15 DE MAIO DE 2012.
O MENINO DO SERTÃO E A MENINA DA CIDADE
O MENINO DO SERTÃO E A MENINA DA CIDADE
PROJETO: O MENINO DO SERTÃO E A MENINA DA CIDADE
Justificativa:
Acreditamos ser importante proporcionar as crianças da Educação Infantil o contato com a vida e a obra literária da escritora Regina Selma Mesquita Lisboa - “ O menino do sertão e a menina da cidade”, assim como outros escritores e esperamos despertar em todas elas o gosto de conhecer, o prazer de ler, a alegria de cantar e a delicadeza de apreciar a poesia como uma das formas do ser humano manifestar seus sentimentos mais profundos.
Objetivos Gerais:
· Familiarizar o aluno com os diferentes gêneros textuais, para que ele possa sentir prazer em ler, ouvir e criar novas histórias;
· Descobrir o valor da Literatura, da Dramatização, da Música, da Poesia, do Desenho e da Pintura.
Objetivos específicos:
· Conhecer e valorizar a vida e a obra da autora Regina Selma Mesquita Lisboa.
· Desenvolver a criatividade e socialização.
· Aprimorar a habilidade de desenhar
· Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da colagem da construção como forma de expressão e comunicação de suas ideias,
· Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
· Despertar o interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas ( regionais, nacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
· Dançar e cantar música sertaneja valorizando o sertão e as pessoas que lá residem.
· Reconhecer as diferenças que há entre a vida no sertão e na cidade.
Metodologia:
· Obra literária – O Menino do Sertão e a Menina da cidade.
· Dramatização da obra supracitada.
· Confecção de um livro pelos alunos e exposição do mesmo.
· Declamação das poesias registradas na obra da autora.
· Produção de um poema coletivo.
· Confecção de Murais para exposição.
· Apresentação da canção Deus e Eu no sertão.
Propostas de atividades a serem desenvolvidas:
Linguagem Oral e Escrita:
· Conversar na rodinha sobre a vida da autora Regina Selma Mesquita Lisboa. Os dados sobre a autora encontram-se no próprio livro.
· Mostrar o livro e pedir às crianças que falem sobre a ilustração. O que estão vendo? O que está escrito? Quais letras elas identificam?
· Deixar as crianças manipularem o livro; relacionem as formas nele contidas, bem como as cores.
· Ler para as crianças o poema da página nº 3 FLORES.
· Ao final da leitura pedir que desenhem na folha o que o que ela ouviu e escrever o nome dos desenhos que fez sobre o poema.
· Escrever na lousa a palavra Flores e pedir que as crianças identifiquem a 1ª letra e a última, depois todas as letras restantes e por fim, quantas vezes ela abre a boca para dizer FLORES.
· No dia seguinte a professora poderá trazer o cartaz com a poesia escrita para ler junto às crianças.
· Após a leitura pedir que procurem a palavra flores. Explicar que flores são mais de uma unidade, e Flor é só uma unidade.
· Nas aulas seguintes a professora poderá perguntar às crianças o nome da autora, o título do livro que estão lendo, e outras curiosidades. A leitura deverá ser realizada por etapas. Sugiro que leiam da página 6 a página 9, onde está escrito: ...e ganhou a mata. Deixar as crianças curiosas para saber o que irá acontecer no dia seguinte. E assim a professora vai lendo e deixando sempre um suspense para o dia posterior.
· A cada dia antes da leitura do livro a professora faz uma retrospectiva com ajuda das crianças, perguntando a elas: Onde foi que a história parou? O que elas acham que irá acontecer com o personagem?
· A professora poderá trabalhar a escrita dos nomes dos personagens, pedir que as crianças escrevam espontaneamente o nome dos animais que vão aparecendo no decorrer da contagem da história.
· Importante lembrar-se de que a identificação das letras dos nomes; a 1ª letra e última letra; quantas vezes se abre a boca para pronunciar a palavra, é uma atividade constante no dia a dia da prática pedagógica.
· A professora poderá realizar uma lista com os nomes dos animais que forem aparecendo na história.
Linguagem Matemática:
· Contagem do número de letras das palavras trabalhadas.
· Contar o número de palavras da lista de animais.
· Contar quantas vezes se abre a boca para pronunciar as palavras.
· Relacionar a quantidade de palavras ou de figuras ao numeral correspondente.
· Aproveitar para usar a unidade de medida – litro - ao falar da vaca. Trazer um litro, uma caixinha de leite e um copo. Realizar experiência em sala de aula para descobrir quantos copos é necessário para encher um litro.
· Estabelecer as diferenças e semelhanças entre os animais.
· Quantos palmos têm a mesa? Quantos passos têm a sala de aula?
Natureza e sociedade:
· Realização de experiências significativas em sala de aula. Ex: Germinação de sementes.
· Maquete da cidade e do sertão.
· Observação do som das vozes dos animais para depois identificá-las.
· Observar o som da natureza e identificar.
· Pesquisar por que no interior as estrelas e os astros são mais visíveis que na cidade.
· Observar as mudanças da lua.
· Estabelecer as semelhanças e diferenças entre o sertão e a cidade, apresentados no livro.
· Pesquisar: O que tem de interessante no sertão e na cidade?
· Relacionar as dificuldades existentes no sertão e na cidade.
Musica e Movimento:
· Apresentar a canção: Deus e Eu no Sertão – Victor e Leo.
· Pedir às crianças que cantem e depois criem movimentos com o corpo para acompanhar o ritmo da música.
· A professora poderá sugerir que façam uma roda e cada um criará um passo diferente e todos terão que imitar em seguida. Depois que todos conseguirem, outro aluno criará o próximo gesto para que todos repitam, assim até que todos na rodinha consigam participar criando assim, um gesto diferente.
· Trabalhar com o nome dos animais que se encontram na história. Dar um pedaço de papel com o nome de um animal, escrito em letra bastão, para cada aluno. Peça que cada um imite o animal. Para isso ele deverá identificar o nome do animal que está escrito no seu papel. Se tiver dificuldades a professora fará a mediação, solicitando que identifique a 1ª letra, a última e os colegas poderão ajudá-lo. Após o reconhecimento o aluno imitará o animal, usando o próprio corpo e a voz. Propor que ao final formem o coral dos bichos. Cada um deverá imitar a voz do animal.
· Propor que façam um círculo de mãos dadas, no outro dia um quadrado, um triângulo, um retângulo e por último um losango. Utilizar músicas que falem do sertão. Sugiro a música de Victor e Leo, cuja letra encontra-se no final do documento.
· Cantar canções da cobra, macaco, enfim dos animais que aparecem na história.
· Brincar de macaco disse etc.
Artes:
· Ilustração da poesia
· Desenhar os personagens centrais da história- Ritinha e Francisco de acordo com as características registrada na história.
· Confeccionar o livro com a turma. Cada aluno utilizará uma técnica diferente para ilustrar o livro. Desenho com canetinha colorida, animais pintados com cola colorida, tinta guache e pincel, quebra cabeça, colagem, mosaico, etc.
· Dramatização da história por etapas, e se for possível, no final do projeto com toda a história e seus respectivos personagens.
· Apresentar danças folclóricas do sertão e da cidade.
Deus e Eu No Sertão
Composição: Victor Chaves
Nunca vi ninguém
Viver tão feliz
Como eu no sertão
Viver tão feliz
Como eu no sertão
Perto de uma mata
E de um ribeirão
Deus e eu no sertão
Deus e eu no sertão
Casa simplesinha
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir
Rede pra dormir
De noite um show no céu
Deito pra assistir
Das horas não sei
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão
Mas vejo o clarão
Lá vou eu cuidar do chão
Trabalho cantando
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão
A terra é a inspiração
Deus e eu no sertão
Não há solidão
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina
Tem festa lá na vila
Depois da missa vou
Ver minha menina
De volta pra casaQueima a lenha no fogão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão
E junto ao som da mata
Vou eu e um violão
Deus e eu no sertão.
Duração: 15 DIAS.
Obs: Pode ser utilizado como preparação às festas juninas
Deus e eu no sertão
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