quarta-feira, 23 de maio de 2012

PROJETO MEIO AMBIENTE - 2012

23 DE MAIO DE 2012.
Este projeto foi elaborado por Luana Lessa Ribeiro, integrante da equipe pedagógica da Rede Municipal de Trajano de Moraes. O Projeto deverá ser desenvolvido por todas as Escolas de Ensino Fundamental.
Parabéns Luana! O projeto está ótimo! Bom trabalho professores!

PROJETO MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA

           Em uma comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros,com a natureza e com os lugares onde vivem.Essa comunidade aprende,pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade,liberdade e respeito às diferenças.
         Com este projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida,promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade,e contribuir assim para um dia-a-dia participativo,democrático,animado e saudável.

OBJETIVO GERAL

·        Desenvolver,acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente e envolver a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Participar da construção de um futuro sustentável para nosso município.
·        Criar e fortalecer espaços de debate na escola sobre os problemas sociais e ambientais da comunidade e perceber como eles relacionam com o mundo.
·        Incentivar uma nova geração que se empenhe em contribuir para a solução dos problemas sociais e ambientais.
·        Promover ações de sensibilização e de comprometimento da população escolar para a construção de atitudes,valores e conhecimentos que levem à solidariedade,à justiça social,à cidadania assim como a preservação,recuperação e manejo ambiental e consequentemente  a melhoria da qualidade de vida.
·        Discutir as mudanças ambientais globais a partir de quatro subtemas: ÁGUA,AR,TERRA E FOGO.
·        Conhecer e debater os subtemas propostos e suas relações com as mudanças ambientais globais.
·        Reconhecer as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema,planejar ações que contribuam para transformações de qualidade de vida na escola e na comunidade e proporcionais mudanças no lugar,no país e também no mundo.
·        Trabalhar este projeto a partir das realidades locais estabelecendo as devidas conexões com a realidade,objetivando a transformação.

ESTRATÉGIAS DE AÇÃO

APRENDER A SER:
·        Transformar a realidade social,compreender e discutir os diferentes contextos e se colocar como personagem principal de uma nova história.

APRENDER A APRENDER:
·        Pensar,argumentar,buscar e solucionar informações.

APRENDER A FAZER:
·        Desenvolver as competências e habilidades desse projeto.

APRENDER A CONVIVER:
·        Incorporar a solidariedade,responsabilidade e reciprocidade nas relações pessoais e sociais,através de ações do cotidiano.

SETE CORES,SETE AÇÕES

MOBILIZAR PARA A SUSTENTABILIDADE
APRIMORAR/CRIAR AS HORTAS ESCOLARES
PRESERVAR A MATA NATIVA
CONHECER PLANTAS MEDICINAIS
CONHECER PRÁTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO
RECICLAR
ESTIMULAR A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

·        Mobilizar para a sustentabilidade: Mobilizar os alunos da Rede Municipal a vivenciar práticas educacionais com enfoque na sustentabilidade,onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico e o ser humano como parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive.
·        Aprimorar as hortas escolares: Demonstrar aos alunos,técnicas de cultivo orgânico de alimentos,uso e manejo do solo,utilizando os espaços disponíveis nas escolas.
·        Preservar a mata nativa: Orientar os alunos na coleta e propagação de mudas de espécies nativas adequadas ao repovoamento da mata ciliar e recuperação de áreas degradadas.
·        Conhecer plantas medicinais: Capacitar os alunos na identificação,produção e utilização de plantas medicinais.
·        Conhecer práticas de saneamento básico: Oportunizar conhecimentos de saneamento ambiental,para implantação de ações voltadas à preservação da água e do gerenciamento dos dejetos.
·        Reciclar: Promover a sensibilização dos educando quanto à necessidade de diminuir a produção e reciclar os resíduos domésticos.
·        Estimular a alimentação saudável: Ampliar conheciementos de nutrição e alimentação alternativa,criando novos hábitos alimentares,sem comprometer os hábitos culturais.

AVALIAÇÃO

Entendemos a avaliação como processo contínuo,que existe a partir do instante que nasce a intenção de um projeto,até o dia em que seus efeitos e resultados não possam ser ligados ou atribuídos a este mesmo projeto,deve,ser integrada ao planejamento,á execução e a conclusão de cada uma das partes que o compõem.Vão se articular as avaliações diagnóstica,formativa e somativa para a construção da aprendizagem significativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário