Caçada Maluca: Organizar 3 caixas ou mais e identificá-las com cores diferentes. As crianças deverão procurar, pela sala, objetos que correspondam as três cores das caixas e guardá-las nas caixas com as respectivas cores. Estipular um tempo para a captura, ao sinal ( apito, final da música...) deve encerrar a caçada. (Caso na sala não haja muitos objetos coloridos à disposição, o professor deve selecioná-los e escondê-los).
Dividir a turma em três grupos, onde cada grupo representa uma cor. A partir daí lançar desafios: contar quantos objetos de cada cor foi capturado; observar quem tem mais/menos; levantar hipóteses se um número X de objetos conseguisse escapar quantos permaneceriam; agrupar por diferentes texturas, pesos, tamanhos; ordená-los levando em conta suas características, entre outros.
Para Classificação: Usando materiais manipulativos variados: botões, tampas, brinquedinhos de plástico, pede-se que cada grupo de 4 crianças faça agrupamentos de objetos em função da semelhança na cor, forma ou espécie e aos poucos os agrupamentos prosseguem fazendo alternância nos critérios pensados. É fundamental que a professora faça os questionamentos: O que pensaram ao agrupar os objetos daquele jeito? Em que se parecem, porque os objetos de uma coleção ficaram separados dos outros? Qual o nome que pode ser dado aos que ficaram fora da coleção?
Jogo dos Pares: (grupo de 4 alunos) com blocos lógicos, tendo como objetivo comparar características das peças e formando pares ( oito peças dos blocos lógico-quadrados e triângulos grandes e pequenas, azuis e vermelhos). O primeiro aluno forma um par utilizando um critério de sua escolha, os demais devem descobrir o critério adotado para formar o primeiro par, a fim de continuarem formando novos pares, obedecendo à mesma regra. Ex: O 1º aluno escolheu seu par, quadrados vermelhos, um grande, um pequeno, utilizando o critério tamanho, os próximos jogadores devem construir pares que mantenham a mesma regra, ou seja, formas e cores iguais, mas tamanhos diferentes. Se o 2º e o 3º jogadores seguirem a regra, o 4º jogador formará o par automaticamente. Ex. de materiais que poderiam ser utilizados: figuras e brinquedos.
Noção de sequencia utilizando sapatos: O professor forma um conjunto padrão no centro das crianças ( dois sapatos de lado e três de sola pra cima; três com sola pra cima e dois pra baixo; dois virados pra esquerda e dois pra direita).Elas deverão continuar a sequencia de sapatos obedecendo à mesma regra até todos terem colocado. O professor pode sugerir uma nova fila mudando a regra ou mesmo utilizando o próprio corpo da criança ( sentados e deitados, de costas e de lado, de bruços e de costas).
Jogo das diferenças: Desenvolver a habilidade de comparar e discriminar. São usadas folhas de A4 e figuras dos blocos lógicos. Sobre a folha, dividida em quatro partes, o professor coloca duas figuras geométricas que contenham uma diferença, por exemplo, um retângulo azul e um vermelho, nesse caso tendo uma diferença: a cor. O professor coloca a terceira peça e desafia a criança a colocar a quarta peça, observando que entre ela e a vizinha deverão existir as mesmas diferenças. Aos poucos pode ser aumentado o número de diferenças, critérios, chegando a quatro: tamanho, cor, forma e espessura.
Obrigada pelas ideias
ResponderExcluirMuito boas as atividades.
ResponderExcluirMuito boas as atividades.
ResponderExcluir