Pular para o conteúdo principal

PROJETO SALA DE LEITURA

 19DE MARÇO DE 2012
    Projeto Sala de Leitura
                Ano 2012
Projeto para trabalhar na Sala de Leitura em 2012
Para desenvolver um bom trabalho é importante traçar metas dentro de objetivos, que durante o percurso nortearão aquilo que você estará fazendo, porém, o mais importante é que tudo não fique somente no papel, ou na mente, e sim, em prática.
 "Sozinho se chega mais rápido, mas em equipe se chega mais longe".
 O Projeto sala de leitura 2012 tem por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdos.
Ao contar histórias estamos estimulando a criança à leitura como algo indispensável e natural em sua vida. A história infantil é alimento da imaginação, desperta o pensamento e amplia na criança sua compreensão de mundo, auxiliando-a na resolução de conflitos internos, já que ela incorpora o texto literário como parte da própria vida.
Público alvo: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Período de execução: Ano letivo de 2012
Apresentação
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.
Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação frequente em situações diversas de conto e leitura.
Justificativa
Já muito se disse de quanto à escola tem representado, para a maioria das crianças, a única oportunidade de contato com obras literárias, uma vez que a história de leitura dos alunos revela, quando muito, opção por outros textos que não são os literários.
Oportunizar essa convivência com os livros, esse desvendamento do mundo literário constitui um dos objetivos da escola. Daí porque se pensa ser a literatura um dos componentes importantes do currículo escolar e desse projeto.
Objetivos
· Despertar o gosto pela leitura e o hábito de ler;
· Reconhecer as lições de moral que as histórias trazem;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade;
· Resgatar a nossa cultura e a nossa história;
· Valorizar os nossos autores e suas obras literárias;
· Ampliar o desenvolvimento da criança na produção textual;
· Integrar as atividades da sala de leitura aos projetos pedagógicos da Escola
“O livro aberto é um cérebro que fala fechado é um amigo que espera; posto de lado é um amigo que perdoa destruído é um coração que chora...”  (Provérbio hindu)
Metas
- Aumentar a concentração e atenção dos alunos a cada encontro com a leitura.
- Ampliação do repertório literário dos alunos por meio da leitura e dos empréstimos de livros.
- Aumento da frequência e diversidade do repertório de histórias indicadas como suas favoritas;
- Elaboração de pensamentos crítico em relação às histórias contadas, para eleição dos livros e histórias prediletas, e argumentação com os colegas;
- Sensibilidade diante das singularidades de cada livro, como autores, ilustradores e gêneros literários, entre outros;
- Leitura e contação de histórias, a partir da observação das imagens e da lembrança do que haviam escutado acompanhados pelos colegas ou sozinhos;
Metodologia
Muitos recursos didáticos deverão ser disponibilizados para tornar as aulas agradáveis, prazerosas e nada cansativas ou entediantes. Para tanto será utilizado: fantoches de panos ou sacolas, data show, maquetes, teatro de sombras, livro seriado, fantoche de palitos, micro system ou aparelho de som, jornais, revistas, gibis, etc.
Ao término das atividades na Sala de Leitura, será organizado um espaço para a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos para que sejam apreciados por todos os funcionários da escola, valorizando assim, o trabalho, a participação e o empenho de todos na realização do Projeto.
Cronograma
Público alvo: Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Período de execução: Este projeto será constante na Sala de Leitura, perdurando por todo o ano letivo de 2012.
Avaliação
A avaliação será realizada a partir da observação, do interesse, participação e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Referencial bibliográfico
FONTE, Patrícia Lopes Da.  Projeto Sala de Leitura.Projetos Pedagógicos Dinâmicos.
CAGNETTI, Suely de Souza. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1986
XAVIER, Marcelo. Asa de Papel. Belo Horizonte: Formato, 1993.
Propostas sala de leitura
• Leitura e reescrita dos livros literários;
• Dramatização;
• Declamar poesias;
• Maquete;
• Filmes;
• Criação de músicas e paródias baseadas nos livros literários;
• Ilustração e criação de cartazes;
• Análise crítica dos livros;
• Recriação da história;
• Criar um dicionário maluco utilizando palavras de livros diversificados;
• Criar um jornal mural ou jornal falado a partir de um livro trabalhado;
• Preencher o painel com sugestões e sinopses dos livros;
• Promover debates sobre os livros;
• Concurso de contadores de história;
• Campanha anual de doação de livros.

*O planejamento de cada proposta varia de acordo com a turma: faixa etária, interesse, conteúdos trabalhados em sala e etc.

Normas
• Orientar a dinâmica que será trabalhada;
• Registrar a frequência.
• Trabalhar as normas da sala de leitura com os alunos;
• Observar a disposição dos livros e ao deixar a sala, os mesmos deverão estar nos lugares certos, cadeiras e mesas limpas e organizadas para a próxima turma;
• Manusear os livros com cuidado;
• Evite rasgar e estragar os livros e painéis;
• Não brincar com as almofadas;
• Cada aluno poderá usar somente uma almofada;
• Não retirar nenhum livro da sala de leitura;
• Não riscar mesas, cadeiras, paredes;
• Entrar com cuidado, falar baixo e levantar a mão, esperando a sua vez de falar;
• Realizar com empenho e capricho, as atividades propostas pela professora.
Sugestões para  sala de leitura  para as 4º, 5° até o 9º anos
·         Aprendendo com as charges.
O objetivo dessa atividade é exercitar a leitura da charge e sua contextualização. Para seu desenvolvimento sugerem-se os seguintes passos: Selecionar uma charge atual que retrate uma situação polêmica. Pedir que os educandos verbalizem o que compreendem da charge em questão e para que procurem matérias no jornal que abordem o mesmo assunto tratado na charge. Com base nas informações extraídas das matérias, juntamente com a leitura da charge, devem-se debater os valores sociais que as charges carregam, analisando a opinião nela expressa, e posicionando-se frente a essa opinião. A partir do debate outras atividades podem ser geradas. Desde novas charges a textos produzidos por eles.
·         Aprendendo literatura com o jornal e a fazer jornal com a literatura.
A partir da fábula “A cigarra e as formigas” de Esopo e as paródias “A Formiga Boa” e “A Formiga Má” de Monteiro Lobato, os alunos produzirão notícias relacionadas à morte da personagem Cigarra e a boa ação da Formiga Boa.
·         Jornal falado.  
Cada aluno do grupo escolhe uma notícia e faz apresentação  como um noticiário de tevê ou rádio, destacando a idéia central da notícia, onde aconteceu, como e quando. Houve grupo que utilizou a criatividade e dramatizou a notícia. Outros, após apresentarem a notícia, colocam a opinião pessoal, falando sobre a importância da notícia, ou aspecto negativo

·         Minha história é assim. 
O objetivo dessa atividade é exercitar a escrita e estimular a imaginação dos alunos.
Para fazer o seu desenvolvimento é necessário selecionar vários títulos de matérias e distribuir um título para cada educando. A idéia é que cada educando crie uma narrativa tomando o título que recebeu como ponto de partida.

·         Jogo das Hipóteses Fantásticas
A idéia é fazer a leitura de duas matérias, de uma retira o sujeito e de outra o predicado. A união dos elementos fornecerá a hipótese para o trabalho, e uma nova matéria surgirá da cabecinha do aluno.
1- No primeiro momento faz-se a leitura de duas notícias e de uma delas tira o sujeito.
Ex: nome da cidade, o homem, o político, o  jogador, etc.
2- Da segunda notícia tira o predicado.
Ex: houve enchente, caiu na ponte, está em primeiro lugar das pesquisas, fez cinco gols...
3- A união desses elementos fornecerá a hipótese para o trabalho, primeiramente frases e depois da produção de texto, pode ser feita individualmente ou em dupla.
  • Rompendo fronteiras com cartas: “Letras aventureiras”. Sugestão de aula. Site   Portal do Professor.
  • Leitura de obras literárias de grandes autores. Site:http://www.dominiopublico.com.br
  • ANEXO 2 -  Educação Infantil
  • .ALGUMAS ATIDADES LÚDICAS  DE LEITURA:        
  • 1 - Intervenção: Após ler a poesia “Balõezinhos” de Manuel Bandeira, crianças escrevem poesias põem dentro de bexigas e espalham pela escola.
  • 2 -Sarau – Os alunos recitarão e dramatizarão as poesias da obra “ A arca de Noé”
  • 3- Será apresentado um trecho de um filme  que seja adaptação de uma obra literária e os alunos deverão produzir oralmente o desfecho. Esta atividade estimula o aluno a fazer antecipações sobre o enredo.
  • 4-Em grupos, os alunos realizarão a leitura de um livro escolhido por eles, depois utilizando massinha construirão os personagens e deverão recontar a história para toda a classe.
  • 5- Serão entregues para os alunos ilustrações de uma história, que estarão embaralhadas, em grupos, eles deverão organizá-las na ordem que  acharem a correta para a construção do enredo.Em sequencia, a professora fará a leitura para que possam constatar se acertaram .
  • 6-Para os alunos que ainda não leem convencionalmente, a utilização de objetos que ilustrem o que está sendo lido é uma ótima opção.
  • Esta atividade consiste na utilização de um baú maluco que conterá objetos diversos, enquanto a professora realiza a leitura o aluno deverá utilizar objetos e fazer mímicas, como se estivessem produzindo um filme de cinema mudo.
  • 7-Dobra história “Meu barquinho de papel”-Entregar meia folha de A4 para cada aluno e ir contado a história do menino Joãozinho, de acordo com os fatos narrados as crianças irão dobrando o papel,até restar no final a dobradura da camiseta do Joãozinho, na qual as crianças deverão escrever quais são seus sonhos.
  • 8-Roda de leitura maluca- cada aluno receberá um trecho de um conto, a professora inicia a leitura e os alunos deverão tentar continuar de acordo com a sequência que eles acreditem ser correta.
  • 9.Leitura em voz alta feita pelo professor de textos dos diversos gêneros.
  • 10.Roda de leitura de livros de literatura, jornais e revistas, textos científicos e instrucionais, nas quais os alunos são incitados a ler com propósitos definidos e depois a compartilhar as impressões sobre o que leram.
  • 11.Empréstimo de livros para utilização fora do espaço escolar.
  • 12.Manuseio de diferentes portadores de texto.
  • 13.Leitura compartilhada (inclusive de textos projetados em data show).
  • 14.Produção de murais com opiniões dos alunos sobre livros e sugestões de leitura..
  • 15.Promover campeonatos de leitura e escrita.
  • 16.Sarau e apresentações literárias.
  • 17.Organização de adaptações teatrais a partir de obras que integrem seqüências didáticas referentes ao projeto “Ler e Escrever”.
  • 18.Confecção, em conjunto com os alunos, de dedoches e fantoches.
  • 19.Utilização de jogos de leitura (baralho literário, dominós de leitura, jogos da memória, etc.)
  • 20.Contação de histórias com dobraduras.

Comentários

  1. Respostas
    1. Ola estou desenvolvendo um trabalho sobre salas de leitura gostei muito do seu projeto me ajudou muito.

      Excluir
  2. Fico feliz de estar colaborando. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, adorei o projeto.Estou iniciando na sala de leitura e gostaria de mais sugestões.

      Excluir
    2. O meu email é graci_ciane@hotmail.com

      Excluir
  3. MUITO BOM GOSTEI DO PROJETO,PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de seu projeto, adaptarei para as minhas oficinas de literaturas do CRAS onde trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Amei o projeto.Já trabalhei em sala de leitura,gostaria de recebes sugestões em meu email e também participar do projeto.
    email:rosa.tiarosa.almeida@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. olá!Achei muito interessante seu projeto de sala de leitura.trabalho mais ou menos desse jeito e gostei de seu planejamento,Abraços

    ResponderExcluir
  7. Amei o projeto vou trabalhar em cima dele, parabens

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas. Estou lecionando pela primeira vez na sala de Leitura, c certeza essas dicas vão me ajudar!

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas. Estou lecionando na sala de leitura. Poderia me enviar mais sugestões? sandra.alvescosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito, interessante o projeto.Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu projeto gostaria de receber mais dicas como trabalhar com os alunos na sala de leitura. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Gostaria de receber no meu Ismail mas dicas como trabalhar na sala de leitura. E-mail : concymalcher@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Muito bom,estou iniciando agora em 2017,trabalhar em sala de leitura gosto de inovar,e quero receber mais informações no meu email.é possível? segue meu email. mfranciscaprofessora@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o projeto, começarei a trabalhar n sala de leitura e gostaria de receber mais dicas. Segue meu e-mail: ze_claro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu projeto. Trabalho numa escola de ensino medio e vou procurar adaptar sua experiência com a minha realidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Muito Bom... Li gostei...pela experiencia.....gostaria de continuar a apreciar ,recebendosuas dicas.... Abçs

    ResponderExcluir
  17. Muito bom! Li, gostei e estou adaptando-o para a minha escola. Obrigada. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oi bom dia gostaria de receber sugestões para trabalhar com os alunos na Sala de leitura. Você está de parabéns 😍

    ResponderExcluir
  19. Tbm estou iniciando na sala de leitura, um novo desafio para mim, gostaria tbm de receber dicas e ideias se assim for possível tatielli.lino@yahoo.com

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o projeto...gostaria de receber sugestões...pois estou trabalhando na sala de leitura...meu email paulomaria902@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Amei o seu projeto!!
    Também estou na sala de leitura com o Ensino Fundamental II e se for possível poderia me enviar sugestões?
    Agradeço muito.
    Meu email fernandafarinelli@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal