Pular para o conteúdo principal

O Desenho Infantil

15-03-2012

Olá professores da Educação Infantil, encontrei este artigo em minhas pesquisas pela net. Leiam e depois avaliem esta preciosidade. 
Escrito por Profª Mara Pedra - Coordenadora de Educação Infantil   
Crianças da Educação Infantil adoram desenhar. Com certeza o desenho é uma das formas de expressar o que sentem, como pensam (momento cognitivo).
De acordo com Piaget, o grafismo passa por momentos distintos:
  • Realismo fortuito – É um jogo puro de exercício motor. São as garatujas que são, na verdade, exercícios motores
  • Realismo gorado – A criança começa a fechar a célula. Há o início da relação forma- objeto. Os desenhos nessa etapa são justapostos.
  • Realismo intelectual – A criança já desenha cenas completas. Nessa fase a criança desenha aquilo que sabe que existe no desenho a ser representado (período de preparação ).
  • Realismo visual – A criança desenha cenas completas. Nessa fase se preocupa com as proporções e as distâncias.
     Na escola tradicional as crianças devem copiar modelos, já que preconizam que se precisam treinar habilidades para a criança cada vez mais desenhar imagens próximas à realidade.

     Uma proposta de escola mais renovada defende que as crianças não precisam de orientação, já que a produção infantil é uma forma de entender o desenvolvimento psicológico da criança. Assim, valoriza-se o desenho espontâneo da criança, no qual o professor não pode intervir, bastando apenas criar condições adequadas para cada um se expressar. Com certeza, os legados da escola renovada foram essenciais para quebrar com a cópia simples.

     Apesar desses ganhos, constatou-se que muitos alunos paravam de desenhar por falta de estímulo. O ponto de equilíbrio veio com a escola contemporânea (construtivista). Essa corrente a qual acreditamos, argumenta que não se deve descartar o processo interno da criança, mas é essencial aliar esses processos cognitivos (fase do desenho) a uma intervenção pedagógica que promova mudanças nas produções da criança. Portanto, devem ser planejadas situações de aprendizagem que provoquem transformações no âmbito também do desenho. Cabe ressaltar que quando nos referimos a situações de aprendizagem, estas são um conjunto de situações / tarefas estruturadas e encadeadas para a resolução de um problema. Portanto, o professor deve povoar a mente dos alunos com imagens mentais. (sejam elas obras de artistas, fotos, observações direta de materiais, diversificação de movimentos corporais etc.).

     Com objetivo de oferecer objetos culturais interessantes, quebrando os modelos pré-estabelecidos, a Educação Infantil do Centro Educacional Nova Luz / Jardim Escola Pequeno Torcedor priorizou a releitura de obras de arte. Iniciamos com um grande artista chamado Alfredo Volpi, já que sua obra chama muito a atenção das crianças da Educação Infantil, devido às bandeirinhas.





   

    
.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal