Pular para o conteúdo principal

SINAIS DO TRANSCENDENTE EM NOSSO MUNDO

SINAIS DO TRANSCENDENTE EM NOSSO MUNDO


 Poesia: A Sombra.
 Era um dia de junho;
 Disse a erva para a sombra do olmo;
 “Você se desloca
 da direita para a esquerda muitas vezes,
 perturbando minha tranquilidade”.
A sombra respondeu:
 “Não sou eu, não sou eu.
 Olhe para cima.
 Há uma árvore que se move com o vento,
 Para o poente e para o oriente,
 Entre o Sol e a Terra”.
 A erva olhou para cima
 E viu a árvore, pela primeira vez.
 E disse para si mesma:
 “Puxa! É uma erva maior do que eu”.
 E emudeceu.
Gibran,Kahlil. Para além das palavras. São Paulo, Paulinas, 1995.p.185.


Os sonhos de nossos ancestrais.
A pré-história é um período quase infinito de tempo antes de nós. Na última etapa da pré-história, mais ou menos 100 mil anos atrás, os Homo Sapiens, isto é, os nossos ancestrais, percebiam que a força da natureza é maior do que a força humana.
 • Os animais eram mais fortes.
 • Os raios incendiavam as árvores.
• O sol mantinha-se no espaço, sem cair.
As pessoas não conseguiam fazer coisas assim. Acreditavam então em espíritos poderosos da natureza que, se fossem honrados, poderiam ajudá-las, protegê-las e realizar seus sonhos de uma vida melhor.
Até hoje muitas pessoas consideram a natureza como um espaço sagrado, por meio do qual podem dialogar com alguém que não veem, mas que acreditam que as escuta e atende.
Ao longo dos tempos, os povos têm marcado lugares sagrados, onde acreditam haver uma comunicação com o transcendente.
Os impressionantes locais sagrados.
Nas mais variadas regiões do mundo existem locais sagrados que foram templos ou túmulos, cujas datas de construção e significado de origem nem sempre é possível esclarecer, mas são impressionantes testemunhos de que, no mundo inteiro, a humanidade já reverenciava o transcendente há milhares e milhares de anos. Alguns dos locais sagrados mais conhecidos são:
• Os megalíticos de Stonehenge, na Inglaterra;
• As ruínas de Machu Picchu, no Peru;
• As pirâmides do sol e da lua, no México;
• As pedras da ilha de Páscoa, no oceano Pacífico;
• As ruínas do templo de Luxor, no Egito;
• As pirâmides dos faraós, no Egito, e muitos outros.
Os povos que tinham o costume de construir com pedras, levantavam construções em seus locais sagrados. Outros povos que viviam e os ainda vivem na floreta, faziam e fazem seus recintos sagrados ao pé de uma grande árvore, no alto de uma grande montanha ou em clareira no meio da mata. O objetivo de todos os lugares sagrados do mundo é um só: ser um espaço de comunicação entre os seres humanos e o mundo transcendente: os deuses, os espíritos, os antepassados.
Atividades:
1) Procurar junto a seus familiares e pessoas conhecidas, objetos, frases, preces, gravuras, fotografias, quadros, livros cânticos... que lembrem uma tradição religiosa.
2) Conversar com a pessoa sobre o significado daquilo que ela está emprestando a você.
3) Trazer o resultado da pesquisa para a próxima aula.
4) Criar um diário secreto de descobertas importantes. Pode ser no computador ou caderno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal