Pular para o conteúdo principal

Projeto Alimentação Saudável


24 de maio de 2012

Projeto Alimentação: O Sanduíche da Maricota.
* Objetivo:
  •  Reconhecer a importância de uma alimentação de qualidade.
  • Conscientizar as crianças de que não devemos desperdiçar os alimentos. 

  Linguagem Oral e Escrita:
  •  Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa. 
  • Recontar histórias conhecidas aproximando-se das características da história original no  que refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
  • Participar de situações em que “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional.
  • Utilizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
  • Escrever o próprio nome em situações em que isso é necessário.

 
*Atividades:
  •   Conversa informal sobre alimentos saudáveis e não saudáveis;
  •   Contar e recontar a história: O sanduíche da Maricota;
  •   Construir lista dos alimentos saudáveis
  • Bingo das letras do alfabeto.
  • Jogo da memória das palavras correspondentes aos alimentos da lista já realizada.
  • Escrita espontânea dos alimentos que compõem o sanduíche da Maricota.
  •  Caça palavras dos alimentos saudáveis.
  • Cruzadinha dos alimentos do sanduíche da Maricota.

*Linguagem matemática:
  •  Utilizar a contagem oral, noções de quantidade, de tempo e de espaço. 
  •  Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
  • Resolver situações-problema, utilizando o raciocínio lógico-matemático;
  • Agrupar e fazer a contagem dos elementos de diferentes formas.
  •  Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais.
*Atividade:
  •  Brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem: “a galinha do vizinho bota ovo amarelinho”; “um, dois feijão com arroz;
  •  Contagem os personagens da história: O sanduíche da Maricota para que as crianças aprendam a distinguir o que já contaram do que ainda não contaram e a não contar duas (ou mais) vezes o mesmo objeto;
  • Contar a quantidade de alimentos saudáveis listados pelos alunos e fixados no cartaz da classe.
  • Contagem diária do número de alunos presentes: Meninos e meninas bem como o total.
  •  Propor brincadeiras e jogos em que as crianças possam estar contando e estabelecendo a correspondência da quantidade ao número.
*Linguagem plástica e visual
  • Manipular e explorar materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas,carvão, carimbo, etc.
  • Cuidar do próprio corpo e dos colegas no contato com os suportes e materiais de artes;
  • Observar e identificar imagens diversas.
  • Conhecer a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura,etc.
*Atividades:
§  Ilustrar a história: O sanduíche da Maricota, utilizando materiais diversos; giz de cera; pincel e aquarela, carvão, etc.
§  Modelar os alimentos saudáveis que foram colados na lista produzida pelos alunos.
§  Recortar alimentos saudáveis de revistas e livros para ilustrar a lista de alimentos saudáveis, ou preparar o mural dos alimentos saudáveis e não saudáveis.


*Música e Movimento:
  • Aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajuste de suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações, controlando gradualmente o próprio movimento;
  • Coordenar o movimento e o equilíbrio em ações individuais ou em situações de interação. 
  • Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções.
  • Conhecer as obras ouvidas e seus compositores para iniciar conhecimentos sobre a produção musical.



*Atividades:
  • Representação de experiências observadas e vividas por meio do movimento: derreter como sorvete, flutuar como um floco de algodão, balançar como as folhas de uma árvore, correr como um rio, voar como uma gaivota, cair como um raio...
  • Brincadeiras de roda e cirandas, danças,  possibilitando realizarem movimentos de diferentes qualidades expressivas e rítmicas. As crianças terão oportunidade de perceberem seus ritmos, ritmos comuns além do caráter socializador dessas atividades.
  • Brincadeiras que envolvam lateralidade:
  •  Desmontar e montar partes de um boneco;
  •  Cruzar instruções: mão direita na orelha e a esquerda na cintura, calcanhar esquerdo no joelho direito;
  •  Amarelinha: pular com o pé direito na ida e o esquerdo na volta, alternar um pulo com um pé e com os dois pés, alternar dois pulos com o pé esquerdo e dois com o direito, de acordo com a posição da casa, pular com o pé direito ou esquerdo.
  •  Campo minado: construir um caminho com papel pardo ou jornal, dividido, como num jogo de trilha gigante e colar com durex no verso do caminho estalinhos de festa junina. Utilizar um dado para que as crianças caminhem por essa trilha de acordo com a quantidade tirada no dado.
  • Ouvir, cantar e dramatizar a canção: A galinha do vizinho bota ovo amarelinho.
  • Ouvir canções de vários gêneros musicais: samba, pagode, rock, clássica, etc.

*Sociedade e Natureza:
  • Utilizar medidas básicas de preservação da saúde.
  • Perceber a existência de regras sociais de convivência.
  • Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo.
  • Perceber e representar o corpo como instrumento de autoexpressão e comunicação.

*Atividades:
  • Conversar com as crianças sobre onde encontrar alimentos para realizar um sanduíche nutritivo e gostoso.
  • Realizar visita ao hortifruti para que as crianças observem as frutas, legumes e verduras que são saudáveis à saúde.
  • Preparar com ajuda das crianças o sanduíche da Maricota, para que cada criança possa observar como preparar e saborear.
  • Imitar usando os membros do próprio corpo, os personagens da história: o Sanduíche da Maricota.
 
NOME:____________________________________________________
DATA:______________________________________________________

1. COMPLETE  AS  PALAVRAS  DO  SANDUICHE  DA  MARICOTA.


C

P

M



A



I



A

I

C

P









2. QUANTAS  VEZES  VOCÊ  ABRIU A BOCA  PARA  DIZER  CAPIM.




 
CAPIM




1     2     3     4      5
 





3. DESENHE  O CAPIM DO SANDUICHE DA MARICOTA.
 
ALUNO:___________________________________________________ DATA:____________________________________________________

1. COMPLETE  A  PALAVRA QUIRERA  DO  SANDUICHE  DA  MARICOTA.
Q

I

E

A

U

R

R



I

E



2.COMPLETE A PALAVRA  OVO  DO SANDUICHE  DA MARICOTA.
O
V
O

V



O
  
3. QUANTAS VEZES  VOCÊ ABRIU A BOCA PARA DIZER AS PALAVRAS:




QUIRERA     


             ovo







 
   PÃO 








Algumas fotos do projeto desenvolvido pela Escola Municipal José Miranda.

Visita ao Horti Frutti da comunidade.




Comentários

  1. muito bom vou praticar a partir de amanhã com uma turma multisseriada. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. muito bom vou praticar a partir de amanhã com uma turma multisseriada. Adorei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal