Pular para o conteúdo principal

Projeto Festa Junina -Educação Infantil -2012





Objetivos:
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;

Linguagem Oral e Escrita:
  •        Demonstrar autonomia na escolha de livros para “ler” e apreciar.
  •        Identificar a escrita de seu nome e dos colegas nas diversas situações do cotidiano;
Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;

Atividades:
§  Roda de conversas sobre a origem das festas juninas;
§  Deixar que as crianças relatem suas opiniões a respeito do assunto em pauta.
§  Escuta da fala das crianças, fazendo perguntas pertinentes ao assunto, incentivando-as a elaborarem melhor suas respostas.
§  Ouvir e recontar as histórias contadas.
§  Permitir que as crianças ditem letras de músicas tradicionais das festas juninas, e a professora escreva.
§  Ler ainda que de forma não convencional a letra da canção escolhida e ditada pelas crianças, destacando a palavra de trabalho.
§  Elaborar listas do que tem nas festas juninas.
§  Escrever espontaneamente palavras relacionadas à Festa Junina da escola.
§  Organização de leitura em que as próprias crianças: Estabeleçam uma relação entre o que é falado e o que está escrito (embora ainda não saibam ler convencionalmente). Nessas atividades de “leitura”, as crianças devem saber o texto de cor e tentar localizar onde estão escritas determinadas palavras.
§  Precisam descobrir o sentido do texto apoiando-se nos mais diversos elementos, como nas figuras que o acompanham, na diagramação, em seus conhecimentos prévios sobre o assunto, no conhecimento que têm sobre algumas características próprias do gênero etc.
§  Escrita dos nomes em todos os trabalhos;

Linguagem Matemática:
  •        Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
  •        Resolver situações-problema, utilizando o raciocínio lógico-matemático;
  •        Ordenar os elementos de uma classe, a partir de uma ou mais diferenças
  • Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram.

Atividades:

·         Construção do calendário do mês de junho pelas crianças, para que identifiquem os dias da semana, e visualizem o dia correspondente ao mês.
·         Contar e recontar os colegas de classe, objetos variados, e elementos do conjunto das coisas que encontramos nas festas juninas.
·         Brincar de faz de conta utilizando elementos da festa junina.Ex: Barraquinha de doces; salgados, bebidas, etc. Usando dinheiro confeccionado de R$1,00 até R$5,00.
Natureza e sociedade:
           Conscientizar as crianças sobre o perigo dos balões, nesta época do ano;
·         Utilizar, com ajuda dos adultos, fotos, relatos e outros registros para a observação de paisagens do campo e da cidade.
·         “Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?”, “Será que todas as crianças utilizam os mesmos meios de transporte que utilizamos? Será que elas brincam das mesmas brincadeiras? Quais serão os alimentos preferidos delas?”
·         Conversa com as crianças utilizando como suporte fotografias, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as paisagens variadas. (textos informativos e literários, músicas, documentários e filmes que façam referências a outras paisagens).
·         Realizar pesquisas sobre a origem das festas juninas.


Origem das festas juninas no Brasil. Fonte You tube
Atividades:
  •       Pesquisar as consequências desastrosas dos fogos de artifícios e balões usados para alegrar as festas juninas;        
  •      Observação e percepção das mudanças que ocorrem na paisagem local, conforme a variação do dia e da noite, a sucessão das estações do ano, a passagem dos meses e dos anos, a época das festas etc, para que elas aprendam a estabelecer relações entre essas mudanças.       
  •       Estabelecer as diferenças do há na roça e na cidade.
  •       Pesquisar origem das festas de:  São João, Santo Antônio e São Pedro e a relação que elas tem com as festas Juninas.
      
Linguagem Plástica e Visual:
§  Explorar as características, propriedades e possibilidades de manuseio de diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
§  Conhecer a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas,
Realizar espontaneamente desenhos sobre o tema Festa Junina ou desenho ilustrativo das histórias contadas;
Atividades:
·             Desenhar espontaneamente personagens de história contadas pela professora.
·             Confeccionar trabalhos utilizando recortes e colagem de palito coloridos para montagem de barraquinhas;
·             Dobraduras e pinturas de bandeirinhas e balões.
   Linguagem Musical e Movimento: 
                  Identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
       Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;


 Música Quadrilha Festa Junina- Fonte You Tube


Atividades:
·         Identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
·             Propor as crianças cantarem uma música: rápido, devagar, com a boca aberta, bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da bruxa, do lobo, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo..., para que as crianças percebam as qualidades do som.
·             Ouvir, cantar e dançar músicas tradicionais de festa junina para apresentarem no evento escolar.
·             Ensaiar a quadrilha para ser apresentada na festa da escola.
·             Criação de pequenas canções, onde as crianças podem fazer rimas com seus próprios nomes e dos colegas, com nomes de frutas, cores, assuntos e acontecimentos vivenciados no dia-a-dia.
Identidade e Autonomia:

·         Participar de situações que envolvam a relação com o outro.
·         Participar de brincadeiras e da exploração de diferentes brinquedos.
Atividades:
·         Imitar de ações que representem diferentes pessoas, utilizando vários meios de comunicação social: Assistindo a TV, imitando um personagem da TV; Ouvindo rádio ou imitando um radialista, etc.
·         Brincar de telefone com fio, confeccionando-o com copos de guaravita e linha grossa ou barbante.





Dicas de Como Fazer Decoração de Festa Junina
http://projetandonaeducacaoinfantil.blogspot.com.br

Criatividade e imaginação devem comandar no momento em que você estiver criando os elementos da decoração de sua festa. Você pode, por exemplo, criar um espantalho com um simples balde, para isso coloque palha sob um chapéu, para formar o cabelo do espantalho, e utilize tinta e EVA para fazer o rostinho do espantalho. Um laço usado como gravata e um detalhe de flor arrematam com estilo o espantalho. E você pode usar estes espantalhos por toda a festa, pois são rápidos de serem feitos.














Comentários

  1. Marise
    Parabéns, pois ao ver as estatísticas ,pude perceber que o seu blog está "bombando".Sinal de que seus temas são bem articulados e de interesse para o público em questão.
    Abraços Leila

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, amiga. Você sempre foi uma grande incentivadora dos meus projetos.
    Conte sempre comigo .
    Abraços. Marise Araujo.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal! Fico feliz em saber que estou colaborando com suas pesquisas atavés desse blog, pois vejo que este está sendo bem acessado. Entretanto,ficarei muitíssimo grata àqueles que deixarem registrado um comentário.É muito bom receber elogios, mas as críticas nos ajudam também a crescer, e aprimorar o nosso trabalho, realizado com muito carinho.
    Bjs. Marise Araújo

    ResponderExcluir
  4. Ótimo projeto. Ajudou-me adaptar o meu. Parabéns pela organização do projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal