19DE MARÇO DE 2012
Projeto Sala de Leitura
Ano 2012
Projeto para trabalhar na Sala de Leitura em 2012
Para desenvolver um bom trabalho é importante traçar metas dentro de objetivos, que durante o percurso nortearão aquilo que você estará fazendo, porém, o mais importante é que tudo não fique somente no papel, ou na mente, e sim, em prática.
"Sozinho se chega mais rápido, mas em equipe se chega mais longe".
O Projeto sala de leitura 2012 tem por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.
Ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como parte da própria vida.
Público alvo: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Período de execução: Ano letivo de 2012
Apresentação
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura.
Justificativa
Já muito se disse de quanto à escola tem representado, para a maioria das crianças, a única oportunidade de contato com obras literárias, uma vez que a história de leitura dos alunos revela, quando muito, opção por outros textos que não são os literários.
Oportunizar essa convivência com os livros, esse desvendamento do mundo literário constitui um dos objetivos da escola. Daí porque se pensa ser a literatura um dos componentes importantes do currículo escolar e desse projeto.
Objetivos
· Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
· Reconhecer as lições de moral que as histórias trazem;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
· Resgatar a nossa cultura e a nossa história;
· Valorizar os nossos autores e suas obras literárias;
· Ampliar o desenvolvimento da criança na produção textual;
· Integrar as atividades da sala de leitura aos projetos pedagógicos da Escola
“O livro aberto é um cérebro que fala fechado é um amigo que espera; posto de lado é um amigo que perdoa destruído é um coração que chora...” (Provérbio hindu)
Metas
- Aumentar a concentração e atenção dos alunos a cada encontro com a leitura.
- Ampliação do repertório literário dos alunos por meio da leitura e dos empréstimos de livros.
- Aumento da frequência e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;
- Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos livros e histórias prediletas, e argumentação com os colegas;
- Sensibilidade diante das singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, entre outros;
- Leitura e contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
Metodologia
Muitos recursos didáticos deverão ser disponibilizados para tornar as aulas agradáveis, prazerosas e nada cansativas ou entediantes. Para tanto será utilizado: fantoches de panos ou sacolas, data show, maquetes, teatro de sombras, livro seriado, fantoche de palitos, micro system ou aparelho de som, jornais, revistas, gibis, etc.
Ao término das atividades na Sala de Leitura, será organizado um espaço para a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos para que sejam apreciados por todos os funcionários da escola, valorizando assim, o trabalho, a participação e o empenho de todos na realização do Projeto.
Cronograma
Público alvo: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Período de execução: Este projeto será constante na Sala de Leitura, perdurando por todo o ano letivo de 2012.
Avaliação
A avaliação será realizada a partir da observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Referencial bibliográfico
FONTE, Patrícia Lopes Da. Projeto Sala de Leitura.Projetos Pedagógicos Dinâmicos.
CAGNETTI, Suely de Souza. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1986
XAVIER, Marcelo. Asa de Papel. Belo Horizonte: Formato, 1993.
Propostas sala de leitura
• Leitura e reescrita dos livros literários;
• Dramatização;
• Declamar poesias;
• Maquete;
• Filmes;
• Criação de músicas e paródias baseadas nos livros literários;
• Ilustração e criação de cartazes;
• Análise crítica dos livros;
• Recriação da história;
• Criar um dicionário maluco utilizando palavras de livros diversificados;
• Criar um jornal mural ou jornal falado a partir de um livro trabalhado;
• Preencher o painel com sugestões e sinopses dos livros;
• Promover debates sobre os livros;
• Concurso de contadores de história;
• Campanha anual de doação de livros.
*O planejamento de cada proposta varia de acordo com a turma: faixa etária, interesse, conteúdos trabalhados em sala e etc.
Normas
• Orientar a dinâmica que será trabalhada;
• Registrar a frequência.
• Trabalhar as normas da sala de leitura com os alunos;
• Observar a disposição dos livros e ao deixar a sala, os mesmos deverão estar nos lugares certos, cadeiras e mesas limpas e organizadas para a próxima turma;
• Manusear os livros com cuidado;
• Evite rasgar e estragar os livros e painéis;
• Não brincar com as almofadas;
• Cada aluno poderá usar somente uma almofada;
• Não retirar nenhum livro da sala de leitura;
• Não riscar mesas, cadeiras, paredes;
• Entrar com cuidado, falar baixo e levantar a mão, esperando a sua vez de falar;
• Realizar com empenho e capricho, as atividades propostas pela professora.
• Dramatização;
• Declamar poesias;
• Maquete;
• Filmes;
• Criação de músicas e paródias baseadas nos livros literários;
• Ilustração e criação de cartazes;
• Análise crítica dos livros;
• Recriação da história;
• Criar um dicionário maluco utilizando palavras de livros diversificados;
• Criar um jornal mural ou jornal falado a partir de um livro trabalhado;
• Preencher o painel com sugestões e sinopses dos livros;
• Promover debates sobre os livros;
• Concurso de contadores de história;
• Campanha anual de doação de livros.
*O planejamento de cada proposta varia de acordo com a turma: faixa etária, interesse, conteúdos trabalhados em sala e etc.
Normas
• Orientar a dinâmica que será trabalhada;
• Registrar a frequência.
• Trabalhar as normas da sala de leitura com os alunos;
• Observar a disposição dos livros e ao deixar a sala, os mesmos deverão estar nos lugares certos, cadeiras e mesas limpas e organizadas para a próxima turma;
• Manusear os livros com cuidado;
• Evite rasgar e estragar os livros e painéis;
• Não brincar com as almofadas;
• Cada aluno poderá usar somente uma almofada;
• Não retirar nenhum livro da sala de leitura;
• Não riscar mesas, cadeiras, paredes;
• Entrar com cuidado, falar baixo e levantar a mão, esperando a sua vez de falar;
• Realizar com empenho e capricho, as atividades propostas pela professora.
Sugestões para sala de leitura para as 4º, 5° até o 9º anos
· Aprendendo com as charges.
O objetivo dessa atividade é exercitar a leitura da charge e sua contextualização. Para seu desenvolvimento sugerem-se os seguintes passos: Selecionar uma charge atual que retrate uma situação polêmica. Pedir que os educandos verbalizem o que compreendem da charge em questão e para que procurem matérias no jornal que abordem o mesmo assunto tratado na charge. Com base nas informações extraídas das matérias, juntamente com a leitura da charge, devem-se debater os valores sociais que as charges carregam, analisando a opinião nela expressa, e posicionando-se frente a essa opinião. A partir do debate outras atividades podem ser geradas. Desde novas charges a textos produzidos por eles.
· Aprendendo literatura com o jornal e a fazer jornal com a literatura.
A partir da fábula “A cigarra e as formigas” de Esopo e as paródias “A Formiga Boa” e “A Formiga Má” de Monteiro Lobato, os alunos produzirão notícias relacionadas à morte da personagem Cigarra e a boa ação da Formiga Boa.
· Jornal falado.
Cada aluno do grupo escolhe uma notícia e faz apresentação como um noticiário de tevê ou rádio, destacando a idéia central da notícia, onde aconteceu, como e quando. Houve grupo que utilizou a criatividade e dramatizou a notícia. Outros, após apresentarem a notícia, colocam a opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, ou aspecto negativo
· Minha história é assim.
O objetivo dessa atividade é exercitar a escrita e estimular a imaginação dos alunos.
Para fazer o seu desenvolvimento é necessário selecionar vários títulos de matérias e distribuir um título para cada educando. A idéia é que cada educando crie uma narrativa tomando o título que recebeu como ponto de partida.
· Jogo das Hipóteses Fantásticas
A idéia é fazer a leitura de duas matérias, de uma retira o sujeito e de outra o predicado. A união dos elementos fornecerá a hipótese para o trabalho, e uma nova matéria surgirá da cabecinha do aluno.
1- No primeiro momento faz-se a leitura de duas notícias e de uma delas tira o sujeito.
Ex: nome da cidade, o homem, o político, o jogador, etc.
2- Da segunda notícia tira o predicado.
Ex: houve enchente, caiu na ponte, está em primeiro lugar das pesquisas, fez cinco gols...
3- A união desses elementos fornecerá a hipótese para o trabalho, primeiramente frases e depois da produção de texto, pode ser feita individualmente ou em dupla.
Ex: nome da cidade, o homem, o político, o jogador, etc.
2- Da segunda notícia tira o predicado.
Ex: houve enchente, caiu na ponte, está em primeiro lugar das pesquisas, fez cinco gols...
3- A união desses elementos fornecerá a hipótese para o trabalho, primeiramente frases e depois da produção de texto, pode ser feita individualmente ou em dupla.
- Rompendo fronteiras com cartas: “Letras aventureiras”. Sugestão de aula. Site Portal do Professor.
- Leitura de obras literárias de grandes autores. Site:http://www.dominiopublico.com.br
- ANEXO 2 - Educação Infantil
- .ALGUMAS ATIDADES LÚDICAS DE LEITURA:
- 1 - Intervenção: Após ler a poesia “Balõezinhos” de Manuel Bandeira, crianças escrevem poesias põem dentro de bexigas e espalham pela escola.
- 2 -Sarau – Os alunos recitarão e dramatizarão as poesias da obra “ A arca de Noé”
- 3- Será apresentado um trecho de um filme que seja adaptação de uma obra literária e os alunos deverão produzir oralmente o desfecho. Esta atividade estimula o aluno a fazer antecipações sobre o enredo.
- 4-Em grupos, os alunos realizarão a leitura de um livro escolhido por eles, depois utilizando massinha construirão os personagens e deverão recontar a história para toda a classe.
- 5- Serão entregues para os alunos ilustrações de uma história, que estarão embaralhadas, em grupos, eles deverão organizá-las na ordem que acharem a correta para a construção do enredo.Em sequencia, a professora fará a leitura para que possam constatar se acertaram .
- 6-Para os alunos que ainda não leem convencionalmente, a utilização de objetos que ilustrem o que está sendo lido é uma ótima opção.
- Esta atividade consiste na utilização de um baú maluco que conterá objetos diversos, enquanto a professora realiza a leitura o aluno deverá utilizar objetos e fazer mímicas, como se estivessem produzindo um filme de cinema mudo.
- 7-Dobra história “Meu barquinho de papel”-Entregar meia folha de A4 para cada aluno e ir contado a história do menino Joãozinho, de acordo com os fatos narrados as crianças irão dobrando o papel,até restar no final a dobradura da camiseta do Joãozinho, na qual as crianças deverão escrever quais são seus sonhos.
- 8-Roda de leitura maluca- cada aluno receberá um trecho de um conto, a professora inicia a leitura e os alunos deverão tentar continuar de acordo com a sequência que eles acreditem ser correta.
- 9.Leitura em voz alta feita pelo professor de textos dos diversos gêneros.
- 10.Roda de leitura de livros de literatura, jornais e revistas, textos científicos e instrucionais, nas quais os alunos são incitados a ler com propósitos definidos e depois a compartilhar as impressões sobre o que leram.
- 11.Empréstimo de livros para utilização fora do espaço escolar.
- 12.Manuseio de diferentes portadores de texto.
- 13.Leitura compartilhada (inclusive de textos projetados em data show).
- 14.Produção de murais com opiniões dos alunos sobre livros e sugestões de leitura..
- 15.Promover campeonatos de leitura e escrita.
- 16.Sarau e apresentações literárias.
- 17.Organização de adaptações teatrais a partir de obras que integrem seqüências didáticas referentes ao projeto “Ler e Escrever”.
- 18.Confecção, em conjunto com os alunos, de dedoches e fantoches.
- 19.Utilização de jogos de leitura (baralho literário, dominós de leitura, jogos da memória, etc.)
- 20.Contação de histórias com dobraduras.
Muito, muito bom. Obrigada.
ResponderExcluirOla estou desenvolvendo um trabalho sobre salas de leitura gostei muito do seu projeto me ajudou muito.
ExcluirFico feliz de estar colaborando. Grande Abraço!
ResponderExcluirOlá, adorei o projeto.Estou iniciando na sala de leitura e gostaria de mais sugestões.
ExcluirO meu email é graci_ciane@hotmail.com
ExcluirMUITO BOM GOSTEI DO PROJETO,PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirGostei muito de seu projeto, adaptarei para as minhas oficinas de literaturas do CRAS onde trabalho.
ResponderExcluirAmei o projeto.Já trabalhei em sala de leitura,gostaria de recebes sugestões em meu email e também participar do projeto.
ResponderExcluiremail:rosa.tiarosa.almeida@gmail.com
Obrigada
olá!Achei muito interessante seu projeto de sala de leitura.trabalho mais ou menos desse jeito e gostei de seu planejamento,Abraços
ResponderExcluirAmei o projeto vou trabalhar em cima dele, parabens
ResponderExcluirAdorei as dicas. Estou lecionando pela primeira vez na sala de Leitura, c certeza essas dicas vão me ajudar!
ResponderExcluirAdorei as dicas. Estou lecionando na sala de leitura. Poderia me enviar mais sugestões? sandra.alvescosta@yahoo.com.br
ResponderExcluirMuito, interessante o projeto.Parabéns!
ResponderExcluirAdorei seu projeto gostaria de receber mais dicas como trabalhar com os alunos na sala de leitura. Bjs
ResponderExcluirAdorei! Gostaria de receber no meu Ismail mas dicas como trabalhar na sala de leitura. E-mail : concymalcher@gmail.com
ResponderExcluirMuito bom,estou iniciando agora em 2017,trabalhar em sala de leitura gosto de inovar,e quero receber mais informações no meu email.é possível? segue meu email. mfranciscaprofessora@gmail.com
ResponderExcluirAdorei o projeto, começarei a trabalhar n sala de leitura e gostaria de receber mais dicas. Segue meu e-mail: ze_claro@hotmail.com
ResponderExcluirAdorei seu projeto. Trabalho numa escola de ensino medio e vou procurar adaptar sua experiência com a minha realidade. Parabéns!
ResponderExcluirMuito Bom... Li gostei...pela experiencia.....gostaria de continuar a apreciar ,recebendosuas dicas.... Abçs
ResponderExcluirMuito bom! Li, gostei e estou adaptando-o para a minha escola. Obrigada. Abraços.
ResponderExcluirNós da escola particular zona norte nos ajuda demais por aqui, parabens!
ResponderExcluirmuito bom..vou aproveitar as dicas..
ResponderExcluirOi bom dia gostaria de receber sugestões para trabalhar com os alunos na Sala de leitura. Você está de parabéns 😍
ResponderExcluirMeu email é rosangelavaladao22@gmail.com
ResponderExcluirTbm estou iniciando na sala de leitura, um novo desafio para mim, gostaria tbm de receber dicas e ideias se assim for possível tatielli.lino@yahoo.com
ResponderExcluirMuito bom o projeto...gostaria de receber sugestões...pois estou trabalhando na sala de leitura...meu email paulomaria902@gmail.com
ResponderExcluirAmei o seu projeto!!
ResponderExcluirTambém estou na sala de leitura com o Ensino Fundamental II e se for possível poderia me enviar sugestões?
Agradeço muito.
Meu email fernandafarinelli@prof.educacao.sp.gov.br