser sua matéria prima importada, tornando-se presentes finos para as pessoas queridas.
            Em 1906, começaram a  aparecer os ovos enfeitados. Eram recheados com chocolates de vários tipos e a decoração feita com flores coloridas, aplicações de animais de pano.
            No Brasil, a novidade chegou em 1920, vinda de Paris. Hoje os ovos são uma espécie de herança dos ovos coloridos de antigamente. Em todo o mundo civilizado cristão, a Páscoa é comemorada com presentes de ovos de chocolate.

                                          E.M.João de Moraes - 2º Distrito - Parabéns!


                                              A criançada feliz com a culminância da Páscoa!

SÍMBOLOS DA PÁSCOA


Ovo de páscoa – O ovo é um ótimo símbolo da ressurreição. De fato, aparentemente morto, inanimado e petrificado, contém de dentro de si uma vida nova que surge pujante para a luz do sol.

Trigo e uva – Simbolizam o pão e o vinho. É a lembrança da entrega total. É através da entrega da carne e do sangue que o espírito vive.

Peixe – O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidos a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

Coelho – Símbolo de rápida e múltipla fecundidade. Há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da ressurreição. Pela fecundidade lembra o número de filhos de Deus.

O cordeiro – No novo testamento é Jesus Cristo o Cordeiro Pascal, Agnus Dei. O símbolo bem difundido na Europa mostra um cordeirinho branco sustentando a bandeira da Ressurreição.

                                                       Sugestão de lembrança










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal