Pular para o conteúdo principal

Lateralidade na Educação Infantil


12 de abril de 2012.

Lateralidade

Trago a dica deste site Kidsmart para trabalhar a Lateralidade com a Educação Infantil.
Vou postar duas, mas no site tem outras é só clicar.

I. Gomas Coloridas
Atividade de grupo.

Objetivo Geral
Estruturar o conhecimento físico dos objetos.
Experiência Significativa
Distinguindo e identificando cores.
Desenvolvimento
Realizar cartões com gomas de diferentes cores e outro com uma formiga. Só um aluno terá o cartão com a formiga e o resto terá cartões com as gomas. A professora indicará ao aluno que tem a formiga a cor da goma que deve "comer" e ele deve chegar até ela, para abraçá-la.
Recursos e Materiais
Cartões com gomas coloridas-Um cartão com uma formiga
Cartões com gomas coloridas-Um cartão com uma formiga  

II. Vamos brincar de jogar no pátio?

Pequenos grupos.

Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.

Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e direito nos outros.
Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).

Desenvolvimento
A professora desenhará quadros no chão com giz e colocará um objeto em vários quadros. Um aluno ficará dentro de um dos quadros a professora pedirá ao resto das crianças que estão observando que indiquem como ela deve se mover para chegar ao objeto que ela indicar. Exemplo: A professora pedirá que chegue até o quadro onde está a boneca e seus colegas lhe darão as "dicas": "dê 2 passos para a direita, 1 para a frente e 4 para a esquerda".

Recursos e Materiais
Giz.
Diversos objetos.

III. O Canguru

Atividades coletivas.

Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.

Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e direito em seu próprio corpo.
Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás, para cima e para baixo).

Desenvolvimento
A professora pede às crianças que sentem em círculo, para ensinar-lhes a canção do canguru. Depois, as crianças realizam os movimentos que a canção indica.

Canção "O Canguru"

O canguru quer dançar,
dando um passo para a frente e outro para trás,
suas duas mãozinhas vão se levantar
e muito contente ela vai dançar.
Salta, salta canguru com suas mãos no papo.
Brinca à direita e à esquerda
vai correndo como um trem.

IV. Onde estou?

Atividades coletivas.

Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.

Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e direito de seu próprio corpo.
Seguindo direções (para frente, para trás, para cima, para baixo).

Desenvolvimento
As crianças formam um círculo. A professora pedirá dois voluntários, os quais deverão colocar-se dentro do círculo. Uma das crianças ficará com os olhos vendados por um pano e o outro deverá posicionar-se em um lugar dentro do círculo sem se mover. A criança com os olhos vendados deverá encontrar seu companheiro, seguindo as instruções que o restante da turma dará: à direita, à esquerda, para frente, para trás, até que eles se encontrem.

Recursos e Materiais
Pano.


V. Pular com as crianças.

Atividade coletiva.

Objetivo Geral
Desenvolver a lateralidade.
Identificar as relações espaciais.

Experiência Significativa
Reconhecendo o lado esquerdo e o direito em seu próprio corpo.
Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás).

Desenvolvimento
O grupo de crianças se sentará em círculo. Depois, escutarão atentamente a canção "IARIE". A professora pedirá às crianças que cantem e que sigam as instruções da canção. Ao terminar, as crianças comentam a experiência.
Observação: A professora poderá criar a sua própria canção, incluindo as instruções de direção.

Recursos e Materiais
Canção.
Gravador / CD.
Aparelho de som.


VI. O Tesouro Perdido

Atividades coletivas.

Objetivo Geral
Identificar as relações espaciais.
Desenvolver a capacidade de seguir instruções.

Experiência Significativa
Interpretando representações de relações espaciais em desenhos ou lâminas.
Compreendendo e seguindo instruções.

Desenvolvimento
As crianças serão divididas em vários grupos e cada grupo receberá um mapa com instruções que devem seguir para encontrar o tesouro. Cada um dos grupos terá um mapa diferente, o qual assinalará diversas direções, levando cada um deles a um tesouro em particular.

Recursos e Materiais
Mapas, elaborados em cartolina.

VII. Adivinha que cheiro é esse?

Atividades coletivas.

Objetivo Geral
Reconhecer o esquema corporal e a orientação espacial.
Desenvolver a capacidade representativa.

Experiência Significativa
Descrevendo a posição dos objetos em relação a outros.
Reconhecendo objetos pelo aroma.

Desenvolvimento
A professora mostrará às crianças potes com diferentes fragrâncias, com o propósito de que explorem e possam diferenciar cada um dos aromas; estas fragrâncias podem ser de: um perfume floral, um bronzeador de coco, baunilha, um antisséptico bucal, entre outros.

Uma vez que todas as crianças tenham explorado as fragrâncias, formarão pares e uma delas deverá tapar os olhos com um pano. A professora colocará em diferentes lugares do pátio cada uma das fragrâncias e depois, pedirá a uma das duplas que fique de pé: o aluno que tem os olhos descobertos guie o que está de olhos cobertos usando frases, como: adiante, atrás, direita e esquerda, até chegar a uma das fragrâncias; ali deverá cheirar e adivinhar qual é o aroma que está sentindo. Em seguida será a vez de outra dupla, até que todas tenham participado do jogo de adivinhar o aroma.

Recursos e Materiais
Panos.
Perfume floral.
Bronzeador solar.
Creme ou essência de baunilha.
Antisséptico bucal.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal