Pular para o conteúdo principal

Planejamentos Educação Infantil 1º Bimestre Pré I e II





Prefeitura de Trajano de Moraes
          
Secretaria Municipal de Educação

Planejamento Escolar

1º Bimestre
2012
Educação Infantil – Pré I









DATAS COMEMORATIVAS DO 1º BIMESTRE




MÊS DE MARÇO
MÊS DE ABRIL
Dia 8: Dia Internacional da mulher
Dia 1º: Dia da Mentira
Dia 10: Dia do telefone
Dia 2: Dia Internacional do Livro Infantil
Dia: 12 Dia do Bibliotecário
Dia 6: Páscoa
Dia 14: Dia Nacional da Poesia
Dia 7: Dia Mundial da Saúde
Dia 14 : Dia dos Animais
Dia 8: Dia do Correio
Dia 15: dia da Escola
Dia 13: Dia do Hino Nacional – 1ª Execução do hino Nacional 1831
Dia 20: Início do Outono e dia do Contador de Histórias
Dia 15: Dia Mundial do Desenhista e Conservação do solo
Dia 21: Dia Universal do Teatro
Dia 18: Dia Nacional do Livro Infantil
Dia 22: Dia Mundial da água
Dia 19: Dia do Índio
Dia 27: Dia do Circo
Dia 21: Dia de Tiradentes
Dia 31: Dia da Saúde e Nutrição
Dia 22: Dia do descobrimento do Brasil
Dia 28: Dia da Educação















MÊS DE MARÇO DE 2012

PROJETO- Eu sou Assim ( Projeto Identidade e
Adaptação. – 01 a 05.

*Linguagem Oral e Escrita:

Objetivo: *Reconhecer o próprio nome e a própria história.
                 *Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão corporal, a  coordenação motora e a percepção auditiva.
                  *Identificar as letras do alfabeto.
Atividades:
*Apresentar o crachá com o nome de cada criança e utilizar dinâmica com música para a identificação dos nomes, pelas crianças.
*Construir um cartaz com os nomes das crianças e relacionar a 1ª letra do nome à letra do alfabeto.
Apresentar as letras do alfabeto, através da música da Xuxa.

*Linguagem Matemática
Objetivo: *Explorar os conceitos: muito/pouco grande/pequeno, dentro/fora; de um lado/ de outro; na frente/ atrás; em cima/ embaixo.
                  *Apresentar os numerais de 0 a 5, associando às respectivas quantidades.


Atividades:
·         Contar o número de meninos e meninas da classe.
·         Contar as letras do próprio nome.
·         Ouvir e cantar músicas que envolve os números: Ex: Cinco patinhos foram passear... ( CD Xuxa)
·         Ouvir e cantar músicas que explorem os conceitos na frente/atrás. EX: Palminhas, palminhas, nós vamos bater depois as mãozinhas pra trás esconder...
·         Atividades lúdicas utilizando as próprias crianças e outro objetos para trabalhar os conceitos grande /pequeno; embaixo/em cima,etc.

*Sociedade e Natureza
Objetivo: *Estimular a observação de sua próprias  características físicas,através do espelho.
                 *Incentivá-las a perceber e a identificar as semelhanças  e as diferenças de cada um.
                 *Explorar a preferências das crianças relacionadas aos alimentos, brinquedos, animais e brincadeiras.
Atividades:
·         Dinâmica do espelho para que a criança possa observar suas características.
·         Conversar sobre as semelhanças e diferenças de cada um e chamar a atenção para o respeito às diferenças.
·         Realizar seu auto-retrato utilizando giz de cera e papel. Em seguida deixar que as crianças apreciem os desenhos de cada colega e expor no mural da sala de aula.


Música e Movimento:
Objetivo: *Expressar sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
Atividades:
·         Brincar de macaco disse para identificar as partes do corpo.
·         Ouvir e cantar músicas relacionadas com o corpo: Ex: Minha boneca de lata; Cabeça, ombro, joelho e pé.


Artes:
Objetivo:*Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
Atividades:
·         Realizar o contorno do corpo de uma das crianças em uma folha de papel pardo, e depois pedir que elas completem desenhando o que falta.
·         Montar partes de um boneco gigante em grupo.

Projeto: Tipos de Moradia de 08 a 12

*Linguagem Oral e Escrita:
Objetivo:* Levar as crianças a observarem os diversos tipos de moradias.
Atividades:
·         Conversar sobre os diferentes modelos de casa, ou arquitetura, existentes em nossa comunidade
·         Levá-las a um passeio para observar as cores, os telhados, as janelas e estabelecer semelhanças e diferenças.
·         Ouvir e cantar a música: Era uma casa muito engraçada; Vinícius de Moraes
·         Escrever a letra em um cartaz e fixar na sala para que as crianças cantem acompanhando a letra.
·         Destacar a palavra casa, teto, parede, chão. E ler com as crianças
·         Mostrar no Alfabeto exposto na sala as letras da palavra casa.
·         Ler e identificar as letras do alfabeto

Artes:
Objetivo:* Utilizar as linguagens do desenho, da pintura, da modelagem como forma de expressão e comunicação de idéias.




Atividades:
·         Utilizar massa de modelar para reproduzir a casa onde mora.
·         Recortar de revistas modelos de moradias para confeccionar um mural coletivo.
·         Ilustrar com desenhos a letra da canção: Era uma casa muito engraçada...
·         Montar maquete da praça, utilizando caixinhas de fósforo, gelatina, etc.
·         Construir uma casa com caixa de papelão e depois pintar.


Música e Movimento:
Objetivo:*Identificar os elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conceito de mundo
Atividades:
·         Cantar a música de trabalho: Era uma casa... acompanhando a letra escrita no cartaz.
·         Cantar a música de trabalho e criar movimentos com o corpo, de acordo com a letra.
·         Brincar de construir casa utilizando o próprio corpo.


Natureza e Sociedade:
Objetivo:*Observar e perceber os diferentes tipos de moradia que há em nosso entorno.
Atividades:
·         Confecção de mural com os diversos tipos de moradia existentes em nossa comunidade.
·         Confecção de maquete utilizando material descartável, para mostrar as diferentes moradias, e prédios da rua escolhida. Ex: Rua da ESCOLA.

Linguagem Matemática:
Objetivo:*Perceber a importância do número/numeral no cotidiano, identificando sua utilização em diferentes contextos.
                




Atividades:
·         Participar da produção do calendário do mês.
·         Contar o número de letras do próprio nome.
·         Contar o número de letras da palavra casa.
·         Participar da construção diária do calendário do mês de março.


Identidade e autonomia:
Objetivo:*Participar de situações que envolvam a relação com o outro
Atividades:
·         Atividades de livre escolha, num ambiente organizado com diversas  alternativas ( instrumentos musicais,brinquedos de faz - de- conta
Blocos de encaixe, etc.
·         Circular livremente entre os diferentes espaços em que  possam escolher os objetos com os quais brincar e os companheiros com os quais interagir.
·         Imitação de ações que representem  personagens ou animais, reproduzindo ambientes como casinha, trem, posto de gasolina, fazenda ,etc.




MÊS DE MARÇO


PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA – 12 /03 a 18/04
OBJETIVO: Despertar e estimular o interesse pela leitura.
                    Explorar e ampliar o vocabulário

Linguagem Oral e escrita:
Objetivo:*Demonstrar autonomia na escolha de livros para “ler” e apreciar.

*Identificar a escrita de seu nome e dos colegas nas diversas situações do cotidiano;


Atividades:
·         Ouvir e recontar a história: O Menino Marrom de Ziraldo ou A história do livro de Ruth Rocha.
·         Recontar a história com a mediação da professora e dos colegas.
·         Identificar o título do livro, suas respectivas letras.
·         Relacionar as letras do título do livro com as do alfabeto. Onde está o M de menino?
·         Escrever o título do livro em um pequeno cartaz ilustrado, para leitura do mesmo.


Linguagem Matemática:
Objetivo:*Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço, em jogos brincadeiras e músicas.
Atividades:
·         Identificar a quantidade de livros que a professora trouxe para que eles escolhessem um.
·         Contar as Letras do título do livro escolhido.
·         Relacionar a quantidade das letras do livro com a quantidade de letras do seu próprio nome.
·         Utilização diária do calendário coletivo do mês de abril.

Natureza e Sociedade:
Objetivo:*Demonstrar interesse pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos.
Atividades:
·         Explorar valores como: respeito, cuidado, amizade, solidariedade, etc.
·         Realizar atividades com sacola surpresa utilizando elementos que caracterizam a história contada.
·        

Música e movimento:
Objetivo:*Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisação, composições e interpretações musicais.
Atividades:
·         Dramatizar a história contada, cantando , realizando gestos, utilizando o próprio corpo para expressar os sentimentos dos personagens.
·         Pular, dançar, girar, saltar sem sair do lugar, girar pra esquerda, pra direita, etc.
·         Construir uma paródia utilizando os nomes dos personagens da história.


Artes:
Objetivo:*Ampliar a possibilidade de expressão e comunicação utilizando-se de diversos materiais gráficos.
Atividades:
·         Desenhar os personagens da história utilizando lápis de cor ou giz de cera.
·         Ilustrar uma cena da história do livro lido em classe.
PROJETO Páscoa 20 a 05 de abril.
*Reconhecer o verdadeiro sentido da Páscoa e seus respectivos símbolos.
*Reconhecer a Páscoa como uma festa cristã que comemora a ressurreição de Cristo.

Linguagem oral e escrita:
Objetivo:* Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
               *Usar a linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas experiências e vivências.
Linguagem Matemática:
Objetivo:* :*Utilizar a contagem oral  nas brincadeiras e situações cotidianas.
                 *Perceber medidas convencionais para pesar e medir comprimento, avaliar volume e registrar o tempo.

Atividades:
·         Conversa na rodinha sobre o significado da Páscoa, e seus símbolos.
·         Ouvir histórias relacionadas a festa da Páscoa. Ex: A lenda do Coelhinho de Páscoa.
·         Pedir que os alunos para recontar a lenda do Coelhinho.
·         Escrever letra de música que falem da Páscoa.
·         Identificar as letras da palavra Páscoa.
Atividades:
·         Contar o número de letras da palavra
Páscoa.
·         Relacionar as letras da palavra Páscoa com as letras do seu próprio nome.
·         Propor realizar uma receita de bolo de chocolate para as crianças identificarem as medidas usadas na confecção do bolo.
·         Medir a altura e o peso de cada criança imaginando que elas são os coelhinhos.

Música e Movimento:
Objetivo:* Reconhecer e utilizar expressivamente, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e “personaliza” cada som).
* Aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajuste de suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações, controlando gradualmente o próprio movimento.


Atividades:
·         Brincar de coelhinho sai da toca.
·         Cantar e dançar as músicas: De olhos vermelhos de pelo branquinho...
·         Cantar e bater palmas acompanhando o ritmo da música. Alternar com o pé direito, depois o pé esquerdo, balançando o braço direito, etc.
·         Brincar de esconde-esconde. Procurar o coelhinho escondido, ou o ovo, etc.


Artes:
Objetivo:* Observar e identificar imagens diversas.
Atividades:
·         Observar os símbolos da Páscoa e reproduzir o que mais gosta, através do desenho.
·         Confeccionar os símbolos da Páscoa utilizando materiais diversos.
·         Dramatizar a lenda do Coelhinho.

Natureza e Sociedade:
Objetivo:* Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções relacionados a festa da Páscoa.
Atividades:
·         Propor jogos e brincadeiras  envolvendo o tema do projeto.
PROJETO: VAMOS CONHECER O ÍNDIO-
Objetivo:*Compreender que ser INDIO é ter identidade
*Conhecer, respeitar e valorizar a cultura indígena.
Linguagem oral e escrita:
Objetivo:
  • Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua.
  • Identificar a escrita de seu nome e dos colegas nas diversas situações do cotidiano;


Atividades:
·         Ler texto sobre a cultura indígena.
·         Conversar sobre os alimentos, chás e nomes de origem indígena.
·         Cantar música relacionada a cultura indígena.
·         Ler e escrever espontaneamente a palavra índio e relacioná-la com as letras do seu nome e do alfabeto.

Linguagem matemática:
Objetivo:* Utilizar critérios próprios para agrupar elementos de acordo com uma ou mais semelhanças.
Atividades:
·         Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: Um. Dois três indiozinhos...
·         Contagem de objetos variados.
·         Ordenação dos alunos até o quinto.
·         Confecção do calendário do mês de abril, com participação dos alunos.

Música e movimento:
Objetivo: *Produzir silêncio e sons com a voz, o corpo, o entorno e materiais sonoros diversos.

Atividades
·         Ouvir música que elementos da cultura indígena. Ex: Bate forte o tambor...
·         Dançar música que tenham características da cultura indígena. Brincadeiras de dançar e cantar, levando em conta as necessidades das crianças de contato corporal e vínculos afetivos
·         Cantar em tons altos e graves, em silêncio e baixinho. Imitando voz de animais diversos.
·         Brincadeira de fazer caretas para descobrir outras expressões em si e nos outros, ou imitar bichos (jogo simbólico).


Identidade e Autonomia:
  • Objetivo:* Construir uma auto-imagem positiva em situações do cotidiano.


Atividades:
·         Participação em jogos que podem ser construídos e reconstruídos, utilizando os nomes (bingo, jogo da memória, dominó).

Artes:
Objetivos* Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes.
Atividades:
·         Pintura com martelo de espuma em superfícies grandes, como papel pardo, jornal e em diferentes posições: vertical ou horizontal.
·         Confeccionar objetos variados utilizando o barro de modelar, ou massinha caseira.
·         Confecção de chocalhos
·         Dobradura do Índio

Natureza e Sociedade.
  • Objetivo:* Utilizar medidas básicas de preservação da saúde;
  • Perceber a existência de regras sociais de convivência.

Atividades:
·         Estabelecer normas de regras e convivência em classe, tendo como base a comunidade indígena. Estabelecer relação do Pajé com os demais índios.






PROJETO: NOSSO MUNICÍPIO FAZ ANIVERSÁRIO.
OBJETIVO: *Valorizar o que o município oferece para os seus munícipes.
*Identificar as autoridades religiosas e políticas bem como os poetas e escritores.

Linguagem Oral e Escrita:
Objetivo: *Leitura da lista dos nomes das grandes personalidades de nosso município.
                  *Escrever uma carta  para uma autoridade do município  tendo como escriba o próprio professor.
*Participar de situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos, como contos, poemas.

Atividades:
·         Conversar na rodinha sobre o dia do aniversário do município.
·         Pesquisar:
·         Quantos anos o município tem?
·         Quem são as pessoas mais idosas?
·         Visitar a Prefeitura e conversar sobre as fotos dos antigos prefeitos.
·         Entrevistar um poeta de nosso município e conhecer suas obras.
·         Identificar as letras de - Trajano de Moraes. Relacioná-las com as letras do alfabeto.

Matemática:
Objetivo:* Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica.
*Representar a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos e nas brincadeiras.

Atividades:
·         Marcar o tempo por meio de calendário,
·         Contar o número de prefeitos do nosso município.
·         Contar o número de letras de Trajano de Moraes e formar conjunto com as letras que se repetem.
·         Jogos e brincadeiras envolvendo as noções de antes/depois; atrás/na frente/no meio; embaixo/ em cima; etc.


Música e Movimento:
Objetivos:* Participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.

Interpretar músicas e canções diversas.
*Expressar sensações e ritmos corporais, por meio de gestos, posturas e linguagem oral
*Explorar diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com ou sem ajuda.


Atividades:
·         Ouvir, cantar e criar uma coreografia do hino do município.
·         Apresentar a coreografia para outras turmas  do colégio apreciarem.
·         Propor exercícios de relaxamento utilizando-se de música clássica, e direcionando os movimentos variados com o corpo: sentar-se em diferentes inclinações; deitar-se em diferentes posições, ficar ereto para alongar-se.

Identidade e Autonomia:
Objetivo:* Resolver pequenos conflitos do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
                *Participar de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação, solidariedade e ajudam na relação com os outros

Atividades:
·         Propor brincadeiras em que as crianças possam calçar o sapato, alcançar um objeto, fazer um desenho, escrever uma palavra, etc.
·         Identificação e reconhecimento da escrita do seu próprio nome e do nome dos colegas e da professora.
·         Identificação dos seus pertences e dos outros pelo nome escrito.


Artes:
Objetivo: *Observar os elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura.








Natureza e Sociedade:
Objetivo:* Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito à cultura de nosso município.
                 *Identificar alguns papéis sociais existentes em nosso grupo de convívio, dentro ou fora da instituição.
Atividades:
·         Visita à exposição de quadros de fotos e contato com obras de arte e com artistas, para enriquecer o conhecimento de mundo, das linguagens das artes, instrumentalizando as crianças como leitoras e produtoras de trabalhos artísticos.
·         Propor as crianças que ilustrem uma poesia de um poeta trajanense ou o próprio hino trajanense ou que observam na visita à prefeitura.
Atividades:
·         Dramatização de uma das histórias do município de Trajano. Ex: A história da lamparina.
·         Propor as crianças que realizem entrevistas com pais, avós, parentes, professores e amigos contando suas vivências, para que elas possam também aprender a indagar e a reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes, refletindo sobre o que é específico da época em que vivem e da cultura compartilhada no seu meio social.




Professores que participaram da elaboração :
Vanessa da Costa Leite.
Hilla Vidal de Souza.
Patrícia Muniz.
 Lília Iara Bernardes Oliveira.
Kíria Neves Heizer
Neuza Mendes de Moraes
Maria da Penha Mendes de Moraes
Juliana Viana de Assis
Rosangela Maria Lemgruber da Rocha.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal