09 DE ABRIL DE 2012
AULA DE ENSINO RELIGIOSO:
MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ALGUNS DE SEUS SÍMBOLOS.
AULA DE ENSINO RELIGIOSO:
MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS E ALGUNS DE SEUS SÍMBOLOS.

A RODA DA LEI:

É um dos símbolos do Judaísmo, estampada no centro da bandeira de Israel. A estrela de Davi tem seis pontas; formada por dois triângulos entrelaçados. Os dois triângulos também simbolizam o equilíbrio do universo. Este é o principal símbolo do Judaísmo e do Estado de Israel, os triângulos representam o entrelaçamento do sol, fogo e energia masculina com a lua, água e energia feminina.
CRUZ:O cristianismo tem a cruz como um dos principais símbolos, lembrando a morte de Jesus para salvar a humanidade. A cruz vazia simboliza a ressurreição e a ascensão de Jesus. A cruz com o Cristo crucificado pode simbolizar que Jesus morreu crucificado para salvar o homem, dando sua vida por amor a todos.
LUA CRESCENTE:
OM: É o símbolo mais importante para o Hinduísmo. É o som primordial, o som criador a partir do qual Deus se manifesta. O OM é a reunião de todos os sons. O som OM pode representar a trindade dos deuses da criação (Brhama, Vishnu e Shiva). Crê-se que esta sílaba sagrada seja a “semente” de todos os mantras (palavras ou sons poderosos e divinos). O som A-U-M seria o único eterno, em que o passado, o presente e o futuro coexistem.

IBEJIS: Cultuados nos cultos afro-descendentes, os ibejis são divindades gêmeas, crianças, algumas vezes representados como feminino e masculino. Protegem quem perdeu um irmão gêmeo ao nascer.
Representa a dualidade, polaridades, os contrários, tudo o que inicia desde a nascente do rio, plantas em brotos.São brincalhões, teimosos, sorridentes, possessivos. Características de seus filhos que não gostam de burocracia, mas apreciam práticas esportivas.Seu dia é 27 de setembro, o mesmo de Cosme e Damião. Conta o mito que Iansã e Xangô tiveram dois filhos gêmeos, houve quando eles ainda eram crianças uma epidemia e um deles morreu. Iansã, amiga dos Oguns – pediu ajuda. Esculpiu um boneco de madeira igual ao filho que havia falecido, enfeitou, vestiu e colocou no lugar de honra da casa. Todos os dias ela colocava oferendas aos seus pés e conversava com a imagem como se fosse seu filho e estivesse vivo. Comovidos os orixás fizeram a estátua de Iansã viver.
TAMBOR XAMÂNICO:

SHIVA:

Comentários
Postar um comentário