PROJETO PEDAGÓGICO CONTRA A CORRUPÇÃO
“É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.”
APRESENTAÇÃO:
Considerando que estamos vivendo em um mundo de conflitos e que a nossa sociedade passa por um período de intensas turbulências refletidas significativamente na Escola, torna-se notória a urgência de criarmos apreço pelos valores e formar adultos com referenciais de cidadania e respeito pelo próximo através de uma verdadeira revolução na maneira de educarmos nossas crianças com fins à construção de um mundo sem corrupção.
JUSTIFICATIVA:
O Construir a cidadania é uma ação conjunta, com benefícios para todos os que dela participam.
O projeto “Construindo Vidas sem Corrupção”. É uma semente a ser plantada no coração de cada escola de nosso município, para que as gerações futuras possam ver germinar um país mais justo, que alimenta seus filhos com princípios éticos e cidadania.
OBJETIVOS FUNDAMENTAIS:O projeto “Construindo Vidas sem Corrupção”. É uma semente a ser plantada no coração de cada escola de nosso município, para que as gerações futuras possam ver germinar um país mais justo, que alimenta seus filhos com princípios éticos e cidadania.
· Despertar as boas qualidades humanas existentes no aluno e explorar suas infinitas potencialidades;
· Facilitar a mudança prática de atitudes incorretas, comportamento e relacionamento interpessoal do aluno, estimulando a formação de novos hábitos;
· Oportunizar maior abertura do aluno em relação aos demais, tirando as barreiras que impedem uma verdadeira comunicação pessoal devido a preconceitos e condicionamentos, que geralmente angustiam e afastam as pessoas;
· Proporcionar mais diretamente um a colaboração efetiva afastando a frieza, o indiferentismo, a mentira agressividade, o desejo de dominação e o tratamento da pessoa como objeto, focando principalmente os princípios para uma boa convivência em grupo.
SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO:
1. Durante uma quinzena, destinar os primeiros 10 minutos da primeira aula de cada turno, para que os alunos elaborem ideias, ações/normas que incentivem a vivência de valores contra a corrupção, estimulando assim a melhoraria do convívio entre todos: alunos, professores, funcionários, etc.
2. Esse pequeno tempo, de apenas dez minutos, será mais como um momento de envolvimento e motivação para eles pensarem e trocarem ideias entre si. Dessa forma, a elaboração do Projeto permanecerá ativa além do tempo em que estiver sendo discutido na sala de aula, gerando mais ideias sobre o mesmo. As turmas que apresentarem sugestões que forem aceitas para o mural poderão concorrer a um premio.
3. Ao término da quinzena, as sugestões elaboradas pelos alunos são analisadas pela direção da escola e/ou pelos professores, que escolhem aquelas que devem compor o mural – manual de conduta para toda a comunidade escolar – a ser inaugurado com a presença de todos. O próprio mural poderá ser elaborado pelas turmas cujas ideias foram aceitas, sob a coordenação dos professores. Todos devem ser incentivados a aderir ao Projeto e também a atuar como incentivadores e observadores de resultados da mesma. OBS: É importante guardar os registros de todas as sugestões que vão compor o mural/manual, com o fito de premiação para as turmas que as colocarem em prática.
4. Dinâmicas;
5. Músicas;
6. Jogos;
7. Dramatizações;
8. Narrações de histórias: A arte de resolver conflitos; Abrir-se, descobrir-se, amar-se; Acreditar e agir.
9. Poesias;
Comentários
Postar um comentário