Pular para o conteúdo principal

O HOMEM NÃO VIVE SOZINHO -Aula 6º e 7º Anos.

.


O HOMEM NÃO VIVE SOZINHO.




 Não vivemos sozinhos Nenhuma criatura sobrevive sozinha, pois ninguém se basta a si mesmo. Nascemos e crescemos em uma pequena comunidade, que é a família. De outra forma, não sobreviveremos. Aos poucos vamos ampliando o nosso espaço, participando de outras comunidades e aumentando o nosso círculo de relacionamentos e amizades.
Precisamos dialogar trocar ideias, dar e receber carinho, conviver com os outros seres humanos como nós. Isso é necessário para uma vida saudável.
A verdade é que precisamos uns dos outros, em todos os sentidos. Você já parou para pensar no trabalho que inúmeras pessoas realizam para o nosso bem-estar? Para que possamos descansar, recostar o corpo numa cadeira, ou mesmo deitar numa cama, ou ouvir uma música, muitos tiveram de gastar horas e horas trabalhando... Devemos valorizar o trabalho e a dedicação de todos, pois sem eles as coisas seriam complicadas, às vezes até impossíveis.
Analisando tudo isso, podemos perceber que as criaturas dependem umas das outras. De que adianta “empinar o nariz” e julgar-se autossuficiente, dar-se ares de que não precisa de ninguém? Nessa cadeia de inter-relações, ninguém é maior ou menor do que o outro. Todos são muito importantes, necessários, e, portanto, devem executar a sua função da melhor maneira possível.
(Tongu, Maia Izabel de Oliveira. Alegria de Viver, Vol. 6 – Editora Moderna, 1997)
 "O homem foi criado para viver em comunidade, necessitando uns dos outros. O amor ao próximo é inseparável do amor a Deus. Através da convivência com o outro, da reciprocidade de serviços e o diálogo com o irmão o homem desenvolve suas próprias virtudes".


 ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO:
1) Responda as seguintes questões:
 a) Você já se sentiu sozinho? Quando?
 b) O que você pode fazer quando percebe alguém sozinho?
2.Reflita sobre a afirmação: “Homem algum é uma ilha”.
 No caderno registre o que você entendeu desta afirmação e faça a ilustração.
3.Cantar e refletir através da música:
 Eu preciso de você! Eu preciso de você, você precisa de mim, eu preciso de Cristo, até o fim. Sem cessar, sem parar, sem vacilar, sem tremer, sem chorar (bis).
4. COMPROMISSO:
 No Plano de Deus ninguém deverá viver sozinho. E os idosos que vivem nos asilos, os moradores de rua, pessoas deficientes... Escreva o seu compromisso dizendo concretamente o que você pode fazer pelo seu próximo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal