Pular para o conteúdo principal

PROJETO COPA DO MUNDO 2014- EDUCAÇÃO INFANTIL.




A Copa do Mundo no Brasil é uma oportunidade para a promoção de futebol, mas também da nossa diversidade cultural e musical. Por isso o trabalho com o mapa do Brasil, mapa mundo, globo terrestre, o estudo através de pesquisas e troca de informações entre os alunos será muito importante para o conhecimento das diferentes culturas existentes nas diversas regiões do Brasil e do mundo.

Objetivos:
  •         Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las;
  •        Enfocar a pluralidade cultural;
  •        Desenvolver o espírito de aceitação de que não se vence sempre, aceitando a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento de nossas experiências;


Eixo Identidade e Autonomia:
  •          Identificação  do nome de nosso País  bem como as letras que o compõe;
  •          Reconhecimento do  seu próprio nome  bem como o nome de alguns jogadores.
  •          Observação  no mapa do Brasil do estado em que habita;
  •          Respeito às  ao trabalho coletivo;
  •         Atenção aos  valores importantes para a convivência em grupo: respeito às regras, cuidar do outro, espírito de equipe, companheirismo,  zelar pelo  material  utilizado e exposto em sala de aula; 




Eixo Linguagem Oral e Escrita:
  •          Pesquisa sobre a história das copas para contar às crianças como surgiu essa competição entre os países;
  •          Construção de paródias que ressaltem as palavras Copa e Brasil.
  •          Construção de paródia ilustrando com desenhos feitos pelas crianças
  •      Contação da história do mascote e o porquê ele foi escolhido;
  •          Trabalho com as crianças sobre a letra do hino nacional;
  •         Constatação de que cada país tem o seu hino nacional bem como sua língua própria;
  •          Utilização do alfabeto móvel para a construção das palavras trabalhadas;
  •          Promoção de  bingo com nomes dos alunos ou nomes dos jogadores;
  •         Caça-palavras; cruzadinhas; das palavras: copa, Brasil, futebol.








Linguagem Matemática:
  •          Contagem do número de jogadores que atuam no jogo de futebol.
  •          Quantos elementos são necessários para um time ser formado
  •          Quantos bandeirinhas?
  •          Juiz?
  •          Reservas?
  •          Treinador?
  •          Qual é a ordem da entrada dos jogadores?
  •          Cores que representam o Brasil?
  •          Formas geométricas da bandeira do Brasil.




Linguagem Plástica:
  •          Desenho de  um campo de futebol
  •          Construção de maquete de um campo com jogadores
  •          Confecção de cartaz coletivo da mascote da Copa.
  •    Utilização de massa de modelar para confeccionar bolas de vários cores e tamanhos               ( pequenas, médias e grandes)
  •     Construção coletiva do  globo terrestre;

Movimento:
  •             Jogo de futebol entre os alunos e alunas.
    ·         Importância de preparar-se fisicamente através de movimentos, tais como:
                 Correr, pular, saltar, mexendo  contornando obstáculos: caixas, cones, etc.
    ·         Exercícios de alongamento do corpo;
    ·      Movimentos diversos: com pé, joelhos, braços, cabeça, para cima e para baixo; para um lado; para o outro; para frente. para trás;
    ·         Carrinho de mão. Atividade em dupla.
    ·         Encaixe de bola com os braços em círculo; em fila, por baixo das pernas;
  • Jogar bola em círculo para cima para que um dos alunos a encaixe nos braços.


<
        MÚSICA:

  •                 Apreciação do  hino da copa, hino nacional.
  •                Construção de paródia  utilizando as palavras Copa e Brasil;
  •            Identificação dos ritmos das músicas brasileiras: samba, funk,  rock, sertaneja, MPB, etc.
  •        Apreciação de músicas do repertório infantil marcando o ritmo com os pés, mãos, ombros, cabeça,  chocalhos,  e outros instrumentos,etc
  •         Os sons produzidos pela natureza e cidades.
  •    Construção de bandinha utilizando objetos descartáveis tais como; garrafas de refrigerantes com sementes; latas de leite ; tampas de panelas , apitos, instrumentos de sopro utilizando pentes e papel celofane.
  •        Músicas que abordam o tema futebol;

             
               Natureza e Sociedade:           
·        
  •        Pesquisa sobre a copa do mundo;
  •              Pesquisa dos idiomas dos países participantes da copa do mundo, enfatizando a língua falada;
  •        A Importância da prática de esportes para a saúde;
  •         Pesquisa sobre a alimentação que recebe o atleta;
  •        Mural de notícias sobre a copa: recorte e colagem de noticiários diários.
  •               Normas e regras dos jogadores dentro do grupo da seleção.

História do tatu bola
























A copa -Comece explicando às crianças o que é a copa. Sonde seus conhecimentos prévios sobre o tema, enfatize que a copa tem ligação com a bola e eles conseguirão assimilar melhor.
Artes - Faça a Bandeira com colagem com tampinhas, casca de ovo, tecido, papelão, papel crepom, forminhas de docinhos... Picar papel nas cores da Bandeira e colar.
Perfuração - Após pintar a Bandeira, faça perfuração com palitos de dentes nas formas retângulo, círculo e losango. Retire as formas com cuidado após a perfuração, e monte a Bandeira em outra folha (essa atividade permite à criança entender a sobreposição das figuras geométricas da Bandeira). Depois você pode expor as obras de arte!
Pintar a Bandeira - com giz de cera, pintura a dedo, guache...
Modelagem - Usar massinha para fazer a Bandeira, bola de futebol, etc.
Grude - Faça um grude com farinha de trigo e água, coloque anilina nas cores verde, amarelo e azul. Coloque em canequinhas, dê a eles um pincel de pintor e deixe o artista solta a imaginação... Quem sabe em um tecido ou papelão
Cores - Coloque 4 caixas de sapato cada uma pintada ou encapada com tinta guache nas cores, branca, amarela,verde e azul. Distribuir revistas para as crianças procurarem folhas com as respectivas cores pedir que rasguem em pedaços bem pequenos e coloque-as nas caixas com as cores determinadas.
Decoração - Crianças de 0 a 3 anos necessitam de recursos visuais que facilitem seu entendimento. Logo, é importante enfeitar a sala de aula e munir-se de objetos como: bandeiras, viseiras, camisetas, brinquedos, etc. Decorar a sala com bolas e bandeiras coloridas nas cores verde e amarela.
Saúde - O esporte faz bem a saúde. Partindo desse princípio, explique aos alunos que para jogar futebol precisamos ter uma alimentação saudável. Monte, junto com os alunos, um cartaz com imagens de alimentos que fazem bem a saúde e fotos de pessoas correndo, jogando bola, andando e exercitando.
Fuleco - Os animais fazem parte do universo das crianças de 0 a 3 anos. Portanto, trabalhe enfatizando o Fuleco, mascote da Copa. Fale aos alunos sobre o tatu, seu habitat, etc. Conte a eles que o tatu-bola está em extinção e o que isto significa. Faça máscaras do Fuleco com eles e encene alguma história que tenha o tatu como personagem. Imprima desenhos do Fuleco para colorir com eles, faça o Fuleco com massinha de modelar. Aqui você também pode explorar os outros animais que concorreram para ser mascote: arara, onça...Imprima máscaras do Fuleco aqui.
Dado dos Animais - Numa caixa de papelão cole imagens dos animais participantes da seleção para mascote: arara, onça, tatu... As crianças jogam o dado e a imagem do bicho que cair para cima deve ser explorada com movimentos variados como: imitar o som, a locomoção, desenhar, modelar ou cantar uma música correspondente.
Fuleco na minha casa - Confeccionar o Fuleco para ficar na sala...Veja como montar um Fuleco de papel aqui. Ele será o mascote da sala, aproveitar para explorar as cores do mascote, das roupas... O mascote também pode passear na casa das crianças nos finais de semana, cada fim de semana com um aluno, lembrando-os de cuidar bem dele, porque está em extinção.
Livro - Ainda sobre o tema animais, trabalhar as posições (dentro, fora, meio...) usando o livro Era uma vez um tatu-bola.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O MATERNAL




                                                                        TAÇA  






                                                                   DEDOCHES 


Comentários

  1. Amei o seu projeto e mesmo já um pouco depois da época por causa recesso utilizarei algumas de suas ideias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal