Pular para o conteúdo principal

Planejamento Educação Infantil Pré II

Prefeitura de Trajano de Moraes


Secretaria Municipal de Educação


Planejamento Escolar

1º Bimestre

2012

      Educação Infantil – Pré II


PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE

Datas Comemorativas-2012
Fevereiro/Março
  • Dias: 27/02 a 02/03 – Projeto Identidade/Adaptação/ Corpo.
  • 05/03 a 16/03 O Corpo Humano (Saúde Higiene Bucal e Corporal / Órgãos dos Sentidos)
  • 08/03  Dia Internacional da Mulher ( Um Dia )
  • 14/03 Dia Nacional da Poesia
  • 19/03 a 23/03 Projeto Família, Tipos de Moradia
  • 22/03 Dia do Circo e Mundial da Água.
  • 23/03 a 30/03 Estação do Ano Outono                    
  •  Abril
  • Dia 02/04 a 05/04 Páscoa O Coelhinho vem aí.
  • 09/04 a 13/04 Conte um Conto (Projeto de Incentivo a Leitura)/ Valorizar o Dia Nacional do Livro
  • 16/04 a 20/04 Projeto Índio e Diversidade
  • 23/04 a 30/04 O Município
Eixo: Movimento e Música
Objetivos:
  • Utilizar expressiva e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
  • Reconhecer e utilizar expressivamente, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silencio e pelos sons: altura (graves ou agudo) (curto ou longo) intensidade (fracas ou forte) e timbre (características que distingue e personaliza cada som) 
  • Incentivar a formação em hábitos de higiene, valorizando os cuidados com o corpo a saúde e com aparência. 
  • Respeitar e valorizar a família
  • Estimular e reconhecer o valor cultural, ambiental e Religioso.
Atividades:
  • Uso do espelho para identificação de características.
  • A professora devera dar uma esponja (de tomar banho) para cada um dos alunos passarem no corpo.
  • Brincar de tomar banho, passar a esponja por todo o corpo (Professora ira falando as partes do corpo e eles irão passando a esponja)
  • A professora devera em seguida falar a respeito da utilidade de cada parte do corpo.
  • A professora devera com gestos demonstrar aos alunos a maneira correta de como escovar os dentes ( 4 x ao dia)
  • Brincadeira de morto e vivo (falar o nome da criança)
  • Musica da Mulher (Martinho da Vila)
  • Musica do Circo (Patati Patata)
  • Musica da Água: Água Mineral (Carlinho Braum)
  • Musica A Casa (Vinicius de Moraes). Quem mora na Casa Torta
  • Brincar do Coelhinho saindo da toca
  • Música a critério do professor (Páscoa)
  • Valorizar elementos pertencentes à cultura indígena. Ex: nomes, alimentos, etc.
  • Explorar diferentes danças e ritmos da cultura indígena
  • Realizar brincadeiras e jogos inspirados na cultura indígena
  • Brincadeiras envolvendo barulho silêncio, som alto e baixo. Grave e agudo, curto e longo, fraco e forte.
  • Acompanhar com as mãos e batida de pés ritmos variados.
  • Ouvir, cantar e coreografar o Hino Trajanense
  • Criar diferentes coreografias para as músicas que forem apresentadas.
  • Eixo: Sociedade Natureza
  • OBJETIVOS
  • Participar de atividades que envolvam historias brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
  • Conhecer modo de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e passado.
ATIVIDADES:
  • Reconhecer seu nome, dos colegas e professora.
  • Realizar atividades com sacola surpresa utilizando a primeira letra do próprio nome. Conversar sobre a importância do nome.
  • Explorar as partes do corpo identificando cada uma delas e os cuidados que devemos ter com nosso corpo para uma boa saúde.
  • Reconhecer suas partes do corpo através de cartazes identificando os órgãos do sentido e suas funções.
  • Conversas informais sobre o valor da mulher na sociedade e na família como mãe.
  • Apreciar gravuras sobre o circo.
  • Conhecer os profissionais que trabalham no circo.
  • Questionar sobre a família da criança “Minha família é assim”.
  • Identificar gravuras que lembram o tipo de moradia das crianças.
  • Brincar de faz de conta.
  • Confeccionar murais coletivos sobre o tema com a ajuda das crianças, que irão pesquisar fotos da família e moradia.
  • Observar o globo terrestre para comparar a quantidade de água e terra.
  • Realizar rodas informativas e falar sobre as atividades da água, para que serve (Explorar características inodora) (que não possui cheiro) incolor (não possui cor) insípida (não possui gosto).
  • Diferenciar os tipos de frutas e suas semelhanças entre cor, forma e tamanho.
  • Socializar o conhecimento e curiosidade sobre o coelho (Reprodução fertilidade, capacidade de gerar vidas)
  • Explorar os símbolos pascoais.
  • Valorizar o conhecimento que o livro nos traz explorando sua cultura
  • Conhecer os costumes dos índios: vestuários, alimentação, moradia, instrumento e higiene pessoal. (cartaz)
  • Explorar cultura belezas e riquezas do nosso município.
EIXO:LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
Objetivos:
  • Ampliar o universo discursivo oral das crianças dando condições para que conversem bastante em situações organizadas para este fim.
  •  Identificar o próprio nome em situações significativas.
  • Reconhecer e escrever o próprio nome como modelo, objetivando a retirada progressiva de acordo com autonomia alcançada.
  • Escrever espontaneamente utilizando hipóteses construídas a respeito da escrita.
  • Reconhecer as letras do alfabeto nos diversos contextos:
ATIVIDADES:
  • Contar historia dos Três Porquinhos.
  • Conversa informal com qual doa porquinhos eles se identificam.
  • Ilustração da historia apresentar de forma lúdica o nome das crianças.
  • Mostrar o crachá, ler o nome e entrega-lo a criança contando número de letras, primeira e ultima letra.
  • Trabalhar relação entre a letra e o som (fonema e grafema).
  • Literatura infantil Contos e Fabulas:
  • Escrever espontaneamente utilizando hipótese construída a respeito da escrita.
  • Reconhecer as letras do alfabeto nos diversos conceitos.
  • Chamadinha diária.
  • Alfabeto da turma.
  • Leitura da escrita espontânea pelos próprios autores.
  • Bingo do alfabeto escrita do nome em situações em que isso se faça necessário.
  • Escutar textos lidos apreciando a leitura feita pelo professor.
  • Produzir texto coletivo tendo a professora como escriba.
  • Trabalhar o número de pedacinho das palavras.
  • Apreciar livros que abordam o tema da família citar nomes dos membros da família e trabalhar a iniciais e ultima letra.
  • Apreciar historia com ilustrações.
  • Escrever do seu jeitinho (alto ditado) aproveitando todos os temas.
  • Produção de texto em series: Principio meio e fim.
  • Contar e recontar a historia do município através de ilustrações.
  • Cruzadinhas.
  • Saladas de letras.
  • Confecção de fichas com pedacinhos.
  • Jogo da memória.
  • Dobraduras.
  • Associar escrita com a matemática.
EIXO:MATEMATICA
Objetivos:
  • Oportunizar a construção do Conceito de Número
  • Reconhecer a importância dos números no cotidiano, atribuindo significados
  • Identificar “a posição” dos objetos em diferentes contextos: longe/perto etc.
  • Identificar quantidade de 0 a 9
ATIVIDADES:
  • Explorar os números através da quantidade de alunos da turma
  • Trabalhar com idade das crianças marcar no calendário o dia da semana
  • Trabalhar quantidade através de sucata
  • Discriminar diferentes posições frente/atrás
  •  Explorar os conceitos: mais/menos, grande/pequeno, inteiro/metade.
  • Apresentar os números de 0 a 9 associando as quantidades.
  • Reconhecer as formas geométricas dentro dos temas abordados.
  • Explorar conceitos matemático cheio/vazio, curto/comprido, igual/diferente, longe/perto.
  • Associar quantidades aos números
  • Quebra cabeça
EIXO: ARTES
Objetivo:
  • Explorar e aprofundar as possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessário para fazer o artístico (desenhar, pintar, modelar, etc.)
ATIVIDADES:
  • Desenhos, pinturas, ilustrações.
  • Pintura, desenho e colagem.
  • Pintura a dedo.
  • Colagem com papel picado com fundo preto.
  • Montagem de painel com gravuras com os temas abordados.
  • Confeccionar brinquedos através de sucata.
  • Trabalhar com adivinhas (para desenhar resposta).
  • Pintura com giz de cera sobre o barbante.
  • Pintura escorrida.
  • Pintura em tela.
Equipe:
Débora dos Santos
Paula Adriana de Souza Almeida
Valéria Cristina Lage
Patrícia Diniz Peruzzi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal