Pular para o conteúdo principal

MINI PROJETO CIRCO -EDUCAÇÃO INFANTIL


19 de março de 2012

Mini projeto Circo – Educação Infantil.
Linguagem oral e escrita
1.       Na roda de conversa: Pedir que cada criança apresente o colega, através das fichas com o nome que ele poderá pegar dentro de uma caixa ou sacola. Cada aluno deverá falar o que mais gosta de comer, onde mais gosta de passear, quantos anos tem etc. A professora diz: -Hoje tem espetáculo? As crianças respondem: -Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas,  e ainda muitos animais. A partir deste ponto, iniciar a conversar sobre o circo. Pedir às crianças que contem como ele é... o  que tem lá... porque as pessoas vão ao circo... quem trabalha no circo... Depois de uma boa conversa fazer o registro das informações. Mostrar imagens de profissionais que trabalham no circo, para serem reconhecidas pelas crianças, depois montar um mural colocando a imagem e o nome do personagem.
2.       O palhaço tem nome? Tem sim Senhor!! E você? Cada criança escreverá seu nome de diversas formas: Com o giz na lousa; no pátio com giz colorido; com caneta pilot no papel A4 ou papel pardo, etc.
3.       Fazer registro das informações dadas pelas crianças.
4.       Identificar as letras do alfabeto e circular as letras da palavra  CIRCO  OU  PALHAÇO.
5.       Identificar a 1ª e a última letra das palavras.
6.       Bater palmas para descobrir quantas vezes se abre a boca para falar PALHAÇO OU CIRCO.
7.       Ler com as crianças a letra da música de trabalho escolhida.
8.       Identificar as palavras que estão sendo trabalhadas circulando com o giz colorido.
9.       Atividades enfatizando o som das letras “I” e “O”.
10.    Escrever o texto da música de trabalho, ditada pelas crianças. ( A professora nesse momento é o escrita).
11.    Preparar atividade em que a criança irá completar com a letra “ I “e  “O”  de CIRCO ou  “P “ e  “Ç”de  PALHAÇO.
Linguagem Matemática:
1.       Fazer a relação quantidade e numeral de diversas formas. Número de meninos e meninas
2.       Quantidade de letras da palavra Palhaço e da palavra circo ou outra que a professora quiser trabalhar.
3.       Fazer pesquisa com a classe, perguntando: Quem já foi ao circo e quem nunca foi? Colher as informações e registrá-las através de gráfico.

 
4. Trabalhar cores e figuras geométricas relacionando- as:
·         Ao chapéu do palhaço, ao desenho da roupa do palhaço, ao circo, etc.
·         Noções de perto /longe, dentro /fora, curto/comprido. Largo/estreito, atrás/na frente/no meio, de um lado/ de outro, pra cima pra baixo, etc.
5. Relatar às crianças a história dos números, depois realizar a contagem das bolinhas do malabarista.
E  brincado com as mesmas, jogando para cima uma ou duas bolinhas.
ARTES
1. Se você fosse um mágico tiraria da cartola???  
2. Propor a realização de desenho através deste tema?
3. Confeccionar dobraduras de animais que vivem no circo.
4. Ilustração de história sobre o circo ou de canção sobre o mesmo.
5. Confeccionar chapéu de palhaço ou do mágico pintar as crianças.
       6. Confeccionar um cartaz explicando o que cada amigo pensa sobre circo.
Os palhacinhos Tela de Portinari.

7. Confeccionar: chapéu do palhaço e gravata.
8. Fazer maquiagem de palhaço, depois brincar de fazer palhaçadas. Em um colchão  virar cambalhotas.
9. Fazer móbile de palhaço, estimulando a coordenação motora.
Natureza e Sociedade
1.       Conversar sobre os alimentos que são vendidos no circo.
2.       Na culinária vamos estourar pipoca.
3.       Pesquisar com os pais uma piada de palhaço.
4.       Pesquisar com os familiares: Quem já foi ao circo.
5.       O que mais gostou no circo.
Música e Movimento:
1.       Na quadra, vamos brincar de espetáculo. -Com o desenho de uma linha no chão vamos brincar de equilibrar, fazendo de conta que estamos lá no alto.
2.       Usando Bambolê, todos os amigos deverão passar por dentro dele.
3.       Usando bolas da piscina de bolinhas, vamos imitar os malabaristas.
4.       Vamos ouvir músicas sobre o tema, cantar e dançar.
5.       Vamos imitar o rosto do malabarista.
6.       Vamos ouvir a música Bailarina.
7.        Fazer maquiagem de palhaço, depois brincar de fazer palhaçadas.
8.       Em um colchão virar cambalhotas.

Obs: Cada professor fará as devidas adaptações para as turmas de Pré I e Pré II

LETRAS DE MÚSICAS SOBRE CIRCO

O Circo Já Chegou
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou.
Tem muita palhaçada só pra gente ser feliz
Tem foca equilibrando a bolinha no nariz
Tem lindas bailarinas
Na pontinha dos pés
Pipoca, algodão-doce e picolé.
Malabaristas
Equilibristas
O circo já chegou
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou.
Tem mágico fazendo tudo desaparecer
Surpresas na cartola, tudo isso é pra você
Tem muitas piruetas
Palhaços de montão
Caindo de bumbum no chão.
Trapezistas
Pernas de pau
O circo já chegou
Vem brincar, que o circo já chegou
Vem sorrir, que o circo já chegou
Vem dançar, que o circo já chegou
Vamos bater palmas, porque o circo já chegou.


O Circo Eliana

Oi criançada alô, alô!
O nosso circo já chegou
Todo mundo vai brincar
Cantar, pular, se divertir
Tem elefante, tem leão
Que o domador pega com a mão
E faz até o macaco andar
De bicicleta pelo chão.

Tem trapezista pra valer
Que faz o coração bater
Parece que ele vai cair
Na hora "h" a gente ri

E tem palhaços pra fazer
Mil trapalhadas pra você
No meio deles um anão
Que apronta sempre confusão

Pirulito que bate-bate
Pirulito que já bateu
Toda vez que o circo chega
Lá vou eu

Pirulito que bate-bate
Pirulito que já bateu
Faz de conta que o circo
Agora é meu



O Circo Patati Patatá

Patati e Patata

As luzes se acendem, já vai começar
Um mundo de magia pra você sonhar
É muita fantasia, é pura diversão
O circo Patati Patatá

As luzes se acendem, já vai começar
Um mundo de magia pra você sonhar
Prepare seu sorriso, prepare a emoção
E abra o seu coração.

Com Patati vamos sorrir
Com Patatá vamos brincar
Vem que a vida é feita pra curtir
Vem que a vida é feita pra sonhar

Com Patati vamos sorrir
Com Patatá vamos brincar
Liberte a criança, que existe em você
Criança é alegria de viver.

Origem dos números
Nos primeiros tempos, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso... Para controlar o rebanho e ter certeza de que nenhuma ovelha havia fugido ou sido devorada por algum animal selvagem, usavam pedras. Cada ovelha que saía para pastar correspondia a uma pedra. O pastor colocava todas as pedras em um saquinho. No fim do dia, à medida que as ovelhas entravam no cercado, ele ia retirando as pedras. Que susto levaria se após todas as ovelhas estarem no cercado, sobrasse alguma pedra!  Daí decorre a palavra Cálculo, que em latim quer dizer “contas com pedras”.Daí decorre a palavra Cálculo, que em latim quer dizer “contas com pedras”.    E, assim contando objetos com outros objetos o homem começou a construir o conceito de número. Nosso corpo teve papel importantíssimo nesse processo. Pois se passou a relacionar a ideia de contagem com os dedos da mão: cinco dedos, cinco peixes, cinco bastões, cinco animais, e assim por diante.   



BOM TRABALHO


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PROJETO TRÂNSITO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Fonte:http://www.google.com.br/search? Apresentação: O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Lei n.9.503, de 23 de setembro de 1997, que passou a vigorar a partir de 22 de janeiro de 1998, é considerado como um dos códigos mais avançados do mundo, pois trouxe consigo muitas inovações. Uma das mais significativas é que, pela primeira vez, o código traz um capítulo exclusivo à educação, determinando, entre outros aspectos, a educação para o trânsito. Por isso este projeto pretende oferecer aos professores da pré-escola a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum; mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.                                                       Fonte: http://www.google.com.br/search ? Objetivos: Considerar as capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança, garantindo um ambiente saudável e prazeroso à prática de experiências educa

PROJETO MEIOS DE COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO INFANTIL

JUSTIFICATIVA :   Desde a mais tenra idade, necessitamos nos comunicar . Sendo assim ao longo do nosso desenvolvimento tentamos estabelecer, com o meio que nos rodeia, alguns sinais que depois vão se tornando mais elaborados. O ser humano além de aprender diversas maneiras de facilitar a compreensão da fala e da escrita, criou através dos tempos objetos que nos ajudam no dia a dia. Hoje podemos, em tempo real, passarmos informações para qualquer parte do mundo sem nos deslocarmos do lugar em que estamos. E a esse conjunto de objetos que conhecemos damos o nome de meios de comunicação (jornal, TV, rádio, internet, telefone, carta, revista, livros). Linguagem Oral e Escrita: Atividades: Comparação dos nomes dos meios de comunicação. “Qual deles começa igual?” Identificação   da primeira e última letras; Conversa informal sobre a importância dos meios de comunicação social; Participação em atividades de comunicação, que exijam diferentes graus de formalid

PROJETO: TARSILA DO AMARAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO TARSILA DO AMARAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL   JUSTIFICATIVA: O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-os a observarem, despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e ideias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos. O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica, com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos. OBJETIVOS: ·          Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral. ·          Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detal