12 de abril de 2012.
Lateralidade
Trago a dica deste site Kidsmart para trabalhar a Lateralidade com a Educação Infantil.
Vou postar duas, mas no site tem outras é só clicar.
I. Gomas Coloridas
Atividade de grupo.
Objetivo Geral
Estruturar o conhecimento físico dos objetos.
Experiência Significativa
Distinguindo e identificando cores.
Desenvolvimento
Realizar cartões com gomas de diferentes cores e outro com uma formiga. Só um aluno terá o cartão com a formiga e o resto terá cartões com as gomas. A professora indicará ao aluno que tem a formiga a cor da goma que deve "comer" e ele deve chegar até ela, para abraçá-la.
Recursos e Materiais
Cartões com gomas coloridas-Um cartão com uma formiga
Cartões com gomas coloridas-Um cartão com uma formiga
II. Vamos brincar de jogar no pátio?
Pequenos grupos.
Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.
Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e direito nos outros.
Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).
Desenvolvimento
A professora desenhará quadros no chão com giz e colocará um objeto em vários quadros. Um aluno ficará dentro de um dos quadros a professora pedirá ao resto das crianças que estão observando que indiquem como ela deve se mover para chegar ao objeto que ela indicar. Exemplo: A professora pedirá que chegue até o quadro onde está a boneca e seus colegas lhe darão as "dicas": "dê 2 passos para a direita, 1 para a frente e 4 para a esquerda".
Recursos e Materiais
Giz.
Diversos objetos.
III. O Canguru
Atividades coletivas.
Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.
Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e direito em seu próprio corpo.
Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás, para cima e para baixo).
Desenvolvimento
A professora pede às crianças que sentem em círculo, para ensinar-lhes a canção do canguru. Depois, as crianças realizam os movimentos que a canção indica.
Canção "O Canguru"
O canguru quer dançar,
dando um passo para a frente e outro para trás,
suas duas mãozinhas vão se levantar
e muito contente ela vai dançar.
Salta, salta canguru com suas mãos no papo.
Brinca à direita e à esquerda
vai correndo como um trem.
IV. Onde estou?
Atividades coletivas.
Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.
Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e direito de seu próprio corpo.
Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).
Desenvolvimento
As crianças formam um círculo. A professora pedirá dois voluntários, os quais deverão colocar-se dentro do círculo. Uma das crianças ficará com os olhos vendados por um pano e o outro deverá posicionar-se em um lugar dentro do círculo sem se mover. A criança com os olhos vendados deverá encontrar seu companheiro, seguindo as instruções que o restante da turma dará: à direita, à esquerda, para frente, para trás, até que eles se encontrem.
Recursos e Materiais
Pano.
V. Pular com as crianças.
Atividade coletiva.
Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.
Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e o direito em seu próprio corpo.
Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás).
Desenvolvimento
O grupo de crianças se sentará em círculo. Depois, escutarão atentamente a canção "IARIE". A professora pedirá às crianças que cantem e que sigam as instruções da canção. Ao terminar, as crianças comentam a experiência.
Observação: A professora poderá criar a sua própria canção, incluindo as instruções de direção.
Recursos e Materiais
Canção.
Gravador / CD.
Aparelho de som.
VI. O Tesouro Perdido
Atividades coletivas.
Objetivo Geral
Identificar as relações espaciais.
Desenvolver a capacidade de seguir instruções.
Experiência Significativa
Interpretando representações de relações espaciais em desenhos ou lâminas.
Compreendendo e seguindo instruções.
Desenvolvimento
As crianças serão divididas em vários grupos e cada grupo receberá um mapa com instruções que devem seguir para encontrar o tesouro. Cada um dos grupos terá um mapa diferente, o qual assinalará diversas direções, levando cada um deles a um tesouro em particular.
Recursos e Materiais
Mapas, elaborados em cartolina.
VII. Adivinha que cheiro é esse?
Atividades coletivas.
Objetivo Geral
Reconhecer o esquema corporal e a orientação espacial.
Desenvolver a capacidade representativa.
Experiência Significativa
Descrevendo a posição dos objetos em relação a outros.
Reconhecendo objetos pelo aroma.
Desenvolvimento
A professora mostrará às crianças potes com diferentes fragrâncias, com o propósito de que explorem e possam diferenciar cada um dos aromas; estas fragrâncias podem ser de: um perfume floral, um bronzeador de coco, baunilha, um antisséptico bucal, entre outros.
Uma vez que todas as crianças tenham explorado as fragrâncias, formarão pares e uma delas deverá tapar os olhos com um pano. A professora colocará em diferentes lugares do pátio cada uma das fragrâncias e depois, pedirá a uma das duplas que fique de pé: o aluno que tem os olhos descobertos guie o que está de olhos cobertos usando frases, como: adiante, atrás, direita e esquerda, até chegar a uma das fragrâncias; ali deverá cheirar e adivinhar qual é o aroma que está sentindo. Em seguida será a vez de outra dupla, até que todas tenham participado do jogo de adivinhar o aroma.
Recursos e Materiais
Panos.
Perfume floral.
Bronzeador solar.
Creme ou essência de baunilha.
Antisséptico bucal.
Comentários
Postar um comentário