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Linguagem Oral e Escrita -Sugestões de Atividades



 
 25 de abril de 2012.

Sugestão de Atividades- Linguagem Oral e Escrita - para crianças de 4 a 5 anos.
FALAR E ESCUTAR
1.   Relato do final de semana na Rodinha.
2.   Reconto de historinhas.
3.   Faz-de-conta.
4.   Transmitir recados
5.   Exposição de suas ideias nas conversas durante a rodinha.
6.   Dramatizações
7.   Conversas
8.   Exposições de ideia durante a rodinha.
9.   Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência.
10.Brincadeira livre.
11.Conversas informais com os colegas.
12.Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais.
13.Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos.
14.Interação com a professora e funcionários.
15.Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles.
16.Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem.
17. Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua sequência.
18. No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia.
19. Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam.
20. No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou.
21. No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto.
22. Através de desenhos fazer recontos de histórias.
23. Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas   e populares.
24. Realização de jogo musical.
25. Brincar de Mímica
26. Fazer a dramatização de um poema.
Práticas de Leitura.
1. Leitura frequente, pelo professor, de vários tipos de texto.
2. Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
3. Conto e reconto.
4. Faz-de-conta.
5. Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia.
6. Criar o jornalzinho da turma com informativo diário.
7. Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade.
8. Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam.
9. Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade.
10. Adivinhas.
11. Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional.
12. Trabalhar com receitas.
13. Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha.
14. Mostrar o nome e ler.
15. Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence.
16. Pedir para que cada criança pegue seu cartão.
17. Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas.
18. Bingo e dominó dos nomes.
19. Atividades no cantinho da leitura.
20. Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola.
21. Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa.
22. Criar projetos de leitura.
23. Dramatizações simples.
24. O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)1.Pedir que as crianças tragam para a escola vários tipos de materiais impressos que encontrarem em casa.
25. Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
PRÁTICAS DE ESCRITA.
1. Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
2. Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
3. Confecção do jornalzinho coletivo;
4. Confecção de murais.
5. Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
6. Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
7. Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
8. Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
9. Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e depois ditem para o professor escrever no quadro.
10. Mostrar às crianças sequência de figuras para que a turma conte a história à medida que as figuras são mostradas. A professora pode registrar na lousa.
11. Troca de atividades;
12. Fazer exposição com a produção dos alunos;
13. Produzir murais em conjunto;
14. Relato sobre o final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
15. Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
16. Trabalhar com receitas oralmente e depois escrevê-las;
17. Trabalhar com imagens e pequenos textos;
18. Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
19. Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
20. Trabalhar com índice e paginação;
21. Identificar no dinheiro, as letras e números;
22. Dominó de letras e números;
23. Placas de veículos.
24. Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;







Comentários

  1. Olá Marise
    Visitei o seu blog, que também é um recurso para os pais educarem seus filhos. Tem muito o que ensinar para todos.Leila

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e apoio.
    Afetuosamente.
    Marise Araújo

    ResponderExcluir

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