15 de março de 2012.
Olá colegas!
Atendendo a pedido de professores da Educação Infantil a respeito de projeto para sala de leitura, venho sugerir o site abaixo. Vocês vão encontrar tudo que precisam para realizar um trabalho de qualidade.
<!-- BARRA NOVA ESCOLA -->
<style type='text/css'>@import "http://revistaescola.abril.com.br/barra_ne/widget_NE_bar.css%22;%3C/style>
<script src='http://revistaescola.abril.com.br/js/jquery/jquery-1-3-1.js' type='text/javascript'></script>
<script src='http://revistaescola.abril.com.br/barra_ne/widget_NE_bar.js' type='text/javascript'></script>
<!-- BARRA NOVA ESCOLA -->
<!-- BARRA NOVA ESCOLA -->
<style type='text/css'>@import "http://revistaescola.abril.com.br/barra_ne/widget_NE_bar.css%22;%3C/style>
<script src='http://revistaescola.abril.com.br/js/jquery/jquery-1-3-1.js' type='text/javascript'></script>
<script src='http://revistaescola.abril.com.br/barra_ne/widget_NE_bar.js' type='text/javascript'></script>
<!-- BARRA NOVA ESCOLA -->
<!-- BARRA NOVA ESCOLA -->
Projeto Música na Educação Infantil
Este projeto didático propõe a criação de um livro em homenagem ao compositor paulista Adoniran Barbosa. Com ele, as crianças vão se aproximar da obra e da vida do compositor e aprender músicas clássicas da cultura popular brasileira. Além disso, terão um primeiro contato com os registros gráficos musicais.
Objetivos
- Pesquisar e conhecer a vida e obra de um importante artista da cultura brasileira e paulista - Adoniran Barbosa.
- Conhecer características, situações, fatos que inspiraram a obra do artista.
- Conhecer elementos da linguagem musical: aproximação à escrita musical (notas, partituras, símbolos).
- Desenvolver a escuta musical.
- Perceber elementos sonoros e musicais: timbres de instrumentos, ritmos, formas musicais.
- Elaborar um material de referência com registros do percurso de aprendizagem dos alunos.
Conteúdos
- Musicalização.
- História e Cultura.
Anos
Pré-escola.
Tempo estimado
02 meses.
Material necessário
Lápis, canetinha, tinta, papel e cartolina. Gravador de som - computador com microfone, softwarede gravação ou equipamento de som que seja possível gravar voz e sons do ambiente. Cds ou mídia com músicas de Adoniran Barbosa interpretadas por ele. Fotos, livros de história, vídeos: materiais de referência para pesquisa.
Produto final
Livro de canções de Adoniran Barbosa.
Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva
A música é um fenômeno físico, no qual é possível senti-la através das vibrações das ondas sonoras. Por exemplo, é possível perceber o ritmo do samba, a partir do padrão de vibração das frequências graves de um surdo (instrumento musical de percussão) ou até mesmo reconhecer a pulsação e andamento da canção através de sua marcação na sua música. Nas atividades de apreciação, ajude o aluno a sentir as vibrações da música.
Desenvolvimento
1ª etapa
Conte sobre o tema do projeto: o compositor Adoniran Barbosa. Apresente o artista e converse sobre alguns aspectos significativos da sua vida e obra para nossa cultura. Pergunte quais as músicas que eles conhecem e coloque algumas canções para que escutem. "Trem das Onze" e "Samba do Arnesto" são duas composições muito conhecidas que trazem marcas muito características da sua produção musical. Nelas é possível reconhecer o enredo sobre os bairros de São Paulo e a forma caricata da pronúncia dos imigrantes italianos da década de 30.
2ª etapa
Analise com o grupo algumas características que chamam a atenção nas canções de Adoniran: pronúncias, enredo, ritmos, timbres dos instrumentos, da voz, etc. É possível utilizar gravações de músicas que o compositor interpreta em parceria com outros artistas para comparar e conhecer timbres de vozes diferentes. Por exemplo: a gravação de "Torresmo à milanesa" cantada junto com Clementina de Jesus. O timbre vocal é bastante grave e/ou a delicadeza contrastante da voz de Elis Regina em "Tiro ao alvo".
3ª etapa
Nesse momento é importante contextualizar a época em que o artista viveu e concebeu sua obra, trazendo elementos que facilitem a compreensão dos alunos de como eram as coisas no passado. Você pode apresentar discos de vinil e uma vitrola, fotos de lugares da cidade no século passado comparando com imagens atuais, pesquisar como as pessoas se vestiam etc. Estabeleça relações dos fatos históricos com o desenvolvimento da carreira do artista. Adoniran Barbosa encontrou no rádio a maneira de expressar sua obra, pois esse era o principal veículo de comunicação da época. No enredo de suas canções são retratadas também situações do dia a dia do imigrante e do trabalhador.
4ª etapa
Esse é um momento muito rico do trabalho, pois é possível contar com a preciosa participação dos familiares no projeto. Pais e avós geralmente conhecem músicas de Adoniran Barbosa e muitos se identificam com algumas situações relatadas em suas composições. Sugira que enviem materiais sobre sua vida e as músicas que conhecem. Caso seja possível, receba a visita de um familiar na sala de aula. Se algum pai souber tocar um instrumento musical, peça que ele venha participar de uma aula para cantar com o grupo.
5ª etapa
Escolha algumas canções de Adoniran para ensinar ao grupo. Uma das músicas que as crianças costumam gostar muito é o "Samba do Arnesto", pois narra uma história divertida. Nela, é possível ouvir a pronúncia intencionalmente equivocada de algumas palavras e também tem um ritmo bem animado. Escute atentamente a canção incentivando as crianças a nomear e reconhecer os instrumentos tocados. Por exemplo: o cavaquinho, o pandeiro, o surdo etc. É importante dizer ao grupo que essa música tem o ritmo do samba e que, geralmente é tocado por esses instrumentos. Muitos alunos conhecem outras músicas e estilos de samba, o que pode enriquecer o aprendizado.
Numa roda de conversa, faça um exercício conjunto de compreensão sobre a letra da canção, estimulando a participação das crianças. Indague-os sobre o que entenderam do enredo. Por que o cantor fala errado algumas palavras? Lance um desafio para que cantem sozinhos sem ajuda do acompanhamento da música. Organize atividades corporais/gestuais com os temas abordados nas suas músicas. Por exemplo: com Trem das Onze é possível realizar uma brincadeira de "estátua" onde os alunos deverão formar uma fileira que será um "trem humano" e deverão se movimentar ao ritmo da música, ficando paralisados quando a música acaba. Esse tipo de brincadeira torna a experiência musical dinâmica. Todas essas atividades facilitam também a memorização das letras e melodias das canções.
6ª etapa
Todas as etapas deverão ser documentadas para que ao final sua turma possa criar um livro com os materiais registrados por eles. Além de documentar o processo de aprendizagem, os registros ajudam o aluno a compartilhar e refletir sobre suas produções e conhecimentos. Veja alguns tipos possíveis de registro:
- Registros gráficos musicais: As crianças podem criar imagens, símbolos hipotéticos para representar a notação de um som, um ritmo ou ate´ uma música completa (exemplo de registro das crianças)
- Desenho do enredo das canções: Ilustrar o tema das canções ou situações da sua vida. Por exemplo: a estação ferroviária do Jaçanã~, o trem e os passageiros.
- Escrita coletiva da biografia do artista: Com você como escriba, peça que elaborem coletivamente um texto sobre as informações pesquisadas da vida e obra de Adoniran.
- Registros sonoros: gravação das músicas, programa de rádio com vinhetas e sonorizações.
7ª etapa
Para elaboração e diagramação do Livro de Canções, organize todos os materiais gráficos e de áudio registrados durante o processo de realização do projeto. Você pode criar um livro coletivo acompanhado de um CD com músicas, textos e ilustrações produzidas e interpretadas pelas crianças.
No livro, você pode estabelecer diferentes seções, para organizar as informações:
a) Partituras musicais: desenhos e notações referentes às músicas e sons. Você também poderá colocar algumas partituras com a escrita musical usual como aproximação e referência dos símbolos utilizados na linguagem musical.
b) Letras das músicas com ilustrações: desenhos dos alunos sobre os temas cantados em suas canções.
c) Biografia do artista: textos e ilustrações produzidos pelo grupo sobre sua vida
d) Índice do CD: numeração e conteúdos das faixas, juntamente com os créditos dos alunos e grupos que interpretaram as músicas e locuções.
e) Créditos finais: seção onde deverá ser mencionado as fontes de consulta de pesquisa, das imagens, dos livros, das partituras, das músicas, do CDs utilizados para que o leitor possa também fazer sua consulta pessoal aos materiais originais.
8ª etapa
Lançamento do livro e do CD. Organize uma seção de cantoria para a comunidade escolar (pais, crianças, professores e funcionários) para compartilhar o trabalho.
Avaliação
A avaliação do projeto poderá ser pautada por:
- Participação e envolvimento da criança no trabalho.
- Observação dos registros realizados:
Hipóteses que criaram para desenhar os sons e as músicas
Desenhos dos enredos das canções, situações de sua vida e da cidade
- Apropriação das músicas e da história de Adoniran:
Cantam as músicas?
Comentam sobre timbres, instrumentos musicais e ritmo?
Relatam diferentes momentos de sua história e da cidade de SP?
- Conversas sobre o trabalho com as crianças.
- Pesquisar e conhecer a vida e obra de um importante artista da cultura brasileira e paulista - Adoniran Barbosa.
- Conhecer características, situações, fatos que inspiraram a obra do artista.
- Conhecer elementos da linguagem musical: aproximação à escrita musical (notas, partituras, símbolos).
- Desenvolver a escuta musical.
- Perceber elementos sonoros e musicais: timbres de instrumentos, ritmos, formas musicais.
- Elaborar um material de referência com registros do percurso de aprendizagem dos alunos.
Conteúdos
- Musicalização.
- História e Cultura.
Anos
Pré-escola.
Tempo estimado
02 meses.
Material necessário
Lápis, canetinha, tinta, papel e cartolina. Gravador de som - computador com microfone, softwarede gravação ou equipamento de som que seja possível gravar voz e sons do ambiente. Cds ou mídia com músicas de Adoniran Barbosa interpretadas por ele. Fotos, livros de história, vídeos: materiais de referência para pesquisa.
Produto final
Livro de canções de Adoniran Barbosa.
Flexibilização
Para alunos com deficiência auditiva
A música é um fenômeno físico, no qual é possível senti-la através das vibrações das ondas sonoras. Por exemplo, é possível perceber o ritmo do samba, a partir do padrão de vibração das frequências graves de um surdo (instrumento musical de percussão) ou até mesmo reconhecer a pulsação e andamento da canção através de sua marcação na sua música. Nas atividades de apreciação, ajude o aluno a sentir as vibrações da música.
Desenvolvimento
1ª etapa
Conte sobre o tema do projeto: o compositor Adoniran Barbosa. Apresente o artista e converse sobre alguns aspectos significativos da sua vida e obra para nossa cultura. Pergunte quais as músicas que eles conhecem e coloque algumas canções para que escutem. "Trem das Onze" e "Samba do Arnesto" são duas composições muito conhecidas que trazem marcas muito características da sua produção musical. Nelas é possível reconhecer o enredo sobre os bairros de São Paulo e a forma caricata da pronúncia dos imigrantes italianos da década de 30.
2ª etapa
Analise com o grupo algumas características que chamam a atenção nas canções de Adoniran: pronúncias, enredo, ritmos, timbres dos instrumentos, da voz, etc. É possível utilizar gravações de músicas que o compositor interpreta em parceria com outros artistas para comparar e conhecer timbres de vozes diferentes. Por exemplo: a gravação de "Torresmo à milanesa" cantada junto com Clementina de Jesus. O timbre vocal é bastante grave e/ou a delicadeza contrastante da voz de Elis Regina em "Tiro ao alvo".
3ª etapa
Nesse momento é importante contextualizar a época em que o artista viveu e concebeu sua obra, trazendo elementos que facilitem a compreensão dos alunos de como eram as coisas no passado. Você pode apresentar discos de vinil e uma vitrola, fotos de lugares da cidade no século passado comparando com imagens atuais, pesquisar como as pessoas se vestiam etc. Estabeleça relações dos fatos históricos com o desenvolvimento da carreira do artista. Adoniran Barbosa encontrou no rádio a maneira de expressar sua obra, pois esse era o principal veículo de comunicação da época. No enredo de suas canções são retratadas também situações do dia a dia do imigrante e do trabalhador.
4ª etapa
Esse é um momento muito rico do trabalho, pois é possível contar com a preciosa participação dos familiares no projeto. Pais e avós geralmente conhecem músicas de Adoniran Barbosa e muitos se identificam com algumas situações relatadas em suas composições. Sugira que enviem materiais sobre sua vida e as músicas que conhecem. Caso seja possível, receba a visita de um familiar na sala de aula. Se algum pai souber tocar um instrumento musical, peça que ele venha participar de uma aula para cantar com o grupo.
5ª etapa
Escolha algumas canções de Adoniran para ensinar ao grupo. Uma das músicas que as crianças costumam gostar muito é o "Samba do Arnesto", pois narra uma história divertida. Nela, é possível ouvir a pronúncia intencionalmente equivocada de algumas palavras e também tem um ritmo bem animado. Escute atentamente a canção incentivando as crianças a nomear e reconhecer os instrumentos tocados. Por exemplo: o cavaquinho, o pandeiro, o surdo etc. É importante dizer ao grupo que essa música tem o ritmo do samba e que, geralmente é tocado por esses instrumentos. Muitos alunos conhecem outras músicas e estilos de samba, o que pode enriquecer o aprendizado.
Numa roda de conversa, faça um exercício conjunto de compreensão sobre a letra da canção, estimulando a participação das crianças. Indague-os sobre o que entenderam do enredo. Por que o cantor fala errado algumas palavras? Lance um desafio para que cantem sozinhos sem ajuda do acompanhamento da música. Organize atividades corporais/gestuais com os temas abordados nas suas músicas. Por exemplo: com Trem das Onze é possível realizar uma brincadeira de "estátua" onde os alunos deverão formar uma fileira que será um "trem humano" e deverão se movimentar ao ritmo da música, ficando paralisados quando a música acaba. Esse tipo de brincadeira torna a experiência musical dinâmica. Todas essas atividades facilitam também a memorização das letras e melodias das canções.
6ª etapa
Todas as etapas deverão ser documentadas para que ao final sua turma possa criar um livro com os materiais registrados por eles. Além de documentar o processo de aprendizagem, os registros ajudam o aluno a compartilhar e refletir sobre suas produções e conhecimentos. Veja alguns tipos possíveis de registro:
- Registros gráficos musicais: As crianças podem criar imagens, símbolos hipotéticos para representar a notação de um som, um ritmo ou ate´ uma música completa (exemplo de registro das crianças)
- Desenho do enredo das canções: Ilustrar o tema das canções ou situações da sua vida. Por exemplo: a estação ferroviária do Jaçanã~, o trem e os passageiros.
- Escrita coletiva da biografia do artista: Com você como escriba, peça que elaborem coletivamente um texto sobre as informações pesquisadas da vida e obra de Adoniran.
- Registros sonoros: gravação das músicas, programa de rádio com vinhetas e sonorizações.
7ª etapa
Para elaboração e diagramação do Livro de Canções, organize todos os materiais gráficos e de áudio registrados durante o processo de realização do projeto. Você pode criar um livro coletivo acompanhado de um CD com músicas, textos e ilustrações produzidas e interpretadas pelas crianças.
No livro, você pode estabelecer diferentes seções, para organizar as informações:
a) Partituras musicais: desenhos e notações referentes às músicas e sons. Você também poderá colocar algumas partituras com a escrita musical usual como aproximação e referência dos símbolos utilizados na linguagem musical.
b) Letras das músicas com ilustrações: desenhos dos alunos sobre os temas cantados em suas canções.
c) Biografia do artista: textos e ilustrações produzidos pelo grupo sobre sua vida
d) Índice do CD: numeração e conteúdos das faixas, juntamente com os créditos dos alunos e grupos que interpretaram as músicas e locuções.
e) Créditos finais: seção onde deverá ser mencionado as fontes de consulta de pesquisa, das imagens, dos livros, das partituras, das músicas, do CDs utilizados para que o leitor possa também fazer sua consulta pessoal aos materiais originais.
8ª etapa
Lançamento do livro e do CD. Organize uma seção de cantoria para a comunidade escolar (pais, crianças, professores e funcionários) para compartilhar o trabalho.
Avaliação
A avaliação do projeto poderá ser pautada por:
- Participação e envolvimento da criança no trabalho.
- Observação dos registros realizados:
Hipóteses que criaram para desenhar os sons e as músicas
Desenhos dos enredos das canções, situações de sua vida e da cidade
- Apropriação das músicas e da história de Adoniran:
Cantam as músicas?
Comentam sobre timbres, instrumentos musicais e ritmo?
Relatam diferentes momentos de sua história e da cidade de SP?
- Conversas sobre o trabalho com as crianças.
Comentários
Postar um comentário