Prefeitura de Trajano de Moraes
Secretaria Municipal de Educação
Planejamento Escolar
1º Bimestre
2012
Educação Infantil – Pré II
PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE
Datas Comemorativas-2012
Fevereiro/Março
- Dias: 27/02 a 02/03 – Projeto Identidade/Adaptação/ Corpo.
- 05/03 a 16/03 O Corpo Humano (Saúde Higiene Bucal e Corporal / Órgãos dos Sentidos)
- 08/03 Dia Internacional da Mulher ( Um Dia )
- 14/03 Dia Nacional da Poesia
- 19/03 a 23/03 Projeto Família, Tipos de Moradia
- 22/03 Dia do Circo e Mundial da Água.
- 23/03 a 30/03 Estação do Ano Outono
- Abril
- Dia 02/04 a 05/04 Páscoa O Coelhinho vem aí.
- 09/04 a 13/04 Conte um Conto (Projeto de Incentivo a Leitura)/ Valorizar o Dia Nacional do Livro
- 16/04 a 20/04 Projeto Índio e Diversidade
- 23/04 a 30/04 O Município
Eixo: Movimento e Música
Objetivos:
- Utilizar expressiva e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
- Reconhecer e utilizar expressivamente, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silencio e pelos sons: altura (graves ou agudo) (curto ou longo) intensidade (fracas ou forte) e timbre (características que distingue e personaliza cada som)
- Incentivar a formação em hábitos de higiene, valorizando os cuidados com o corpo a saúde e com aparência.
- Respeitar e valorizar a família
- Estimular e reconhecer o valor cultural, ambiental e Religioso.
Atividades:
- Uso do espelho para identificação de características.
- A professora devera dar uma esponja (de tomar banho) para cada um dos alunos passarem no corpo.
- Brincar de tomar banho, passar a esponja por todo o corpo (Professora ira falando as partes do corpo e eles irão passando a esponja)
- A professora devera em seguida falar a respeito da utilidade de cada parte do corpo.
- A professora devera com gestos demonstrar aos alunos a maneira correta de como escovar os dentes ( 4 x ao dia)
- Brincadeira de morto e vivo (falar o nome da criança)
- Musica da Mulher (Martinho da Vila)
- Musica do Circo (Patati Patata)
- Musica da Água: Água Mineral (Carlinho Braum)
- Musica A Casa (Vinicius de Moraes). Quem mora na Casa Torta
- Brincar do Coelhinho saindo da toca
- Música a critério do professor (Páscoa)
- Valorizar elementos pertencentes à cultura indígena. Ex: nomes, alimentos, etc.
- Explorar diferentes danças e ritmos da cultura indígena
- Realizar brincadeiras e jogos inspirados na cultura indígena
- Brincadeiras envolvendo barulho silêncio, som alto e baixo. Grave e agudo, curto e longo, fraco e forte.
- Acompanhar com as mãos e batida de pés ritmos variados.
- Ouvir, cantar e coreografar o Hino Trajanense
- Criar diferentes coreografias para as músicas que forem apresentadas.
- Eixo: Sociedade Natureza
- OBJETIVOS
- Participar de atividades que envolvam historias brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
- Conhecer modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e passado.
ATIVIDADES:
- Reconhecer seu nome, dos colegas e professora.
- Realizar atividades com sacola surpresa utilizando a primeira letra do próprio nome. Conversar sobre a importância do nome.
- Explorar as partes do corpo identificando cada uma delas e os cuidados que devemos ter com nosso corpo para uma boa saúde.
- Reconhecer suas partes do corpo através de cartazes identificando os órgãos do sentido e suas funções.
- Conversas informais sobre o valor da mulher na sociedade e na família como mãe.
- Apreciar gravuras sobre o circo.
- Conhecer os profissionais que trabalham no circo.
- Questionar sobre a família da criança “Minha família é assim”.
- Identificar gravuras que lembram o tipo de moradia das crianças.
- Brincar de faz de conta.
- Confeccionar murais coletivos sobre o tema com a ajuda das crianças, que irão pesquisar fotos da família e moradia.
- Observar o globo terrestre para comparar a quantidade de água e terra.
- Realizar rodas informativas e falar sobre as atividades da água, para que serve (Explorar características inodora) (que não possui cheiro) incolor (não possui cor) insípida (não possui gosto).
- Diferenciar os tipos de frutas e suas semelhanças entre cor, forma e tamanho.
- Socializar o conhecimento e curiosidade sobre o coelho (Reprodução fertilidade, capacidade de gerar vidas)
- Explorar os símbolos pascoais.
- Valorizar o conhecimento que o livro nos traz explorando sua cultura
- Conhecer os costumes dos índios: vestuários, alimentação, moradia, instrumento e higiene pessoal. (cartaz)
- Explorar cultura belezas e riquezas do nosso município.
EIXO:LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
Objetivos:
- Ampliar o universo discursivo oral das crianças dando condições para que conversem bastante em situações organizadas para este fim.
- Identificar o próprio nome em situações significativas.
- Reconhecer e escrever o próprio nome como modelo, objetivando a retirada progressiva de acordo com autonomia alcançada.
- Escrever espontaneamente utilizando hipóteses construídas a respeito da escrita.
- Reconhecer as letras do alfabeto nos diversos contextos:
ATIVIDADES:
- Contar historia dos Três Porquinhos.
- Conversa informal com qual doa porquinhos eles se identificam.
- Ilustração da historia apresentar de forma lúdica o nome das crianças.
- Mostrar o crachá, ler o nome e entrega-lo a criança contando número de letras, primeira e ultima letra.
- Trabalhar relação entre a letra e o som (fonema e grafema).
- Literatura infantil Contos e Fabulas:
- Escrever espontaneamente utilizando hipótese construída a respeito da escrita.
- Reconhecer as letras do alfabeto nos diversos conceitos.
- Chamadinha diária.
- Alfabeto da turma.
- Leitura da escrita espontânea pelos próprios autores.
- Bingo do alfabeto escrita do nome em situações em que isso se faça necessário.
- Escutar textos lidos apreciando a leitura feita pelo professor.
- Produzir texto coletivo tendo a professora como escriba.
- Trabalhar o número de pedacinho das palavras.
- Apreciar livros que abordam o tema da família citar nomes dos membros da família e trabalhar a iniciais e ultima letra.
- Apreciar historia com ilustrações.
- Escrever do seu jeitinho (alto ditado) aproveitando todos os temas.
- Produção de texto em series: Principio meio e fim.
- Contar e recontar a historia do município através de ilustrações.
- Cruzadinhas.
- Saladas de letras.
- Confecção de fichas com pedacinhos.
- Jogo da memória.
- Dobraduras.
- Associar escrita com a matemática.
EIXO:MATEMATICA
Objetivos:
- Oportunizar a construção do Conceito de Número
- Reconhecer a importância dos números no cotidiano, atribuindo significados
- Identificar “a posição” dos objetos em diferentes contextos: longe/perto etc.
- Identificar quantidade de 0 a 9
ATIVIDADES:
- Explorar os números através da quantidade de alunos da turma
- Trabalhar com idade das crianças marcar no calendário o dia da semana
- Trabalhar quantidade através de sucata
- Discriminar diferentes posições frente/atrás
- Explorar os conceitos: mais/menos, grande/pequeno, inteiro/metade.
- Apresentar os números de 0 a 9 associando as quantidades.
- Reconhecer as formas geométricas dentro dos temas abordados.
- Explorar conceitos matemático cheio/vazio, curto/comprido, igual/diferente, longe/perto.
- Associar quantidades aos números
- Quebra cabeça
EIXO: ARTES
Objetivo:
- Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessário para fazer o artístico (desenhar, pintar, modelar, etc.)
ATIVIDADES:
- Desenhos, pinturas, ilustrações.
- Pintura, desenho e colagem.
- Pintura a dedo.
- Colagem com papel picado com fundo preto.
- Montagem de painel com gravuras com os temas abordados.
- Confeccionar brinquedos através de sucata.
- Trabalhar com adivinhas (para desenhar resposta).
- Pintura com giz de cera sobre o barbante.
- Pintura escorrida.
- Pintura em tela.
Equipe:
Débora dos Santos
Paula Adriana de Souza Almeida
Valéria Cristina Lage
Patrícia Diniz Peruzzi
Comentários
Postar um comentário