24 de maio de 2012
Projeto Alimentação: O Sanduíche da Maricota.
* Objetivo:
- Reconhecer a importância de uma alimentação de qualidade.
- Conscientizar as crianças de que não devemos desperdiçar os alimentos.
Linguagem Oral e Escrita:
- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
- Recontar histórias conhecidas aproximando-se das características da história original no que refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
- Participar de situações em que “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional.
- Utilizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
- Escrever o próprio nome em situações em que isso é necessário.
*Atividades:
- Conversa informal sobre alimentos saudáveis e não saudáveis;
- Contar e recontar a história: O sanduíche da Maricota;
- Construir lista dos alimentos saudáveis
- Bingo das letras do alfabeto.
- Jogo da memória das palavras correspondentes aos alimentos da lista já realizada.
- Escrita espontânea dos alimentos que compõem o sanduíche da Maricota.
- Caça palavras dos alimentos saudáveis.
- Cruzadinha dos alimentos do sanduíche da Maricota.
*Linguagem matemática:
- Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço.
- Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
- Resolver situações-problema, utilizando o raciocínio lógico-matemático;
- Agrupar e fazer a contagem dos elementos de diferentes formas.
- Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
*Atividade:
- Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz;
- Contagem os personagens da história: O sanduíche da Maricota para que as crianças aprendam a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto;
- Contar a quantidade de alimentos saudáveis listados pelos alunos e fixados no cartaz da classe.
- Contagem diária do número de alunos presentes: Meninos e meninas bem como o total.
- Propor brincadeiras e jogos em que as crianças possam estar contando e estabelecendo a correspondência da quantidade ao número.
- Manipular e explorar materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas,carvão, carimbo, etc.
- Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes;
- Observar e identificar imagens diversas.
- Conhecer a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura,etc.
*Atividades:
§ Ilustrar a história: O sanduíche da Maricota, utilizando materiais diversos; giz de cera; pincel e aquarela, carvão, etc.
§ Modelar os alimentos saudáveis que foram colados na lista produzida pelos alunos.
§ Recortar alimentos saudáveis de revistas e livros para ilustrar a lista de alimentos saudáveis, ou preparar o mural dos alimentos saudáveis e não saudáveis.
*Música e Movimento:
- Aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajuste de suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações, controlando gradualmente o próprio movimento;
- Coordenar o movimento e o equilíbrio em ações individuais ou em situações de interação.
- Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções.
- Conhecer as obras ouvidas e seus compositores para iniciar conhecimentos sobre a produção musical.
*Atividades:
- Representação de experiências observadas e vividas por meio do movimento: derreter como sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como as folhas de uma árvore, correr como um rio, voar como uma gaivota, cair como um raio...
- Brincadeiras de roda e cirandas, danças, possibilitando realizarem movimentos de diferentes qualidades expressivas e rítmicas. As crianças terão oportunidade de perceberem seus ritmos, ritmos comuns além do caráter socializador dessas atividades.
- Brincadeiras que envolvam lateralidade:
- Desmontar e montar partes de um boneco;
- Cruzar instruções: mão direita na orelha e a esquerda na cintura, calcanhar esquerdo no joelho direito;
- Amarelinha: pular com o pé direito na ida e o esquerdo na volta, alternar um pulo com um pé e com os dois pés, alternar dois pulos com o pé esquerdo e dois com o direito, de acordo com a posição da casa, pular com o pé direito ou esquerdo.
- Campo minado: construir um caminho com papel pardo ou jornal, dividido, como num jogo de trilha gigante e colar com durex no verso do caminho estalinhos de festa junina. Utilizar um dado para que as crianças caminhem por essa trilha de acordo com a quantidade tirada no dado.
- Ouvir, cantar e dramatizar a canção: A galinha do vizinho bota ovo amarelinho.
- Ouvir canções de vários gêneros musicais: samba, pagode, rock, clássica, etc.
*Sociedade e Natureza:
- Utilizar medidas básicas de preservação da saúde.
- Perceber a existência de regras sociais de convivência.
- Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
- Perceber e representar o corpo como instrumento de autoexpressão e comunicação.
*Atividades:
- Conversar com as crianças sobre onde encontrar alimentos para realizar um sanduíche nutritivo e gostoso.
- Realizar visita ao hortifruti para que as crianças observem as frutas, legumes e verduras que são saudáveis à saúde.
- Preparar com ajuda das crianças o sanduíche da Maricota, para que cada criança possa observar como preparar e saborear.
- Imitar usando os membros do próprio corpo, os personagens da história: o Sanduíche da Maricota.
NOME:____________________________________________________
DATA:______________________________________________________
1. COMPLETE AS PALAVRAS DO SANDUICHE DA MARICOTA.
C
|
P
|
M
| ||||
A
|
I
| |||||
A
|
I
| |||||
C
|
P
| |||||
2. QUANTAS VEZES VOCÊ ABRIU A BOCA PARA DIZER CAPIM.
CAPIM
|
3. DESENHE O CAPIM DO SANDUICHE DA MARICOTA.
ALUNO:___________________________________________________ DATA:____________________________________________________
1. COMPLETE A PALAVRA QUIRERA DO SANDUICHE DA MARICOTA.
Q
|
I
|
E
|
A
| |||
U
|
R
|
R
| ||||
I
|
E
|
2.COMPLETE A PALAVRA OVO DO SANDUICHE DA MARICOTA.
O
|
V
|
O
|
V
| ||
O
|
3. QUANTAS VEZES VOCÊ ABRIU A BOCA PARA DIZER AS PALAVRAS:
ovo |
muito bom vou praticar a partir de amanhã com uma turma multisseriada. Adorei.
ResponderExcluirmuito bom vou praticar a partir de amanhã com uma turma multisseriada. Adorei.
ResponderExcluir