sábado, 25 de fevereiro de 2012

O HOMEM NÃO VIVE SOZINHO -Aula 6º e 7º Anos.

.


O HOMEM NÃO VIVE SOZINHO.




 Não vivemos sozinhos Nenhuma criatura sobrevive sozinha, pois ninguém se basta a si mesmo. Nascemos e crescemos em uma pequena comunidade, que é a família. De outra forma, não sobreviveremos. Aos poucos vamos ampliando o nosso espaço, participando de outras comunidades e aumentando o nosso círculo de relacionamentos e amizades.
Precisamos dialogar trocar ideias, dar e receber carinho, conviver com os outros seres humanos como nós. Isso é necessário para uma vida saudável.
A verdade é que precisamos uns dos outros, em todos os sentidos. Você já parou para pensar no trabalho que inúmeras pessoas realizam para o nosso bem-estar? Para que possamos descansar, recostar o corpo numa cadeira, ou mesmo deitar numa cama, ou ouvir uma música, muitos tiveram de gastar horas e horas trabalhando... Devemos valorizar o trabalho e a dedicação de todos, pois sem eles as coisas seriam complicadas, às vezes até impossíveis.
Analisando tudo isso, podemos perceber que as criaturas dependem umas das outras. De que adianta “empinar o nariz” e julgar-se autossuficiente, dar-se ares de que não precisa de ninguém? Nessa cadeia de inter-relações, ninguém é maior ou menor do que o outro. Todos são muito importantes, necessários, e, portanto, devem executar a sua função da melhor maneira possível.
(Tongu, Maia Izabel de Oliveira. Alegria de Viver, Vol. 6 – Editora Moderna, 1997)
 "O homem foi criado para viver em comunidade, necessitando uns dos outros. O amor ao próximo é inseparável do amor a Deus. Através da convivência com o outro, da reciprocidade de serviços e o diálogo com o irmão o homem desenvolve suas próprias virtudes".


 ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO:
1) Responda as seguintes questões:
 a) Você já se sentiu sozinho? Quando?
 b) O que você pode fazer quando percebe alguém sozinho?
2.Reflita sobre a afirmação: “Homem algum é uma ilha”.
 No caderno registre o que você entendeu desta afirmação e faça a ilustração.
3.Cantar e refletir através da música:
 Eu preciso de você! Eu preciso de você, você precisa de mim, eu preciso de Cristo, até o fim. Sem cessar, sem parar, sem vacilar, sem tremer, sem chorar (bis).
4. COMPROMISSO:
 No Plano de Deus ninguém deverá viver sozinho. E os idosos que vivem nos asilos, os moradores de rua, pessoas deficientes... Escreva o seu compromisso dizendo concretamente o que você pode fazer pelo seu próximo.

Um comentário:

  1. Querida

    Esta atividade enseja uma WebQuest. O que acha da idéia? adoria

    ResponderExcluir